Apesar de não terem a melhor das reputações junto dos espectadores do YouTube, os anúncios são parte fulcral do negócio da plataforma, gerando boa parte da receita que é distribuída pelos criadores de conteúdos que ali publicam o seu trabalho. Este ano, no entanto, a publicidade que antecede, intercala e (por vezes) finaliza os vídeos vai a votos numa categoria especial dos The Webby Awards, um prémio internacional de excelência que desde 1996 tem condecorado os melhores conteúdos digitais que circulam pela internet.

“Glitch de inspiração” valeu o segundo Webby Award a João Rocha
“Glitch de inspiração” valeu o segundo Webby Award a João Rocha
Ver artigo

Mas nesta categoria quem decide é o público. Através deste link, vai poder votar em seis sub-categorias de forma a eleger o melhor anúncio que passou no YouTube em 2017. Estas incluem o melhor anúncio com a participação de uma celebridade; o anúncio curto de maior impacto; o guilty pleasure; o melhor anúncio de impacto social; o mais emocional; e o anúncio mais inspirador.

A votação acaba no próximo dia 13 de dezembro.

A KFC, a Ford, a Samsung, a Corona e a Duracell são apenas algumas das marcas com anúncios na lista de nomeados. A lista de agências responsáveis integra nomes tão conhecidos como a Leo Burnett e a Wieden + Kennedy.