A ferramenta chama-se FDVT e foi desenvolvida com o objetivo de trazer mais transparência à relação entre os serviços online e os utilizadores, mostrando o valor do mercado publicitário que é gerado com base nos dados pessoais de cada internauta.

A lógica é simples: a publicidade online tem a grande vantagem de ser adaptada a cada utilizador, recorrendo a informação de vários atributos da audiência que fazem com que os anúncios mostrados sejam mais valiosos. E atualmente mais de um quarto da população mundial já está no Facebook.

Os criadores do FDVT acreditam que com esta ferramenta podem aumentar o conhecimento que os utilizadores têm sobre o valor do seu tempo online e navegação na rede social, mas também criar um alerta que possa ajudar as autoridades a limitar a exploração desse valor económico dos dados pessoais.

Para já o FDVT está limitado ao Facebook, por escolha dos criadores da ferramenta, e funciona apenas no Chrome e Firefox, mas a equipa está a trabalhar noutras opções para Opera e Edge.

No site explica-se toda a lógica da ferramenta e os procedimentos necessários à sua utilização, que passam pela instalação do software.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.