A Internet é cada vez mais um meio para usar um fim. Pode não servir ainda para concretizar uma compra, mas é cada vez mais veículo para recolher informações sobre determinado produto ou serviço. Dizia-o um estudo recente feito para uma cadeia hoteleira, onde se revelava que a esmagadora maioria dos turistas consulta informação na Internet antes de comprar uma viagem e dizem-no também várias pesquisas de outras fontes.

Hoje fazemos uma ronda por alguns dos sites onde pode vender os seus usados, ou procurar outros.

Começamos pelo ptusados.com. A plataforma foca-se no mercado automóvel e oferece uma solução sem custos para quem quer anunciar ou ter acesso a informação sobre muitas propostas de venda.

[caption]PTusados[/caption]

As fotografias são obviamente uma das peças centrais do site, que fornece de forma simples detalhes sobre todos os bens à venda e um sistema de classificação que pode ser usado por quem já viu o veículo para recomendar outros utilizadores.

A área automóvel é aliás uma das mais dinâmicas no que toca a levar para a Internet propostas de compra e venda de usados, explorando em detalhes as potencialidades deste canal. Se o tema lhe interessa saiba que as opções são muitas, com mais ou menos participação de stands ou particulares, de forma directa. Em projectos de menor dimensão ou ligados a plataformas conhecidas pela agregação de múltiplos serviços, como o SAPO, que no caso disponibiliza o Auto SAPO, onde é possível seleccionar vários critérios.

[caption]Auto Sapo[/caption]

Mas se o que pretende é mesmo comprar ou vender um produto electrónico, estilo Palm ou smartphone, dê um salto ao Palmtops.online. os produtos ali referidos têm detalhe de características técnicos, estado em que se encontram, preço e contacto directo do vendedor.

[caption]Palmtops[/caption]

Para despachar livros antigos ou encontrar um que já não consegue descobrir nas livrarias a Internet em português também tem alternativas. Uma delas é a Bibliofeira. Quem pretende colocar um livro à venda nesta plataforma basta registar-se no site e indicar os detalhes do livro. Quem pretende comprar pesquisar o que procura e chegar ao contacto com o anunciante e o negócio é feito directamente entre as partes.

[caption]Bibliofeira[/caption]

Se o que tem para vender ou comprar não se encaixa em nenhuma destas categorias pode empresa visitar o segundamao.co.pt. como o nome indica a plataforma encaixa anúncios de compra e venda de produtos usados e tem disponíveis várias categorias. Móveis, tapetes, consolas, filmes, vestuário ou mesmo animais estão entre as secções com ofertas. Este site também permite a venda pela melhor oferta embora, como as restantes plataformas que destacamos hoje, tenha a possibilidade de anunciar um preço fixo.

[caption]Segunda mao[/caption]

Se por outro lado a sua vontade é mesmo alargar horizontes e conviver com novas tendências pode consultar a Clothes Agency, uma plataforma que tem conseguido algum sucesso ao dar meios aos cibernautas para venderem e comprar as roupas que já não vestem. O registo é gratuito, não há leilões e o valor da venda é na totalidade para o vendedor.

[caption]Clothes Agency[/caption]

Se decidir testar as nossas sugestões encontrará quase sempre avisos que pretendem alertar o utilizador para a necessidade de ter em atenção princípios de segurança na sua experiência online. Uma das questões sublinhada por quase todos os fornecedores é a importância de confirmar os contactos de um vendedor antes de avançar com pagamentos.