A ferramenta chama-se FDVT e foi desenvolvida com o objetivo de trazer mais transparência à relação entre os serviços online e os utilizadores, mostrando o valor do mercado publicitário que é gerado com base nos dados pessoais de cada internauta.
A lógica é simples: a publicidade online tem a grande vantagem de ser adaptada a cada utilizador, recorrendo a informação de vários atributos da audiência que fazem com que os anúncios mostrados sejam mais valiosos. E atualmente mais de um quarto da população mundial já está no Facebook.
Os criadores do FDVT acreditam que com esta ferramenta podem aumentar o conhecimento que os utilizadores têm sobre o valor do seu tempo online e navegação na rede social, mas também criar um alerta que possa ajudar as autoridades a limitar a exploração desse valor económico dos dados pessoais.
Para já o FDVT está limitado ao Facebook, por escolha dos criadores da ferramenta, e funciona apenas no Chrome e Firefox, mas a equipa está a trabalhar noutras opções para Opera e Edge.
No site explica-se toda a lógica da ferramenta e os procedimentos necessários à sua utilização, que passam pela instalação do software.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
App do dia
Treinar de forma mais inteligente e não mais difícil com o Impakt AI Coach -
Site do dia
O que é que posso fazer com a Inteligência Artificial hoje? -
Multimédia
NASA lança uma espécie de “corrida mais louca do mundo” mas para rovers lunares -
How to TEK
Como separar (ou juntar) as contas do Facebook e Instagram
Comentários