SAPO Tek

Publicado por Casa dos Bits 04 Out 2012 às 14:30

Texto maior Texto mais pequeno Mail Imprimir

Sugestão TeK: 5 apps para ajudar a manter a forma

Às portas de um fim-de-semana com sol, deixamos-lhe cinco aplicações móveis para explorar na próxima vez que praticar exercício. No ginásio ou na rua. A correr ou a fazer treino localizado, o seu smartphone pode ser o seu melhor amigo.

Manter a forma não deve ser uma prioridade só do tempo quente. É importante para a saúde e cada vez mais gente tem consciência disso. E não é preciso ir para um ginásio para praticar exercício. O tempo continua a ser de sol e as vistas exteriores podem ser uma ótima inspiração para um treino descontraído, mas eficaz, dizem os especialistas.

Hoje deixamos-lhe cinco sugestões - entre milhares disponíveis - de aplicações móveis que pode usar durante um treino (dentro e fora do ginásio), para diversificar exercícios ou animar uma atividade que não sabe bem como programar. Um, dois, três… partida.

Começamos pela aplicação dos clubes Solinca, que se afirma como a primeira aplicação de fitness nacional. Lançada recentemente a app designa-se My Challenge Solinca e está disponível gratuitamente para Android e iOS.

Permite a quem a utiliza monitorizar os treinos em qualquer local. Dentro do ginásio oferece ferramentas para registar os resultados dos treinos realizados em diferentes máquinas, para diferentes indicadores, como o consumo calórico, por exemplo.

O objetivo da aplicação também é fomentar o espírito de comunidade entre os utilizadores dos clubes Solinca e incentivar à prática de desporto, lançando desafios com regularidade e permitindo a partilha de resultados e a criação de campeonatos no Facebook.

Os desafios propostos estão ligados ao treino nas máquinas, em 10 categorias distintas, e os resultados são premiados com badges. Cada utilizador pode atingir até 100 badges.

Nome da imagem

Para quem desporto é de bicicleta, uma sugestão interessante pode ser a Roadbike da Runstatic, lançada em Portugal no último verão.

Enquanto o utilizador pedala pode ir sabendo informação em tempo real sobre a distância percorrida, a velocidade a que segue, ou as calorias perdidas. Outro tipo de informação, como dados sobre o estado do tempo ou do vento, também podem ser conhecidos, com ou sem mensagens de motivação à mistura. Estas mensagens de motivação podem ser gravadas pelo utilizador diretamente na aplicação ou recolhidas do portal da Runstatic.

Tirando partido do GPS do equipamento e do Google Maps (se o iOS não for o 6), a aplicação permite ainda marcar o trajeto em tempo real, um dado para partilhar ou para visualizar mais tarde, quando quiser regressar ao percurso.

A Roadbike está disponível para iOS, Android, Bada, BlackBerry OS e Windows Phone 7. Custa 4,99 euros. No site da marca pode ter acesso.

roadbike

Mais antiga, e mais popular, é a aplicação da Adidas. O MiCoach tem evoluído e tem-se aperfeiçoado para ganhar algumas funcionalidades e apurar outras. A ideia é fazer do telemóvel um treinador pessoal que vai dando coordenadas de treino em tempo real, de acordo com o plano de treino definido pelo utilizador.

Durante o treino o utilizador pode ir sabendo informação sobre distância, calorias ou tempo decorrido. Após o treino recebe feedback do utilizador. A música pode sempre estar coordenada com o ritmo de treino. Tal como a aplicação anterior, também o Micoach está disponível para várias plataformas. É gratuita.

micoach

Da Nike podíamos destacar o conhecidíssimo Nike+, desenvolvido a pensar em quem gosta de correr e também alvo de várias melhorias ao longo dos últimos anos. No entanto, vamos deixar uma nota para o Nike Training Club, mais abrangente (embora só disponível em inglês). Há diferentes tipos de treino, com exercícios para todo o corpo, com períodos de duração também distintos.

Quando o utilizador progride pode ainda ir abrindo novos planos de treino "alegadamente" de celebridades ou atletas profissionais, como Shawn Johnson ou Rihanna. A integração com a música está garantida, tal como a possibilidade de partilhar resultados nas redes sociais.

nike

Terminamos como o Fitness Builder. Não está disponível em português, mas entra na sugestão pelo leque alargado de conteúdos, imagens e funcionalidades que disponibiliza, em versões para a Android e iOS, ou online.

A app oferece 5.600 imagens e vídeos de exercícios e cobre 750 disciplinas. Garante acesso a um treinador pessoal e um conjunto de ferramentas de monitorização para analisar a progressão do trabalho físico que vai realizando.

Os promotores garantem que o produto foi pensado para iniciantes e utilizadores profissionais, por isso está disponível em várias versões. Para começar pode experimentar a versão de testes, disponível para um mês. A partir daí a app funciona por subscrição.

fitness builder

Antes de lhe desejarmos um bom treino deixamos só uma sugestão. Se conhece outras aplicações interessantes partilhe-as connosco.


Vídeos

Votações

Todos os dias são lançadas milhares de aplicações novas para dispositivos móveis. Quantas apps já instalou no smartphone ou tablet?

VotarVer Resultados

Glossário

Y2KVer

Hard. Soft. Com. Abreviatura anglo-saxónica para ano 2000: "Y" refere-se a ano (Year) e 2K é uma abreviatura de 2000 (sendo o K o multiplicador x1000). Usa-se isoladamente ou como referência ao "pr ...

Glossário

Tags

4545 resultados
1450 resultados
1427 resultados
1128 resultados
541 resultados