Sugestão TeK: Windows 10 Creators Update – 5 novidades que não pode (mesmo) perder

É a mais recente grande atualização gratuita para o Windows 10 e inclui cinco novidades que só por si justificam a instalação. Veja quais são.

tek atualização creators

É já a 11 de abril que fica disponível para download oficial a mais recente atualização ao Windows 10, quase dois anos após o lançamento deste sistema operativo da Microsoft. Tal como já referimos antes, este upgrade, que já pode ser experimentado pelos mais curiosos no site da gigante de Redmond, dedica-se especialmente aos utilizadores mais criativos e imaginativos, algo que até se entende de antemão pelo nome. Mas há muito mais neste Creators Update…

Então, caso tenha ativo o sistema Windows Update no seu computador com Windows 10, a partir da próxima terça-feira será notificado para a instalação desta nova grande atualização (que será instalada de forma automática caso tenha esta configuração selecionada no sistema). E o conjunto de novas funcionalidades baseia-se, de certa forma, em quatro grandes esferas, entre outras áreas: os jogos, o 3D, a segurança e a realidade aumentada/virtual.

“A criatividade tem inspirado os maiores inventores, arquitetos, empreendedores, estudantes e investigadores do mundo”, diz a Microsoft, pelo que esta atualização “move-se” com base nesta premissa, indo bem além da simples designação nesse sentido. Assim, grande parte das novidades que agora chegam estão relacionadas com recursos que vão permitir criar com mais facilidade conteúdos a três dimensões, da mesma forma que agilizam a forma como o sistema operativo consegue “ligar-se” a equipamentos e acessórios pensados para experiências nos universos das realidades aumentada e virtual.

Por outro lado, também os jogos constituem uma faceta mais “criativa” em ambiente Windows, pelo que este quadrante recebe também uma novidade em particular. Isto além das melhorias adicionadas agora ao browser Edge e à protecção proporcionada pelo Windows Defender. Mas nada melhor do que explorar a galeria abaixo e ficar a saber um pouco mais sobre cinco novas funcionalidades fundamentais nesta atualização de nome Creators Upgrade para o Windows 10.  

Espera-se que a atualização chegue numa primeira fase aos PCs desktop e somente depois aos portáteis, contudo. Os dispositivos móveis, esses, deverão ficar para o fim. Relembramos que a primeira versão do Windows 10 veio a público no dia 1 de Outubro de 2014, numa abordagem muito inicial e destinada apenas a programadores e curiosos. O sucessor do Windows 8.1 foi depois lançado oficialmente a 29 de Julho de 2015, tendo estado disponível para download e upgrade gratuito durante um ano para os utilizadores das versões 8.1 e 7.

Depois de em Novembro do mesmo ano ter surgido a primeira grande atualização, eis que a 2 de Agosto de 2016 foi lançada a Atualização de Aniversário. Agora, o Creators Upgrade é a primeira de duas grandes “revisões” ao mais recente sistema operativo da Microsoft.

Votação TeK

Já tem uma PlayStation 4 Pro ou está à espera da Xbox Project Scorpio?

  • Já tenho a PS4 Pro mas estou curioso para conhecer a nova Xbox

    10%

  • Estou à espera da Project Scorpio para voltar a investir numa consola

    13%

  • Não tenho a PS4 Pro mas também não tenho interesse na próxima Xbox

    36%

  • Prefiro jogar no computador

    39%