6 apps que vale (mesmo) a pena instalar no seu smartphone ou tablet

Vídeos, fotografia e também redes sociais. Estas são algumas das aplicações que a equipa do TeK escolheu esta semana especialmente para si. Vai ver que vale a pena instalá-las no seu smartphone ou tablet.

tek apps da semana

Sabemos que a fotografia e o vídeo ocupam um lugar muito importante no uso dos smartphones e tablets e por isso estamos sempre à procura de novas aplicações para adiciona mais uns pozinhos de magia e criatividade a esta área. Esta semana trazemos o Realtimes e a BlackCam.

Mas nem só de imagem se fazem as apps da semana, e há mais para descobrir, incluindo um assistente para o ajudar a melhorar a sua postura e um novo teclado com emojis.

Passe pelas próximas páginas e verifique as apps que selecionámos especialmente para si.

 

Combine as suas melhores fotos e transforme-as em vídeo com o RealTimes

A aplicação da RealPlayer pode transformar com pouco esforço um conjunto de fotografias num vídeo, mais ou menos personalizado consoante os gostos. Ou as competências.

Há fotos tão boas que apetece mesmo torná-las mais reais. E  nada como uma animação em video para trazer movimento, cor e música às suas melhores recordações.

O RealTimes é fácil de usar e gratuito, somando a experiência da RealPlayer na área do vídeo. Pode fazer quase tudo de forma automática ou adicionar um toque especial da sua criatividade com as ferramentas de personalização.

No fim, pode partilhar com amigos e família nas redes sociais, vídeo a vídeo ou em coleções, sendo ainda possivel transmitir diretamente para um ecrã de TV com ligação à Xbox One, Kindle Fire TV ou Chromecast.

A app está disponível para iOS e Andoid, com interface em português. E, como já referimos, é grátis.

 

Siga para a próxima página e veja a próxima app.

Aplicação inspirada em Trump mostra quantas vezes homens interrompem mulheres

Sabia que há mais 23% de probabilidade de um homem interromper uma mulher quando esta está a falar do que interromper um outro homem? Nas empresas de tecnologia a probabilidade sobe para os 50%.

São estes dados e outros do mesmo género, de fontes como o Journal of Language and Social Psychology, de Harvard e da Universidade de Columbia, que apresentam a aplicação Woman Interrupted.

Na origem desta app lançada pela agência brasileira BETC para coincidir com o Dia Internacional da Mulher esteve, no entanto, o primeiro debate para as presidenciais norte-americanas, em que Donald Trump interrompeu repetidamente Hillary Clinton.

A Woman Interrupted usa o microfone do smartphone para registar as conversas mantidas e contar o número de vezes que uma mulher é interrompida por homens.

A aplicação necessita por isso do registo inicial da voz da principal utilizadora, para calibração e posterior reconhecimento nas gravações. Depois disto, o objetivo é quantificar o número de interrupções masculinas num diálogo, reunião ou debate.

Essas contabilizações são guardadas na aplicação - e não as conversas em si, garantem os responsáveis -, gerando gráficos com dados diários, semanais ou mensais.

 “O objetivo da Woman Interrupted App é ampliar o debate em torno do Manterrupting”, visando também “a consciencialização do público masculino, que muitas vezes não reconhece o comportamento”, refere a agência.

A aplicação está disponível para download na Google Play e na App Store.

 

 

Siga para a próxima página e veja a próxima app.

Instagram junta etiquetas personalizadas de geolocalização às Stories

A rede social voltou a inspirar-se no Snapchat para complementar a sua funcionalidade de partilha de imagens e vídeos autodestrutivos.

É uma das funcionalidades mais características do Snapchat e é agora mais uma que é adoptada por uma aplicação concorrente.

As etiquetas personalizadas de geolocalização, que surgiram na app de Evan Spiegel para identificar um país ou uma cidade, chegam agora às Stories do Instagram.

Depois de uma atualização, que já chegou a alguns utilizadores, é agora possível decorar imagens e vídeos com os chamados "geostickers" para comunicar onde é que dada imagem foi captada. A funcionalidade está, por enquanto, apenas disponível em Nova Iorque e em Jakarta, e há dezenas de variantes para cada um destes locais.

A integração destes elementos pode ser feita através do botão de autocolantes que já existe na interface das Stories. Uma vez publicada, a etiqueta pode ser clicada por outros contactos que serão, em consequência, remetidos para uma nova página onde estarão dispostas várias imagens e vídeos captados nesse mesmo local.

O Instagram não desvendou se está a preparar o lançamento desta mesma funcionalidade noutras cidades, mas é seguro assumir que a expansão faz parte dos planos da rede social.

 

Siga para a próxima página e veja a próxima app.

BlackCam: Retire a cor das fotografias para um resultado mais artístico

A fotografia a preto e branco tem vindo a ganhar adeptos da simplicidade que se consegue retirando a cor das imagens. A app BlackCam dá uma ajuda para resultados mais profissionais no smartphone.

 

Como seria de esperar, a aplicação funciona com a câmara do smartphone e permite aplicar vários efeitos às imagens, desde filtros de conversão, que são mostrados de forma imediata, até á simulação do grão característico das imagens mais antigas.

Todo o processo é fácil de desenvolver e pode ainda "jogar" com as funcionalidades de contraste, brilho e exposição para atingir o resultado desejado na fotografia.

No final as imagens podem ser guardadas no iPhone ou iPad ou partilhadas nas redes sociais, mas também é possvel enviar o resultado por email.

A app BlackCam está disponível para iOS e Andoid e por um tempo limitado é de download gratuito.

 

Siga para a próxima página e veja a próxima app.

Teclado da Google passa a traduzir e a sugerir emogis e GIFs

Com as atualizações mais recentes, o Gboard vai passar a sugerir imagens, “estáticas” e animadas, dependendo daquilo que o utilizador vai escrevendo nas suas trocas de mensagens.

O novo recurso é compatível com aplicações como o Facebook Messenger, Snapchat, Hangouts e Allo, segundo garante a Google.

Além da sugestão de GIFs e emojis, o Gboard passou também a oferecer uma nova forma de usar a escrita por voz: ao tocar no microfone, o teclado já não desaparece ao ouvir o utilizador, permitindo voltar à escrita tradicional mais rapidamente.

No início da semana já tinha sido anunciada a integração do Gboard para Android com o Google Translate, permitindo a tradução imediata das palavras e frases à medida que vão sendo escritas.

 

Siga para a próxima página e veja a próxima app.

 

Os smartphones estragam-lhe a postura, mas com esta app também a podem corrigir

Esta aplicação envia-lhe notificações para corrigir a postura sempre que estiver a utilizar o seu telefone numa posição pouco benéfica para as suas costas.  

Esta é uma aplicação simples que serve única e exclusivamente para o ajudar a corrigir a postura. Chama-se Posture, é gratuita e está disponível para Android.

A app gira em torno da teoria de que as pessoas olham, em média, cerca de 85 vezes para o smartphone durante o dia. E de acordo com a Posture, na maior parte das vezes, na posição errada.

Face a isto, a aplicação vai utilizar os sensores de posição e direção do seu telefone para o notificar sempre que estiver a utilizá-lo numa posição que lhe crie qualquer tipo de tensão no pescoço. A posição pode ser calibrada e a app vai ajudá-lo a retomar uma postura mais ajustada àquilo que é mais adequado para o seu corpo.

A frequência das notificações pode ser personalizada, tal como a posição, a forma e a cor do ícone que vai surgir no ecrã do seu equipamento sempre que houver uma postura para corrigir.

A Posture está há pouco tempo no mercado, mas tem já uma pontuação geral de 4,5 estrelas na Play Store da Google.

Nokia 3310

O Nokia 3310 recupera a nostalgia de uma das primeiras gerações de telemóveis. Está disposto/a a comprar um?

Mais informação

  • Sim e vou abandonar o meu smartphone

    19%

  • Sim, mas só para jogar Snake

    10%

  • Vou oferecer a alguém

    10%

  • Não, é só um "dumbphone"

    59%