Sugestão TeK: Os sistemas mais inteligentes a bordo do seu automóvel

A tecnologia de topo e os sistemas que facilitam a condução já não são exclusivos dos automóveis topo de gama e fazem parte do lote de equipamento “normal” de quase todas as marcas. Conheças algumas “maravilhas” do género.

tek tech auto 1

Travagem automática de emergência, plataformas mãos-livres e multimédia avançadas, sistema de cruise control adaptativo, emparelhamentos totais com o smartphone, ligação à internet e compatibilidade com apps móveis, e muito, muito mais…

O que não falta nos automóveis de hoje em dia são tecnologias e sistemas automatizados que se destinam a facilitar a vida ao condutor, a tornar a experiência de condução mais agradável e fácil, e, acima, de tudo, a salvar vidas, visto que a segurança é uma das palavras-chave destas inovações.

E o melhor de tudo é que este tipo de tecnologias já não são característica apenas dos veículos mais caros e situados nos topos das gamas das várias fabricantes de automóveis. Nada disso.

Cada vez mais é normal encontrarmos verdadeiras maravilhas tecnológicas entre o equipamento que vem de série em cada carro, o que faz com que possamos ter acesso a uma experiência a bordo sem ser necessário pagar mais por isso.

Tecnologia “galopante”…

Nesse sentido, a cada geração de automóveis em cada modelo de cada marca notamos que existe um equipamento que recorre a cada vez mais tecnologia para apresentar novidades e funcionalidades novas e úteis.

false

O campo da segurança é um bom exemplo. Praticamente todas as marcas têm feito um esforço extra para conseguirem colocar a tecnologia ao serviço da condução e com o objetivo de tornar mais seguro o ato de conduzir um automóvel. Sistemas de travagem automática e sem intervenção do condutor, de contacto com os serviços de emergência em caso de acidentes, de alertas de mudança de faixa ou direção inadvertidamente, de airbags em conjunto… E isto são somente alguns exemplos.

… e transversal

Transversal porque a tecnologia é denominador comum a todos os níveis no desenvolvimento de um automóvel nos dias que correm. Desde os sistemas de injeção de combustível aos sistemas de locomoção elétricos, por exemplo, até às plataformas multimédia que permitem relacionar o automóvel com o smartphone e ligar tudo à internet, passando até por itens como câmaras e sensores que detetam tudo o que se passa em redor do veículo, tanto em movimento como durante as manobras mais complicadas.

Assim, adquirir um carro novo nos tempos que correm é, na verdade, descobrir todo um novo mundo tecnológico quando nos sentamos ao volante e conduzimos. O condutor agradece, os restantes utilizadores também, e os índices de segurança e sucesso durante as viagens aumentam.

Fique a conhecer acima alguns bons exemplos de sistemas tecnológicos que marcam presença em vários automóveis do momento, sendo que alguns marcam mesmo presença em carros que nem custam assim tanto. Deixe-se seduzir pela tecnologia ao volante!

Votação tendências 2017

De entre as previsões dos analistas, quais são a principais tendências tecnológicas a garantir maior destaque na nossa vida em 2017?

  • Condução autónoma

    45%

  • Assistentes virtuais

    15%

  • Realidade Aumentada

    18%

  • Impressão 3D

    21%