SAPO Tek

Publicado por Casa dos Bits 06 Mar 2013 às 14:30

Texto maior Texto mais pequeno Mail Imprimir

Sugestão TeK: Amanhã é dia de trabalhar fora do escritório

A praia ou o jardim podem não ser muito convidativos devido à chuva persistente, mas as alternativas para trabalhar fora do escritório são muitas. 72 parceiros portugueses já aderiram à iniciativa.

A greve dos transportes que parecem ter repetição indefinida, a chuva, as filas intermináveis de trânsito e o estacionamento difícil nas cidades podem contribuir para que o início de dia de trabalho tenha níveis adicionais de stress, reduzindo a produtividade e mesmo os níveis de felicidade de qualquer profissional.

Mas amanhã, dia 7 de março, a proposta é que deixe todas estas questões para trás e que leve o computador, o telefone e a Internet para um local onde possa trabalhar de forma cómoda, produtiva e feliz.

A data foi marcada pela iniciativa "Out of the Office Day", que tem raízes internacionais e que já se realizou em países como a Alemanha, Canadá, Reino Unido e Suíça, envolvendo milhares de colaboradores com o objetivo de mostrar as vantagens do teletrabalho e a flexibilidade das soluções em mobilidade.

Este ano o Dia Fora do Escritório vai ser assinalado pela primeira vez em Portugal, mas a ideia é que possa continuar a realizar-se de forma regular. São já 72 as entidades que aderiram ao conceito, de áreas de atividade muito diferentes, embora as Tecnologias da Informação tenham algum peso nesta lista, provavelmente porque estas empresas já experimentam no dia-a-dia as vantagens do teletrabalho.

É o caso da Microsoft, uma das promotoras da iniciativa em Portugal e uma das primeiras signatárias do consórcio realizado para promover o conceito. Na empresa a prática já existe há muito tempo e os colaboradores cujas funções o permitem são incentivados a fazer "out of office days" sempre que possam, sendo que amanhã será a primeira vez em que o vão poder fazer de forma simultânea num mesmo dia.

A redução do tempo gasto em deslocações, de combustível e dos níveis de emissão de CO2 para a atmosfera, bem como as poupanças com alimentação e outras despesas associadas, estão entre as vantagens identificadas pelas empresas que aderiram mas há ainda que somar a estas contas o alargamento do tempo gasto em trabalho efetivo, que se espera contribua para aumentar o nível de produtividade de cada colaborador.

Todos estes indicadores vão ser medidos através de contadores que arrancam amanhã, e que já têm na página do Facebook algumas medidas, nomeadamente o nível de felicidade dos colaboradores.

indicadores

Para participar é preciso responder a algumas questões, como a distância em relação ao trabalho, o tipo de transporte utilizado e o nível de felicidade com a iniciativa.

questões

Quem quiser pode ainda associar à sua fotografia de perfil um badge alusivo à iniciativa, mas apesar de existirem quase 3,5 mil gostos na página esta parece ser uma marca que ainda não ganhou grande adesão...

picbadge

O balanço do Dia fora do Escritório vai ser feito à posteriori, mas a Microsoft promete resultados mensuráveis para a próxima semana, contando poupanças de tempo e de custos das deslocações, mas também identificando a forma como as pessoas se mantêm online e ligadas ao local de trabalho, acedendo às ferramentas necessárias para conseguirem realizar as suas tarefas, mesmo à distância.

A lista de parceiros que adeririam ao projeto é longa e pode ser consultada na página criada no Facebook, incluindo a já referida Microsoft, o ministério da Economia, a Regus, Unisys, gfi, mas também a Fundação O Século, a Câmara Municipal de Lisboa, a Lift consulting, a alvo e a Science4Uou, entre muitos outros nomes.

Há um formulário de adesão que pode ser preenchido por quem quiser ainda juntar-se à iniciativa, mas sem efeitos imediatos, remetendo para um contacto à posteriori.

Mas nada impede que qualquer empresa decida aplicar a ideia e transforme o dia de amanhã num "Out of the Office Day". Se calhar vale a pena fazer a sugestão internamente....



Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico


Vídeos

Votações

Das aplicações que batem recordes de downloads, qual a que mais tem usado este verão?

VotarVer Resultados

Glossário

PortalVer

Com. Emp. Site na Internet que aglutina conteúdos, normalmente partindo de um directório e/ou motor de busca. Um portal pode incluir serviços de comércio electrónico, correio electrónico gratuit ...

Glossário

Tags

4754 resultados
1263 resultados
1194 resultados
1189 resultados
644 resultados