As estimativas indicam que quem jogar Pokémon Go uma hora por dia gasta cerca de 150 MB em dados por mês. No Verão há mais tempo para jogar, logo é normal que as horas dupliquem ou tripliquem e aí estaremos a falar de gastos até 450 MB mensais.

O “vício” pode trazer surpresas menos boas à carteira dos jogadores portugueses e, para evitar dissabores aos consumidores nacionais, a equipa da plataforma gratuita de simulação de produtos financeiros ComparaJá.pt decidiu fazer contas aos tarifários.

Segundo explica, são cinco os tarifários mais competitivos, abaixo dos 17,5 euros mensais (isto tendo como principal foco a internet móvel). Para a análise, a plataforma teve em conta tanto as comunicações nacionais como no estrangeiro, e neste último caso foram selecionados exemplos representativos dos quatro cantos do mundo onde os portugueses passam férias – sendo que nem em todos os destinos o jogo Pokémon Go estará disponível.

[caption][/caption]

Nos tarifários MEO, dependendo de onde o cliente estiver, poderá aceder à internet através de roaming com um custo de 1,20 euros por cada 100 KB na China, 0,70 euros por cada 100 KB em Marrocos, 100 MB/dia com um custo de 6,99 euros no Brasil e 50MB por 0,99 euros diários na União Europeia. Comparativamente à restante oferta, este tarifário é mais atrativo para quem viaja para o Brasil, EUA e União Europeia.

Na Vodafone, o cliente que utilizar internet nos EUA, na China e em Marrocos através de roaming pagará 0,668 euros por cada 100 Kb gastos, enquanto no Brasil vai pagar 1,67 euros por cada 100 Kb e nos países da UE despenderá 0,90 euros por dia por 50 MB de Internet.

Já nos tarifários NOS, para a UE paga-se 0,99 euros por dia para aceder a 50 MB de Internet móvel. Na China, Brasil, EUA e Marrocos o custo da Internet móvel é de 6,014 euros por MB. Este tarifário compensará para quem viaja para a China e Marrocos.

 

Nota de redação: A notícia foi alterada com a substituição do Quadro 1 original, de modo a corrigir a informação relativa ao tarifário NOS WTF.