A constelação da Starlink, pensada para construir uma rede de comunicações global, já conta com mais de 5.600 satélites em órbita. São de pequena dimensão e a maioria ainda faz parte da primeira geração, mas mais de 1.200 são já da v2 mini, uma versão mais avançada.

Estes e outros dados fazem parte da informação no site Mapa Starlink, onde se mostra o posicionamento em tempo real e se faz a contabilização dos satélites colocados no espaço, os que já se perderam por se terem incinerado ou reentrado na atmosfera.

Há ainda dados sobre o número de clientes ligados à constelação da empresa de Elon Musk, que são contabilizados em mais de 2,6 milhões, a velocidade das comunicações e a largura de banda de ligação à Terra. A comparação com outras constelações de satélite faz também parte dos dados partilhados.

Veja as imagens

Para os curiosos, o interessante é também visualizar o mapa, no qual se pode apontar um qualquer ponto vermelho para ver qual é o satélite naquele momento naquela posição, a sua rota, identificação pelo NORAD e a órbita. Aproximar ou afastar a visualização traz mais informação e por isso o mapa pode ser manipulado a partir do browser

O site foi criado por Will DePue, designer da OpenAI, que desenvolveu o projeto e o publicou há poucos dias. O Starlink Map pode ser visto, e explorado, neste link.