As sugestões em torno da formação profissional já não são novidade aqui pelo Tek, principalmente porque sabemos o quanto pode ser importante estar constantemente a adquirir conhecimentos teóricos e práticos, não só na área das tecnologias como também noutros “quadrantes”.

O problema é que o tempo livre e recursos financeiros para dedicar à formação são normalmente "curtos", limitando as opções tradicionais e os cursos presenciais. E porque não recorrer a bons cursos online, à distância, e sem custos associados?

Falamos de sessões de formação gratuitas, compostas por vídeos e outros tipos de conteúdos a que pode ter acesso através da internet e de várias plataformas de qualidade comprovada, com milhares de utilizadores diários…

Alguns destes recursos e conteúdos, muitos deles em português de forma nativa ou via legendagem/dobragem, são autênticas maravilhas. O melhor de tudo, obviamente, é que apenas requerem um registo e, na maioria dos casos, não envolvem custos. Além de que, em muitas situações, pode ir fazendo a formação ao seu ritmo – em casa, no computador; ou em movimento, com o tablet ou com o smartphone, até!

Uns melhores que outros

É normal que existam plataformas do género que se revelam melhores que outras, sendo que muitas usam os cursos gratuitos como “chamamento” para outros que são pagos, apresentando conteúdos medíocres. Mas acredite que os sites mais famosos do mundo neste segmento incluem conteúdos fantásticos, como verá a seguir…

Na galeria abaixo encontra as cinco plataformas nacionais e/ou estrangeiras que mais usamos quando temos uns minutinhos livres para assistir a um curso online gratuito nas áreas das tecnologias em geral. Em muitos casos, optamos por “frequentar” alguns destes cursos online gratuitos como uma espécie de introdução ao tema, procurando depois formação mais consistente e com um custo associado para aprofundar e cimentar os conhecimentos adquiridos.

O objetivo com a partiha destas plataformas de formação não é dar a conhecer empresas ou centros do género portugueses que se decidam a estas atividades com cursos e turmas presenciais, muitos deles substituindo até a formação universitária, eventualmente. A ideia é mesmo apresentar um conjunto de bons recursos gratuitos a que pode recorrer na Web para ficar a saber um pouco mais sobre determinado tema ou área, em termos teóricos e/ou práticos.

Mas existem vários outros sites com características semelhantes e que, além das temáticas em redor das TI, incluem excelentes cursos noutras áreas técnicas, de saber e da vida quotidiana, por assim dizer. E todos sem pagar, apesar de estarem presentes alguns conteúdos que envolvem pagamento, muitas vezes.

Referindo alguns, começamos pelo portal português UP2U, uma plataforma criada, gerida, mantida e alimentada por professores e parceiros do Instituto Politécnico de Leiria, através da respetiva Unidade de Ensino à Distância.

Uma iniciativa interessante, principalmente porque o registo e os cursos são gratuitos, com liberdade total por parte do utilizador para fazer a formação ao seu ritmo e sem pressão. Os temas são muitos e variados, sendo que também na área das tecnologias encontramos “material” por aqui…

Ou seja, entre conteúdos como “Estratégias para Trabalhar com Surdos-Mudos” ou “Vamos Falar de Dislexia”, estão cursos como “Conteúdos Acessíveis no Wordpress” ou “Vídeos Acessíveis no YouTube”. O registo é obrigatório/indispensável e recomendamos atenção às datas de início!

Passe também pela plataforma de MooC do Instituto Superior Técnico que está a começar nos próximos dias um curso sobre Transformação Digital.

Vindos de fora…

Antes de terminarmos, gostaríamos ainda de sugerir outras três plataformas que normalmente visitamos e utilizamos para encontrar formação online gratuita, nestes casos conteúdos vindos de fora de Portugal.

O Prime Cursos é um site de formação online com base no Brasil e que apresenta uma variedade e quantidade de áreas e conteúdos impressionante. Os cursos são online, gratuitos e requerem apenas registo com dados pessoais, sendo que no caso de utilizadores de fora do Brasil pode haver um ou outro aspecto a “contornar”. Mas tudo sem problemas ou ilegalidades, obviamente.

Aqui encontra cursos tão variados como os que “versam” sobre póquer ou eletricidade, por exemplo, mas depois encontra conteúdos úteis na área das tecnologias como “Windows 10”, “Android Studio Básico” ou “Técnico em Informática”. Vale a pena espreitar.

Há ainda dois recursos em que vai ter de dominar bastante bem o inglês: o Open2Study, providenciado pelo sistema Open Universities Australia, em que o que não falta são cursos gratuitos sobre as mais variadas temáticas.

Qualidade garantida, é certo, sendo que é essencial estar atento aos timings de início e fim destas sessões de formação gratuitas. Os conteúdos são muito variados, sendo possível “frequentar” cursos como “Mobile Robotics” ou “Writing for the Web”, por exemplo.

Por outro lado, a plataforma Eduson é igualmente consistente, não só pelo conteúdo e pela qualidade e variedade dos conteúdos gratuitos que podemos “absorver”, mas, principalmente, porque a realidade virtual é um dos “veículos” de ensino à distância aqui utilizados. Se tem um headset e/ou equipamentos do género, tem de experimentar.

Como vê, o seu tempo livre pode ser “convertido” em ensinamentos nas áreas das tecnologias ou outras, com o objetivo de ficar a saber mais, adquirir conhecimento para melhorar a sua empresa ou evoluir profissionalmente, por exemplo. Basta usar o computador, o tablet ou o smartphone. E a internet, claro.