O Facebook anunciou uma nova funcionalidade para o Messenger que permite a todos os seus utilizadores passarem a fazer chamadas de voz para dezenas de amigos ao mesmo tempo e via internet.

David Marcus, "chefe máximo" da equipa responsável pela aplicação de messaging, explicou num post recente que a funcionalidade de chamadas de voz em grupo vai ficar progressivamente disponível a partir de hoje para aqueles que entre os mais de 900 milhões de utilizadores disponham da mais recente versão do Messenger para Android e iOS.

Os utilizadores que tenham instalada uma destas novas versões passam a dispor de um ícone de um telefone com referência a chamadas de grupo. Ao clicar no ícone, dá-se início a uma chamada para todos os elementos desse grupo.

A verdade é que o Messenger rapidamente se transformou numa das principais prioridades do Facebook, contando com novas funcionalidades numa base regular, com o objetivo ultimo de os utilizadores não se desinteressarem desta plataforma de comunicações.

Em apenas um ano, o Facebook passou de 700 para 900 milhões de utilizadores ativos por mês. Em conjunto com o WhatsApp, as plataformas de messaging do Facebook transmitem qualquer coisa como 60 mil milhões de mensagens por dia, ou seja, três vezes mais do que o número de SMS enviados diariamente.

As chamadas de voz para grupos aproximam agora o Messenger do conceito atual do Skype – embora o Messenger conte com três vezes mais utilizadores.

Já no que diz respeito às chamadas vídeo em grupo, que o Skype e o Google Hangouts já disponibilizam, as mesmas ainda não estão disponíveis no Messenger – mas dado o ritmo a que as novidades vão surgindo, não será de estranhar que passem a estar muito brevemente.

Recorde-se que as chamadas individuais no Facebook estão disponíveis desde 2014, enquanto as chamadas de  vídeo entre duas pessoas foram lançadas há exatamente um ano atrás. 

Já este ano, na conferência de programadores F8, o Facebook apresentou os chat bots do Messenger para empresas.