A pensar nesta tendência uma startup do Porto criou o Running Photos, um site que já conta com mais de 150 mil fotografias de eventos de atletismo, desde provas de cinco quilómetros a maratonas, em estrada ou trails, em ambientes urbanos ou rurais.

Para aceder a todas as fotografias onde aparece, basta apenas escolher a corrida e inserir o número do dorsal que lhe foi atribuído. Também há a possibilidade de seguir o link personalizado diretamente na tabela de resultados de cada prova.

Gostando de alguma ou mais fotos pode adicioná-las ao carrinho de compras e finalizar a encomenda com o respetivo pagamento com cartão de crédito, Paypal ou Multibanco. As fotografias adquiridas são depois enviadas por email para o endereço indicado na compra, sem qualquer marca de água e em formato jpeg.

A ideia de criar o Running Photos foi de Vasco Vinhas, quando em 2014 completou a sua primeira maratona e percebeu que tinha de pagar 60 euros por cada uma das suas fotografias. Em fevereiro de 2016 fundava com dois mais dois amigos a plataforma agora disponibilizada online.

A Running Photos vai marcar presença nas provas mais prestigiadas da cidade do Porto, como a Maratona e Meia Maratona e a Corrida de S. João. Além disso, este será o primeiro ano em que a empresa vai cumprir na íntegra o calendário de provas de atletismo de estrada em Portugal.