Sabe o que é um Tor? Uma backdoor? Um patch? Entenda a linguagem da internet

Phishing, proxy, VPN, open source, ransomware, metadata, IP, DDoS, cookie, botnet e por aí a fora. Neste site, o jargão tecnológico fica (quase) todo explicado com recurso a analogias simples de entender.

tek sideways dictionary

Se costuma ficar confuso com palavras do universo tecnológico, este site é para si. Desenvolvido em parceria entre o The Washington Post e a Jigsaw, a incubadora de projetos tecnológicos da Google, o Sideways Dictionary promete ensinar-lhe o que nunca conseguiu entender acerca do jargão da internet.

Neste caso, as expressões são clarificadas com analogias e metáforas que estabelecem comparativos com situações quotidianas que utilizadores menos familiarizados com o meio tecnológico consigam compreender.

"A quantidade de inovação que está a emergir da indústria tecnológica é assombrosa, mas nós continuamos a utilizar muito jargão para explicar novos conceitos", diz Alfred Malmros, diretor de marketing da Jigsaw, citado pelo Engadget.

Para explicar o termo "Ad Blocking", por exemplo, o portal diz que é como "passar os anúncios à frente quando estamos a ver programas gravados. Os anúncios financiam os programas, mas se as pessoas tiverem uma forma de os evitar, normalmente evitam".

O site, que está disponível através deste link, conta já com 75 termos explicados e os utilizadores podem ajudá-lo a completar a informação com metáforas e palavras novas que, antes de serem colocadas online, serão sempre analisadas por uma equipa de editores.

Nokia 3310

O Nokia 3310 recupera a nostalgia de uma das primeiras gerações de telemóveis. Está disposto/a a comprar um?

Mais informação

  • Sim e vou abandonar o meu smartphone

    19%

  • Sim, mas só para jogar Snake

    10%

  • Vou oferecer a alguém

    10%

  • Não, é só um "dumbphone"

    59%