Preocupados com o acompanhamento quotidiano dos mais novos ou apenas por uma questão de moda ou status, os portugueses têm vindo a comprar terminais para os seus filhos cada vez mais cedo.

Aproveitando a oportunidade de negócio, as operadoras juntam-se a players ligados à área do retalho para disponibilizarem ofertas direccionadas para os mais novos. No mercado nacional já é possível encontrar há alguns anos telemóveis especialmente concebidos para crianças.

Resultado de uma parceria com a Disney, a Vodafone lançou no início de 2007 o D100 e o D101. Além das capas com opção entre os "Piratas das Caraíbas" ou as "Witch", estes telemóveis permitem que os pais estabeleçam alguns mecanismos de controlo relativamente ao funcionamento dos mesmos.

Com perto de 100 gramas, os modelos D100 e D101 têm uma opção para restringir a realização e recepção de chamadas e mensagens a uma lista de números pré-definida, não permitindo o acesso à Internet.
Apresentam igualmente a possibilidade de configuração do telefone para não tocar em determinados horários, como por exemplo durante o período de aulas e à noite.

Os telemóveis Disney da Vodafone estão à venda nas lojas da operadora e custam 49,90 euros

[caption]D100 e D101[/caption]

A cadeia Imaginarium juntou-se de novo à TMN e aumentou recentemente a sua oferta nesta área. O CAM1 é um telemóvel multimédia que integra uma câmara digital VGA de 1,3 megapixéis, ecrã de 1,8 polegadas, memória interna expansível através de um cartão removível TransFlash e um leitor de MP3 com audiobook.

O altifalante mãos livres vem activado por defeito, existindo a possibilidade de configurar a marcação rápida de três contactos individuais ou de um grupo de contactos.

A agenda de contactos é gerida pelos pais, para limitar a recepção e realização de chamadas, SMS e MMS.

[caption]CAM1[/caption]

Anterior a este modelo era comercializado pela mesma operadora o MO1, um telemóvel mais básico, com uma selecção muito limitada de funções, restrita ao "absolutamente necessário" para os mais pequenos.

Tem apenas sete teclas e também aqui o altifalante mãos livres vem activado por defeito, para habituar a criança a falar sem estar em contacto com o telefone.

Existem teclas de marcação rápida e directa para os números dos pais, responsáveis por gerir igualmente a agenda de contactos. O equipamento só permite fazer chamadas para os pais dos mais novos e para os números que aqueles permitirem.

No telemóvel são apenas recebidas os telefonemas que os educadores seleccionam e memorizam na agenda. O mesmo é válido para as mensagens recebidas.

[caption]MO1[/caption]

Os equipamentos da Imaginarium podem ser adquiridos nas lojas da cadeia ou através da TMN, estando associados ao tarifário Pako da operadora, que não obriga a carregamentos periódicos e oferece bónus pelas chamadas recebidas.

O CAM1 custa 109,90 euros, enquanto o modelo mais básico custa 69,90 euros.

A Optimus é a única operadora que não tem uma oferta específica para este segmento.