A produção anual de plástico está a rondar anualmente 380 milhões de toneladas, quando apenas 9% do plástico produzido até agora foi reciclado. É essa a preocupação destacada no slogan "Planeta versus Plástico" escolhido para a edição de 2024 do Dia da Terra.

O tema pretende apontar para a responsabilidade de todos de salvaguardar o ambiente e o futuro, através do compromisso de acabar com os plásticos para bem da saúde humana e planetária.

O objetivo da organização EARTHDAY, responsável por mobilizar oficialmente a sociedade civil para a data, é conseguir reduzir em 60% a produção de todos os plásticos até 2040, com vista à construção de um futuro sem plásticos para as próximas gerações.

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Para esta segunda-feira, 22 de abril, há milhares de ações relacionadas com a data em todo mundo, e Portugal não é exceção. No menu “Stories & Events” no site www.earthday.org pode encontrar algumas delas, escolhendo a opção “Find na event near you”.

Se precisar de inspiração para “ganhar coragem”, é só espreitar alguns registos do planeta tirados a partir da ISS, que oferece uma vista privilegiada da Terra, sobretudo da sua cúpula panorâmica, pelos astronautas. São bons exemplos o francês Thomas Pesquet ou mais recentemente, o japonês Koichi Wakata, que tem nomeadamente uma imagem digna de destaque.

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Tem também as imagens tiradas pelos satélites e que fazem os álbuns do Earth Observatory.

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E o que pode fazer hoje e sempre pelo planeta? Enquanto os líderes políticos avançam com medidas para reduzir as emissões de carbono a nível global, a Rede Dia da Terra sugere algumas ideias.

A começar pelo “tradicional” plantar uma árvore – neste caso o convite é para participar na campanha de reflorestamento da organização, como arma poderosa alternativa contra a desertificação do planeta. É nesse sentido que o The Canopy Project já plantou dezenas de milhões de árvores.

Pode igualmente participar em centenas de iniciativas de limpeza e juntar-se a (ou organizar) outras pessoas para recolher lixo, plásticos e resíduos humanos de espaços naturais ou por exemplo consumir moda sustentável, que garante uma cadeia de fornecimento ecológica e socialmente responsável, por oposição à fast fashion, que faz da indústria da moda uma das mais poluentes do mundo.