SAPO Tek

Publicado por Casa dos Bits 02 Mai 2011 às 14:30

Texto maior Texto mais pequeno Mail Imprimir

Sugestões TeK: Passe os seus vídeos VHS para digital

Tem cassetes guardadas com vídeos desde o tempo da Carochinha? Se não tiver cuidado, essas memórias vão ficar estragadas. A não ser que as converta para digital. Quer saber como?

Os filmes em VHS já foram os reis das nossas salas de estar. As memórias que guardamos naquela fita preta fazem-nos sorrir e relembram-nos, muitas vezes, alguns dos melhores períodos das nossas vidas. Preservar as cassetes em locais com temperatura adequada e fazer cópias é o princípio de uma boa política de backup, mas com o passar do tempo estas vão-se desgastando e os filmes correm cada vez mais o perigo de ficarem danificados. Na verdade, os filmes guardados em cassetes VHS começam a perder qualidade ao fim de apenas três anos.

A resposta? Passar o conteúdo dessas cassetes para digital. O mesmo filme guardado num DVD poderá durar (de acordo com algumas fontes) 250 anos…

Para converter o conteúdo de vídeo para um arquivo digital, precisa de um dispositivo de conversão dedicado. Falamos de hardware que tenha a capacidade de "pegar" no sinal analógico e transformá-lo em digital. Geralmente, este processo é feito de forma automática, muito embora seja possível definir algumas características da conversão manualmente, recorrendo ao software.

Se tiver um gravador de vídeo digital na sala e não pretender fazer qualquer tipo de edição de vídeo, basta ligar o videogravador ao gravador de vídeo digital através da porta SCART e depois gravar o conteúdo de forma directa. Não dá trabalho, mas não permite definir qualquer opção, já que não tem software adequado a essa finalidade.

Se não tiver este hardware ou não estiver interessado em recorrer a este método, terá de adquirir um dispositivo que faça a conversão e que se liga ao computador. E é precisamente neste ponto que pode contar com a ajuda do TeK. Neste artigo, vai encontrar algumas propostas que podem auxiliá-lo.

Parceiros para a conversão
O Video Creator Platinum da Dazzle é uma engenhoca que pode ajudá-lo a fazer a captura do vídeo VHS para DVD. Basta ligar o seu videogravador ou a sua câmara de vídeo e depois ligar o Dazzle ao computador.

Conta com software, pelo que é possível criar animações, títulos e efeitos em alta definição. E as opções de exportação não se esgotam na gravação de DVD. Pode produzir filmes e publicá-los, por exemplo, no YouTube.

Pode encontrar este pacote nas lojas por cerca de 79 euros, embora o valor varie consoante o comerciante.

DAZZLE

O Creator Platinum não é a única hipótese. O Studio MovieBoxHD da Pinnacle é uma solução adequada e que permite um nível de envolvência superior no projecto.

Com este hardware, pode importar vídeo e fotos a partir de câmaras, telemóveis, consolas de jogos e, claro está, videogravadores VHS. A edição e a adição de animações, efeitos, som e música (tudo em HD) é feita sem dificuldade e o utilizador tem ao seu dispor mais de 130 templates. O custo é de cerca de 90 euros.

PINNACLE

A Hauppauge também conta com várias propostas nesta área. Uma das mais simples de usar e das mais baratas é o href="http://www.hauppauge.com/site/products/data_usblive2.html" target="_blank"> USB-Live2. Como o próprio nome indica, liga-se ao PC através da porta USB. Na outra ponta do cabo vai encontrar uma entrada SVideo e entrada de vídeo composto (atenção: não tem entrada SCART). Pode guardar os seus vídeos preferidos com uma resolução máxima de 720 x 480 pixels.

Conte com uma factura de cerca de 45 euros se quiser optar por esta solução. Hauppauge

Outra oferta muito em conta é proposta pela Conceptronic, cujo preço ronda os 32 euros. Muito embora já tenha algum tempo, o Home Video Creator foi especialmente concebido para quem quer digitalizar as cassetes de VHS e depois criar um arquivo de DVDs com os vídeos. Conta com software de edição de vídeo que garante algum nível de edição e personalização do mesmo. Tal como o hardware da Hauppauge, dispõe de ligação USB - Svideo e vídeo composto. Suporta Mpeg2 NTSC e Mpeg2 PAL.

Conceptronic

O Terratec Grabster AV450MX também permite transferir o conteúdo das suas cassetes VHS para DVD. Liga-se à porta USB do seu computador e a conversão é acompanhada por um software de edição de vídeo para criar projectos com um look mais profissional.

Em alternativa a todas estas engenhocas, pode recorrer a uma câmara de vídeo que tenha uma entrada de vídeo analógico. É possível fazer a conversão directamente neste dispositivo e depois, ligando-o ao PC, gravar o arquivo em DVD.

O preço ronda os 119 euros

Terratec

Preocupações adicionais
As hipóteses são muitas no que respeita à escolha do hardware (e do software) a usar para fazer a conversão, mas há outros elementos que nada têm que ver com o dispositivo escolhido.

Não se esqueça de que a conversão é feita em tempo real. Assim, como referimos, convém ir "partindo" a captura do vídeo, por uma questão de gestão dos ficheiros e do peso dos mesmos no sistema.

Pode fazer a conversão em qualquer máquina, mas deve ter em consideração que o processo impõe uma elevada carga de processamento ao sistema. Assim, e muito embora os requisitos mínimos variem consoante o hardware utilizado, o seu computador de secretária deverá ter pelo menos um processador com 2 GHz, 512 MB de memória RAM, um interface USB 2.0, placa de som, um disco rígido com o máximo de espaço livre disponível (20 GB no mínimo), uma unidade óptica de gravação de DVDs (caso queira gravar o conteúdo digital) e uma placa gráfica com resolução de 800 x 600 pixels.

Se tem apenas duas ou três cassetes para digitalizar, não descarte a hipótese de recorrer a lojas de especialidade. O preço nem sempre é competitivo, mas pode ser mais vantajoso que adquirir uma placa que vai usar apenas três vezes. Se estiver a pensar em digitalizar vídeos em formato Video8, então esta opção será a mais viável, uma vez que já há poucas máquinas com este formato.

Atenção, todavia, ao valor. Tome a nossa experiência como exemplo: para a digitalização de um vídeo de cerca de 5 minutos, pagámos 80 euros.

Nota da Redacção: A informação foi actualizada com preços.
Foi corrigida a designação errada de Super8 por Video8, como um leitor bem notou.


Vídeos

Votações

Das aplicações que batem recordes de downloads, qual a que mais tem usado este verão?

VotarVer Resultados

Glossário

RealtimeVer

Soft. Tempo real. Modo de diálogo que se caracteriza pela transmissão de informação entre dois agentes que é realizada em directo, conforme sucede durante uma conversa via teclado, o que a difere ...

Glossário

Tags

4694 resultados
3201 resultados
1719 resultados
1164 resultados
401 resultados