Embora pareça confuso à primeira vista, o The Globe of Economic Complexity é um site que tenta simplificar a economia global através de píxeis e animações coloridas. No entanto, para que o entenda, há algumas regras que terá de aprender: as cores representam diferentes indústrias; cada píxel representa 100 milhões de dólares de volume de negócio; as linhas que unem os países representam trocas e o sentido em que estas correm esclarecem a origem e o destino de cada produto comercializado.

O intuito deste site, que foi desenvolvido na Universidade de Harvard por Owen Cornec e Romain Vuillemot, é mapear a produção de bens a nível global e evidenciar as trocas que se estabelecem entre países por cada um dos produtos.

As informações aqui contidas podem, no entanto, ser visualizadas de várias formas. É possível orientá-las no planisfério, num globo ou em gráficos especialmente orientados para evidenciar um produto ou país. Se preferir, pode ainda isolar as variáveis aqui contidas para compreender onde é que é produzido ou por quem é que é comprado.

The Globe of Economic Complexity está disponível através deste link.