Sugestão TeK: Mudar de "mundo" no smartphone ou como passar de Android para iOS (e vice versa)

Vai trocar de smartphone e isso obriga a uma mudança de sistema operativo móvel? Saiba então que há forma de não perder seja o que for, desde contactos a fotografias e vídeos… Verifique passo a passo os procedimentos e siga as nossas recomendações.

tek transfer smartphone

Finalmente decidiu-se: comprou um novo smartphone e agora chegou a hora de transferir tudo o que tem no anterior para esta nova aquisição, certo? Mas um “problema” resiste: os sistemas operativos móveis de cada um dos equipamentos é diferente…

Se estiver a trocar para um novo iPhone ou para um novo terminal com Android, o processo é muito simples e linear, visto que os sistemas de cópia e restauro tanto da Apple (via iCloud ou iTunes, por exemplo) como da Google funcionam às mil maravilhas e sem qualquer tipo de contratempo.

Mas quando o objetivo é trocar de um iPhone para um Android, ou vice-versa o receio de perder pelo caminho alguns contactos, vídeos, fotos e outros ficheiros é sempre elevado, já que, afinal de contas, o que temos no smartphone é hoje mais valioso que nunca.

Cuidado com o espaço

Antes de mais, partimos do princípio de que adquiriu um novo smartphone com mais espaço de armazenamento do que tinha no anterior. Isto é fundamental: se tinha um iPhone com 64 GB, por exemplo, não pode ficar à espera que tudo o que nele está possa caber no seu novo Android com apenas 32 GB. Se for necessário, conte com a ajuda da possibilidade de usar cartões microSD, algo que no iPhone não é possível fazer, por exemplo. E o mesmo é válido “ao contrário”, obviamente.

Outro ponto interessante passa pelas contas de utilizador em cada um dos grandes serviços. Falamos da Google e da Apple. Se sempre foi utilizador Android e migra agora para um iPhone, crie desde já uma conta Apple para que possa utilizar todos os serviços e apps associados. Isto também pode ser feito no processo de setup do seu novo iPhone, contudo.

Por outro lado, se sempre foi utilizador de iPhone e agora está a passar pela primeira vez para um smartphone Android, ter uma conta Google ativa é fundamental, como seria de esperar. É com ela que poderá aceder à Play Store e a todos os recursos que a gigante norte americana disponibiliza.

Google Drive e Move to iOS

Como podemos então proceder à migração, seja de que plataforma for? Utilizando apps móveis. Tão simples quanto isso, sim.

No caso de estarmos a mudar de iOS para Android, podemos utilizar a app móvel gratuita do serviço Google Drive, que permite fazer um backup de praticamente tudo o que tem no seu iPhone para depois transferir os mesmos conteúdos para o terminal Android.

Da mesma forma, na transferência de Android para iOS, é possível recorrer à app Move to iOS, que serve de assistente durante o processo de “passagem”, desde que estejam ambos os equipamentos ligados à mesma rede Wi-Fi.

Vamos então mostrar como pode fazer isto mesmo, sendo que deixamos um outro alerta extra: certifique-se de que a bateria dos smartphones em causa está em bom nível e que não existe o risco de ficar sem energia a meio de qualquer um dos processos.

De Android para iOS, eis cinco passos gerais de migração usando a app Move to iOS:

 

De iOS para Android, eis quatro passos gerais de migração usando a app do Google Drive:

 

Aconselhamos o máximo de cautela durante este processo e a consulta dos sites oficiais de cada sistema operativo móvel, bem como as respetivas informações relativas às transferências do género, para que tudo corra como deseja e sem contratempos. Lembramos que o TeK não se responsabiliza por eventuais perdas de dados que ocorram durante migrações como estas que não forem executadas conforme indicamos. Cada caso é um caso, seja prudente para que não perca informações na passagem para o seu novo smartphone.

Votação TeK

Já tem uma PlayStation 4 Pro ou está à espera da Xbox Project Scorpio?

  • Já tenho a PS4 Pro mas estou curioso para conhecer a nova Xbox

    10%

  • Estou à espera da Project Scorpio para voltar a investir numa consola

    14%

  • Não tenho a PS4 Pro mas também não tenho interesse na próxima Xbox

    36%

  • Prefiro jogar no computador

    38%