Sugestão TeK: 7 acessórios essenciais ao seu portátil

Sabemos que um portátil pode ser o melhor dos “companheiros” para trabalho, estudo ou lazer. Mas também admitimos que lhe falta sempre uma outra outra funcionalidade, certo? Eis então sete complementos que tem de ter sempre por perto…

tek acessórios portátil

Há diferentes segmentos de portáteis, da mesma forma que cada um deles é destinado a um tipo de utilização em particular. Certos modelos acabam por servir para qualquer tarefa “banal”, como navegar na Web, utilizar suites de produtividade e reproduzir fotos, vídeos e música, por exemplo, mas outros estão mais bem equipados quanto a componentes e ecrã, para poderem ser a “arma” certa para jogar. Por outro lado, alguns portáteis destacam-se pela autonomia extensa, bem como por serem leves e compactos, para que possam ser aliados perfeitos em reuniões fora do escritório ao longo do dia.

Em função das características de cada um, há sempre lacunas, seja ao nível do som, do armazenamento, da autonomia, do arrefecimento… E é por isso que encontra à venda todo um conjunto de acessórios e periféricos que facilitam e complementam o uso do portátil, em função das necessidades de cada utilizador e daquilo que pretendemos fazer com a máquina todos os dias.

Acessórios para todos

Na galeria abaixo encontra exemplos de equipamentos que correspondem aos vários acessórios que vamos listar a seguir, cada um deles resolvendo uma lacuna que vários portáteis apresentam. Mas há “complementos” que podem ficar ao serviço de todos os portáteis, visto que acabam por ser úteis independentemente do segmento em que cada portátil se insere.

É o caso dos auscultadores e dos altifalantes Bluetooth, sem fios, ou até dos que são ligados ao computador através de fios. Hoje existem já modelos bem fornecidos quanto a sistemas de som, normalmente, os que se destinam ao gaming. Mas é certo que desde sempre que o som não é o mais forte dos argumentos dos portáteis, seja por razões físicas (altifalantes mais poderosos ocupam mais espaço e tornam um portátil menos portátil…), seja simplesmente porque esse não é o core destes computadores.

 

Mas podemos sempre ligar-lhe um sistema de som como o que ligamos a um PC desktop, ou, quando em movimento, recorrer a colunas portáteis ou auscultadores que se emparelham com a máquina via Bluetooth. Ou que se ligam por cabo de 3,5 mm, por exemplo. Desde que o chip de som integrado no portátil se mostre à altura, isto é algo que melhora significativamente a experiência de som com o portátil.

Outro exemplo de acessório útil a qualquer modelo é um hub USB ou um “multiplicador”/adaptador de ligações. É normal que o seu portátil não tenha portas USB em quantidade suficiente para o que precisa, ou que não conte com algumas ligações recentes como o USB 3.0 ou o USB-C. Nesses casos, utilizar um acessório do género faz com que fique disponível o tipo de ligação de que precisa. E há adaptadores para todos os gostos, usos e necessidades.

Armazenamento e muito mais…

O mesmo se passa com os discos rígidos externos ou as pens USB, por exemplo. Todos os equipamentos deste género que possam servir para expandir o espaço em disco que vem de raiz com o portátil, são bem-vindos. Especialmente quando precise de continuar a armazenar ficheiros e a capacidade do seu portátil para o efeito está a chegar ao limite. Nessa altura, como sabe, há todo um lote de equipamentos USB que pode considerar, dos discos externos portáteis de 2,5 polegadas aos discos de rede e aos que fazem um pouco mais juntamente com o portátil – backups automáticos, por exemplo.

Depois temos os powerbanks que além de smartphones também conseguem recarregar a bateria do portátil devido à sua capacidade elevada, as bases para portáteis, que além de garantirem mais estabilidade e ergonomia ainda conseguem arrefecer a máquina, se preciso for, e os itens tradicionalmente necessários: ratos e teclados, que hoje em dia têm o Bluetooth a facilitar a questão das ligações. Por fim, a inevitável mochila para transporte e proteção. Junte toda a esta “equipa” e verá que nada faltará ao seu portátil.

Votação TeK

Já tem uma PlayStation 4 Pro ou está à espera da Xbox Project Scorpio?

  • Já tenho a PS4 Pro mas estou curioso para conhecer a nova Xbox

    10%

  • Estou à espera da Project Scorpio para voltar a investir numa consola

    14%

  • Não tenho a PS4 Pro mas também não tenho interesse na próxima Xbox

    37%

  • Prefiro jogar no computador

    38%