Sugestão TeK: 5 sites internacionais para comprar tecnologia... sem gastar muito!

A internet é um dos meios mais vantajosos para encontrar e adquirir os equipamentos tecnológicos mais recentes e aos melhores preços. Fique a conhecer cinco sites internacionais que não dispensamos nas nossas compras de tecnologia online e também várias precauções a tomar.

tek sites compras inter

Não há dúvida de que comprar pela Web e a partir de sites e lojas online estrangeiras é um dos modos mais eficazes para termos os equipamentos tecnológicos mais recentes, e a preços fantásticos, sem grande esforço. E poupando dinheiro em deslocações. Há, contudo, muitos cuidados a ter, principalmente se estivermos a importar itens de países que não pertencem ao espaço europeu…

E entre os cuidados a ter em conta está, acima de tudo, a averiguação dos custos de envio. Se a sua encomenda for feita num site asiático ou espanhol, por exemplo, é crucial fazer as contas e utilizar as funcionalidades dessa loja no sentido de perceber ao certo (e ao cêntimo!) qual vai ser o montante a pagar pelo transporte da mercadoria, valor que é sempre acrescido ao valor normal. Muitas vezes, os valores de envio e transporte fazem com que seja mais barato comprar o mesmo equipamento numa loja portuguesa, online ou física.

Se optar por comprar num site asiático procure opções em que o transporte seja gratuito. Mas é importante selecionar produtos que exibam essa informação claramente, para evitar surpresas. Da mesma forma, o tempo que o produto vai demorar a chegar à sua morada também é determinante. Vai sempre depender do meio de pagamento que utilizar e também do vendedor – há lojas e vendedores que despacham a mercadoria rapidamente, outros atrasam a expedição. Conte sempre com mais tempo do que aquele que é anunciado no site.

E os meios de pagamento?

Normalmente, é o cartão de crédito que mais os sites internacionais elegem como forma de pagamento mais eficaz. Contudo, o conselho que deixamos é que opte sempre por pagar com sistemas de pagamento online, como o MBnet ou o PayPal, por exemplo. Estando este serviço associado a uma conta bancária ou a um cartão bancário de crédito, certo é que não precisará de fornecer os dados bancários para pagar as mercadorias encomendadas.

No entanto, existem sites devidamente certificados a nível de segurança que garantem segurança total no uso de um cartão de crédito. Sempre que esses certificados estão presentes e no endereço do site surge a respetiva indicação “https”, o grau de segurança é mais elevado. Todo o cuidado é pouco, contudo.

Diferentes equipamentos

Todos os periféricos e componentes informáticos, bem como pequenos equipamentos tecnológicos (e até outros mais volumosos como impressoras, televisores, etc), não dão origem a problemas quando são adquiridos a partir de sites internacionais.

Por outro lado, a compra de computadores, portáteis, smartphones e tablets, por exemplo, pode ser mais complicada e acarretar algumas surpresas. Isto porque os sistemas operativos e as interfaces dos terminais podem não estar preparados para funcionar devidamente com as operadoras lusas e em português.

É por isso que vale a pena entrar em contacto com o vendedor de antemão, antes de efetivar a encomenda, esclarecendo todas as dúvidas que persistam em relação aos equipamentos e respetivos processos de envio e instalação. Mais vale prevenir do que remediar.

Processos na alfandega

Por fim, deixamos um alerta importante e que está relacionado com os processos alfandegários de encomendas colocadas em sites asiáticos e americanos. Existe sempre a possibilidade de o pacote ter de passar por estes serviços estatais, sendo que, normalmente, esta “paragem forçada” não acarreta custos extra, apenas o incómodo de termos de resolver a situação.

Mas essa probabilidade reduz fortemente se deixamos uma nota ao vendedor solicitando que a embalagem inclua na parte exterior uma clara descrição do que está no interior.

Apesar de este artigo incluir algumas recomendações, fica uma nota importante: não nos responsabilizamos por eventuais problemas e/ou eventuais negócios ruinosos que possa efetuar nos sites referidos. Repetimos: todo o cuidado é pouco…

E o mesmo é válido para outro ponto muito importante, aquele que nos deve levar a optar pelas lojas tradicionais para a aquisição de equipamentos mais caros e volumosos: as condições de garantia e de assistência técnica. Lembre-se que se algo correr mal, a China está longe demais…

Nokia 3310

O Nokia 3310 recupera a nostalgia de uma das primeiras gerações de telemóveis. Está disposto/a a comprar um?

Mais informação

  • Sim e vou abandonar o meu smartphone

    19%

  • Sim, mas só para jogar Snake

    10%

  • Vou oferecer a alguém

    10%

  • Não, é só um "dumbphone"

    59%