Apenas 2,3% dos utilizadores Android têm a versão mais recente do sistema operativo instalado no telemóvel ou tablet. Os números são relativos ao Android 4.3 e dizem respeito a resultados registados durante o mês de outubro. Entretanto já foi lançada a versão 4.4, mas ainda não entra para a análise por ter sido lançado apenas há quatro dias.

Apesar de 52,1% dos utilizadores terem nos dispositivos uma versão Jelly Bean - 4.1 até 4.3 -, o número de utilizadores que têm efetivamente a última versão é baixo. Apresentada a 24 de julho deste ano, passados três meses nem 3% foram atingidos nesta versão.

Com o anúncio no último dia de outubro do Android KitKat, é possível que a Android 4.3 venha a ser uma versão de "museu" do sistema operativo móvel da Google, já que alguns fabricantes devem optar por saltar o 4.3 para disponibilizarem o update direto do 4.4. O Android KitKat foi inclusive desenhado para ser instalado no maior número de dispositivos possível.

As versões do Android 2.3 continuam a representar 26,3% dos acessos que são feitos ao Google Play, enquanto as versões 4.0 Ice Cream Sandwich totalizam 19,8% de quota.

[caption]Android[/caption]

Os resultados relativos à última semana de outubro marcam a primeira vez do Jelly Bean além dos 50% de taxa de utilização. A versão que mais cresceu foi a Android 4.2 ao ganhar 1.9 pontos percentuais, enquanto as outras duas versões subiram 0,8 pontos percentuais. No campo das perdas foi o Android Gingerbread quem mais caiu ao perder 2.2 pontos percentuais desde a última análise da gigante dos motores de busca.

Agora com uma nova versão na calha, será relevante ver quanto tempo é que o Android KitKat vai demorar até conseguir ocupar a posição de versão do software com mais utilizadores e quando é que consegue atingir os 50% agora ultrapassados pelo Jelly Bean - tendo sido lançada a primeira versão em julho do ano passado.

Fica uma questão para os leitores: será que é desta que a Google consegue acabar com a fragmentação e consegue acelerar a adoção rápida da mais recente versão do Android?


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico