Problemas na rede ou no próprio router podem afetar a velocidade com que descarrega páginas e ficheiros, nas também a rapidez com que consegue enviar dados para serviços na Cloud, e muitas vezes os utilizadores acabam por nem dar conta da demora adicional.

Mas há várias formas de medir se a velocidade que contratou junto do seu operador é a que está efetivamente disponível, e a ANACOM tem uma ferramenta preparada para isso mesmo, o Net.mede. Esta é de acesso grátis e serve também para o regulador aferir a evolução da taxa de cumprimento dos compromissos dos operadores nesta área. 

O principal defeito é a exigência da utilização do Java, o que pode gerar dificuldades adicionais, sobretudo para quem usa o Chrome, mas há outras alternativas online que o TeK já referiu.

Por enquanto o Net.mede faz apenas a avaliação do desempenho nos computadores pessoais, mas está prometido o suporte a smartphones e tablets. E pode ainda aproveitar para medir se o seu operador faz traffic shaping, restringindo a velocidade de algumas aplicações, nomeadamente BitTorrents e Flash Video.