Ao todo são mais de 250 novas funcionalidades que a Google está a "empacotar" no Android N, que estará disponível no verão, mas que já podem ser experimentadas por quem se inscrever no programa beta

Os detalhes partilhados na Google I/O passam sobretudo pela melhoria da segurança, com atualizações mais rápidas e intuitivas, semelhantes ao que acontece nos Chromebooks, e a possibilidade de "esconder" as apps mais antigas, que não são usadas, do menu de multitasking para um ambiente de trabalho mais limpo. E há um botão "limpar todas" que pode desligar todas as apps ativas ao mesmo tempo.

A produtividade terá também melhorias com a possibilidade de apresentar várias janelas diferentes no ecrã, algo que alguns interfaces de diferentes marcas já tinham adicionado ao Android. E as notificações vão ter um upgrade, com a opção de uma resposta rápida a mensagens diretamente deste menu, sem ter de abrir nenhuma app ou sair do que está a fazer.

Como era esperado, a Google também trabalhou na rapidez, com a API Vulkan que promete melhores gráficos e mais eficiência, para smartphones e tablets Android. O compilador no Android N é muito mais rápido, a Google diz que 75% mais rápido, e a ap.licação ocupa menos espaço.

Quem quiser experimentar pode fazê-lo no Nexus 5X, Nexus 6, Nexus 6P, Nexus 9, Nexus 9 LTE, Nexus Player, General Mobile 4G e Pixel C.

Mas a principal adição ao Android N será o suporte à realidade virtual, com a plataforma DayDream que tratamos numa notícia separada. Clay Bavor afirmou que já há vários fabricantes de telemóveis Android preparados para suportar a realidade virtual depois do Verão, e referiu especificamente a Samsung e a HTC, que vão aderir às especificações "Daydream Ready".

Uma última coisa: já se sabia que Android N era apenas um nome de código, mas agora a Google quer a sua ajuda para escolher um novo nome para o sistema operativo. Quer experimentar? #nameAndroidN

Novidades para wearables

A plataforma Android Wear tem também novidades com a versão 2.0, com evoluções na área de messaging e fitness, mas também no aspecto do relógio.

Há várias alterações no interface de utilizador, mas a principal novidade é a maior independência das aplicações em relação ao smartphone, com ligação direta à rede através de Bluetooth, Wi-Fi ou ligação GSM.

[caption][/caption] 

Veja ainda as outras novidades apresentadas na Google I/O

Google Home vai ser o seu mordomo pessoal. E pode perguntar-lhe o que quiser

Daydream é a plataforma da Google para Realidade Virtual

Google também vai ter assistente virtual... para conversar