A aplicação Facebook para Android tem uma falha no software que faz com que os utilizadores com a app instalada no telemóvel, mesmo sem terem perfil na rede social, tenham os seus números de telefone carregados de forma automática e sem consentimento nos servidores da tecnológica. A empresa de Mark Zuckerberg já prometeu uma solução para breve.

O Facebook também já disse a vários meios de comunicação que os números recolhidos de forma involuntária já foram apagados dos servidores.

A polémica estalou quando a empresa de segurança Symantec descobriu que a aplicação do Facebook para Android permitia o envio do número de telefone do utilizador para os servidores da empresa sem que houvesse uma indicação dessa tarefa. Para isso bastava que a pessoa executasse a aplicação móvel, não sendo necessário sequer o processo de autenticação.

A maior rede social do mundo já corrigiu o problema numa versão beta da aplicação e vai disponibilizar a versão final dentro de pouco tempo, como escreve o The Next Web.

Ainda não é certo quantas pessoas terão sido afetadas e quantos números reunidos, mas tendo em conta a base de utilizadores mobile - mais de 500 milhões - e a predominância da app do Facebook nas tabelas das aplicações mais descarregadas da Play Store, terão sido milhões de utilizadores em todo o mundo.

Nota de redação: foi corrigida uma gralha no texto


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico