SAPO Tek

Publicado por Casa dos Bits 13 Set 2012 às 17:10

Texto maior Texto mais pequeno Mail Imprimir

Sugestão TeK: Descubra as 8 diferenças do novo iPhone

A sexta versão do iPhone, ontem apresentada, parece não trazer grandes mudanças em relação ao modelo 4S. Mas elas existem e o TeK desafia os leitores a descobrir as 8 diferenças mais relevantes.

A apresentação ontem do novo iPhone não trouxe grandes surpresas, nem entusiasmo. A fábrica de rumores da Apple já tinha especulado longamente sobre as possíveis (ou prováveis) funcionalidades e características do smartphone, e a própria apresentação acabou por não ter o “encanto” dos tempos de Steve Jobs.

O TeK acompanhou a conferência e foi dando conta das novidades à medida que esta decorria, e hoje já atualizou a informação face à confirmação de que o LTE não estará disponível em Portugal (nem em grande parte da Europa), pelo menos numa primeira fase, ao contrário do que tinha sido antecipado.

Mas decidimos voltar ao tema e desafiar os leitores a descobrir connosco as 8 diferenças mais relevantes do novo smartphone da Apple, embora estas estejam a ser amplamente discutidas também nas caixas de comentários das notícias. Prontos para começar?

Diferença 1: maior mas mais leve e fino
Nos cinco anos de mudanças esta é uma das mais fáceis de descobrir: o iPhone cresceu em altura, emagreceu (é 18% mais fino) e ficou mais leve (20%). Mas um olhar atento descobre outras mudanças: a construção mantém a combinação de alumínio e vidro, nas cores preto e branco, e os botões estão nos mesmos sítios, mas a traseira ganha uma superfície mate e o revestimento da lateral deixa de ser em cor de alumínio.

A substituição do conector de 30 pinos (de que falamos mais à frente), dita também alterações na base, com mais espaço para saídas de som.

Nome imagem

Diferença 2: mais 0,5 polegadas de ecrã
O crescimento (em altura) do iPhone é acompanhado pelo ecrã que ganha mais 0,5 polegadas para as 4 polegadas de diagonal, agora com o formato 16:9 que favorece a visualização de vídeos. A qualidade da imagem melhora também na resolução, que passa a ser de 1136x 640 pixéis, mas mantendo os 326 ppi.

Ganha-se também mais uma fila na apresentação de ícones, embora o design permita que se continue a usar o telemóvel só com uma mão, e que agora seja mais fácil escrever mensagens curtas e outros textos, com mais espaço para o teclado virtual.

Nome imagem

Diferença 3: Duas vezes mais rápido
Nome imagem Com a mudança para o processador A6 - que integra mais "inteligência" da Apple no design da ARM e cujo número de núcleos não foi divulgado -, a Apple garante que os utilizadores vão conseguir o dobro da velocidade, que se vai sentir no lançamento mais rápido das aplicações, no carregamento das páginas web e no acesso ao email. E que também afeta (positivamente) o desempenho gráfico em imagens e vídeos.

A nova geração de chips é também mais fina – o que permitiu cortar na espessura e peso do iPhone, e mais económica no consumo energético.

Diferença 4: 225 horas em espera…
A bateria é ainda o calcanhar de Aquiles dos smartphones. Mesmo com chips mais eficientes é certo e sabido que convém carregar o telemóvel com regularidade religiosa. Ou seja, todos os dias.

A Apple diz que o novo iPhone pode estar ser recarregar 225 horas (mais 25 horas do que o iPhone 4S, mas é preciso quase nem olhar para ele… Em conversação a bateria dura as mesmas 8 horas que o modelo anterior, mas ganham-se duas horas na navegação Web em autonomia em navegação 3G e uma hora em Wi-Fi.

Diferença 5: evolução para as redes “ultra rápidas”
O novo iPhone 5 traz a promessa de garantia de suporte ao 4G europeu, mas para já é quase só uma promessa. Como o TeK confirmou, só a Alemanha e o Reino Unido vão ter para já a possibilidade de navegar até 150 Mbps, mas a Apple promete “desbloquear” o acesso noutros países de forma gradual.

Em Portugal a compatibilidade será garantida pelas frequências dos 1.800 MHz, mas esta é uma faixa na qual os operadores nacionais não têm apostado, fazendo a cobertura das cidades com os 2.600 MHz e preparando o alargamento ao território com as faixas dos 800 MHz, que foram deixadas livres com o fim das emissões analógicas de TV.

Diferença 6: o trabalho que pode dar uma ligação…
Já era esperado (também) que a Apple mudasse o velhinho conector de 30 pinos, substituindo-o pelo Lightning, mais pequeno e robusto, e libertando espaço na base do iPhone. Mas esta é uma mudança que pos trazer custos pesados, sobretudo para quem investiu em acessórios que tiram partido das ligações antigas (partilhadas com os iPod touch e com o iPad)…

A Apple garante um acessório para assegurar a retrocompatibilidade, vendido à parte, mas os encaixe podem não ser compatíveis, nomeadamente em sistemas de som, onde é o próprio iPhone que encaixa num espaço especialmente desenhado para o smartphone…

Nome imagem

Diferença 7: Câmara fotográfica e iSight
É na câmara frontal que desta vez está a maior diferença. E é na qualidade, que passa a ser HP, com um sensor de 1,2 MP para fotos e 720p para vídeo e um sensor de iluminação que vai melhorar as conversas em FaceTime. A câmara traseira foi redesenhada para ser mais pequena e resistente, mas na qualidade pouco mudou: mantêm-se os 8 megapixéis, o flash LED, a possibilidade de detetar rostos e a focagem automática.
Na captura de fotos a funcionalidade de Panorama foi melhorada e pode trazer resultados espetaculares para quem gosta de paisagens.

Nome imagem

Diferença 8: sistema operativo novo

O iPhone 5 estreia o iOS6. Bem, na verdade não o faz, porque só chega às lojas a 21 de setembro e no dia 19 os utilizadores das versões mais antigas já podem descarregar a atualização do sistema operativo gratuitamente.

O novo sistema operativo tem 200 novas funcionalidades, incluindo novos mapas com navegação curva a curva, e visualização de panorama Flyover, contando ainda com a integração de contactos e calendário com Facebook. O Siri ganha também suporte a outras línguas.

Nome imagem

Concorda com estas diferenças ou quer apontar mais algumas? O “prémio” para os que tiveram a capacidade de chegar ao fim deste desafio fica com o vídeo que reproduzimos abaixo, onde as novidades do iPhone 5 podem ser descobertas em tom de rap.



Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico




Vídeos

Votações

A guerra nos smartphones faz-se cada vez mais no segmento de baixo preço e no de alta gama. Quanto investiu no equipamento que tem atualmente?

VotarVer Resultados

Glossário

DTPVer

Soft. Iniciais em inglês de DeskTop Publishing. O mesmo que edição electrónica. ...

Glossário

Tags

3377 resultados
1636 resultados
843 resultados
78 resultados
9 resultados