Flourish: porque todas as histórias se contam melhor com a ajuda de ferramentas visuais

Os dados são a base das melhores histórias, mas não são a melhor forma de as contar. Uma startup britânica quer fazer a ponte entre o jornalismo de dados e a acessibilidade da informação. E aliou-se à Google neste processo

tek site flourish

A ideia da Flourish é que os jornalistas não tenham de depender de programadores para conseguir transformar a informação em gráficos apelativos, encurtando o ciclo de desenvolvimento e ao mesmo tempo reduzindo custos.

A experiênckia de Duncan Clark como jornalista e dados em publicações como o Gardian de mais tarde no seu estúdio, o Kiln, foi essencial para o desenvolvimento desta ferramenta, que pretende permitir a qualquer um desenhar gráficos interativos e contar histórias de forma mais infográfica.

Agora a startup estabeleceu uma parceria com o Google News Lab para tornar esta ferramenta gratuita para redações em todo o mundo e o vídeo abaixo explica o que se pode fazer com o Flourish.

Para começar há uma série de templates mas depois os jornalistas podem adaptar formatos, cores e criar os seus próprios modelos, carregando os dados a partir de ficheiros Excel ou CVS.

O resultado pode depois ser integrado nas peças jornalísticas a partir do site da startup, ou descarregado para os servidores da publicação.

 

Votação TeK

Já tem uma PlayStation 4 Pro ou está à espera da Xbox Project Scorpio?

  • Já tenho a PS4 Pro mas estou curioso para conhecer a nova Xbox

    10%

  • Estou à espera da Project Scorpio para voltar a investir numa consola

    13%

  • Não tenho a PS4 Pro mas também não tenho interesse na próxima Xbox

    36%

  • Prefiro jogar no computador

    39%