SAPO Tek

Publicado por Casa dos Bits 19 Set 2012 às 15:30

Texto maior Texto mais pequeno Mail Imprimir

Sugestão TeK: Conheça as novidades da Photokina 2012

Máquinas fotográficas com Wi-Fi e Android, lentes cada vez mais luminosas, com zooms potentes, ou uma aposta crescente nos sensores com formato de micro quatro terços: eis algumas das novidades da Photokina 2012.

A Photokina é a maior feira de equipamento fotográfico realizada em todo o mundo e a edição de 2012, que decorre na cidade de Colónia entre 18 e 23 de setembro, é bem o exemplo dos caminhos que ainda há por desbravar neste mercado.

Depois da guerra dos megapixéis nos sensores ter dominado as preocupações dos fabricantes durante vários anos, assiste-se agora a uma diversificação das apostas para vários tipos de tecnologias, aplicadas não só ao momento dos registos, mas também ao processamento e tratamento das imagens.

Das reflex profissionais e semi-profisssionais cada vez mais elaboradas e acessíveis, à popularização do vídeo Full HD com qualidade broadcast, passando pelas máquinas compactas com funcionalidades acrescidas, por novas lentes que aumentam a luminosidade, até às ligações Wi-Fi associadas à fotografia, o TeK escolheu algumas das novidades mais mediáticas desta feira de fotografia.

Trio de novidades Canon
Se no segmento das câmaras reflex semi-profissionais foi a nova EOS 6D a chamar a atenção dos utilizadores, as principais novidades da Canon na Photokina 2012 surgiram através de dois modelos compactos da gama PowerShot - a G15 e a SX50 HS.

Photokina 2012 - Canon PowerShot G15

No caso da nova proposta para a série G de compactas de topo, a principal novidade é mesmo a utilização de uma lente com zoom ótico de 5x e abertura de f/1.8-2.8, tornando-a na PowerShot com a lente mais luminosa desde o início da série.

Trata-se de uma características que poderá dizer pouco ao utilizador comum, mas permitirá aos fotógrafos amadores fazer registos em condições de pouca luz, mesmo com o zoom puxado ao máximo, mantendo sensibilidades baixas e imagens mais nítidas.
A G15 vem servida por um sensor CMOS com 12 Megapixéis, processador DIGIC 5 e ecrã com 3".

 Photokina 2012 - Canon PowerShot SX50 HS

No caso da nova compacta SX50 HS, o destaque que a Canon sugere vai para a lente incluída, uma versão equivalente a uma 24-1200 mm, que oferece um zoom ótico de 50x.

É um verdadeiro chamariz para quem gosta de puxar pelo zoom mesmo em máquinas compactas, embora os valores de abertura (de f/3.4 na grande angular a f/6.5 no máximo do "tele") sugiram que será necessário usar um bom tripé para que os resultados sejam satisfatórios.

A SX50 HS inclui um sensor e um processador semelhantes aos usados na G15, permitindo também o registo de vídeos Full HD, controlo manual das funções e um modo de fotos em RAW.

Panasonic renova gama GH
 Photokina 2012 - Panasonic Lumix GH3

A Panasonic continua a sua aposta no segmento das câmaras com lentes intermutáveis para sensores de micro quatro terços, com o evento de Colónia a servir para reforçar o anúncio da sua nova Lumix GH3.

Agora com um corpo fabricado em ligas de magnésio, é uma máquina para fotógrafos amadores exigentes, que procuram um modelo compacto do tipo "todo-o-terreno", mantendo a possibilidade de mudar de objetiva, de acordo com os cenários.

Segundo o fabricante nipónico, a GH3 possui uma construção resistente aos salpicos e ao pó, integrando um sensor de 16 Megapixéis e um ecrã OLED móvel com 3". Do leque de funcionalidades sobressaem a gravação de vídeo em Full HD e o suporte a ligações Wi-Fi, incluindo a possibilidade de controlar a máquina usando uma app para iOS ou Android.

As novidades da Panasonic na Photokina passam ainda pelo lançamento da nova objetiva micro quatro terços Lumix G X VARIO 35-100mm, com abertura a partir de f/2.8, bem como um punho com bateria, um flash e um microfone externo para acoplar à GH3.

Olympus com dupla PEN
É também com uma aposta no formato micro quatro terços que a Olympus se destaca na Photokina, ao mostrar uma dupla de máquinas compactas com lentes intermutáveis inseridas na gama PEN.

 Photokina 2012 - Olympus E-PL5 -frente

As novas E-PL5 e E-PM2 partilham o design e a maioria das funcionalidades, dominadas pelo sensor de 16,1 Megapixéis, ecrã com 3", modo de disparo contínuo de oito imagens por segundo, gravação de vídeo a 180p e sensibilidade até ISO 25.600, por exemplo.

 Photokina 2012 - Olympus E-PL5 -traseira

As diferenças incidem sobretudo no facto de a PEN E-PL5 incluir uma borracha de punho removível, ecrã com inclinação até 170º e botão para seleção de cenas no topo do corpo. Ambas as máquinas serão comercializadas numa versão apenas com o corpo, ou num pacote que inclui uma lente 14-42mm.

Fotografias… com Wi-Fi e Android
A presença da Samsung na Photokina 2012 foi dominada pela apresentação de propostas com Wi-Fi, numa tentativa de mostrar inovação, num mercado onde é ainda olhada de soslaio por muitos fotógrafos amadores.

 Photokina 2012 - Samsung NX1000HS

A empresa sul-coreana mostrou três compactas de lentes intermutáveis - NX1000 (na imagem), NX210 e NX20 - todas elas a disponibilizar ligações wireless, a que se junta a nova Galaxy Camera, que adiciona à ligação Wi-Fi suporte para redes 3G/4G.

Cartões mais rápidos e com mais GB
Para máquinas fotográficas capazes de produzir conteúdos cada vez mais "recheados" e ficheiros cada vez maiores, nada melhor que cartões com maior velocidade e GB no interior.

A Photokina serviu também para alguns fabricantes clássicos de cartões de memória apresentarem novas propostas para fotógrafos, como foi o caso da Lexar e da Transcend, por exemplo.

Para o segmento profissional, a Lexar mostrou o novo cartão SDXC UHS-I com 256GB de capacidade, capaz de suportar velocidades de leitura até 60MB/s (Class 10), quando usado num equipamento ou num leitor de cartões compatível.

Segundo o fabricante, esta nova capacidade é apontada a profissionais de fotografia e de vídeo digital, com o preço a confirmar este propósito: o SDXC UHS-I deverá ser lançado em Outubro, com um preço a rondar os 900 dólares.

 Photokina 2012 - Cartões de memória Lexar e Transcend

Do lado da Transcend a nova proposta espreita o mercado de consumo, igualmente a pensar nos utilizadores que gravam vídeos em Full HD ou fazem fotografias sobre tudo o que vêm. O novo cartão 128GB SDXC, igualmente com velocidade de Class 10, promete velocidades de transferência de 22 MB por segundo e capacidade para guardar até 32 horas de vídeo em alta-definição, ou oito mil fotos em RAW (partindo da criação de ficheiros de imagem com 14MB cada).

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico


Vídeos

Votações

Concorda com a proposta de restrição de acesso às redes sociais nas escolas?

VotarVer Resultados

Glossário

Non-interlacedVer

Hard. Não-entrelaçada. ...

Glossário

Tags

4215 resultados
2910 resultados
1318 resultados
574 resultados
12 resultados