EUA: estado do Alabama troca assinaturas por selfies na declaração de impostos

O estado norte-americano vai permitir que os cidadãos ali residentes validem a sua identidade com uma selfie. O sistema, que vai estar em fase de testes durante este ano, foi desenvolvido pela MorphoTrust.

tek selfie

Se é residente no estado norte-americano do Alabama fique a saber que vai poder entregar a sua declaração de impostos com uma simples selfie. O departamento federal da receita daquela região estabeleceu uma parceria com a MorphoTrust, uma empresa tecnológica especializada em soluções digitais de identidade, que desenvolveu, para este projeto, uma aplicação de credenciação biométrica que utiliza o scan da face do utilizador para autenticar a sua identidade na entrega online dos documentos. Os contribuintes que estiverem dispostos a utilizar este novo recurso, que este ano vai ainda estar em fase de testes, terão prioridade no processamento da sua declaração.

Para validar a sua identidade, a eID requer que faça um scan da fotografia que consta num dos seus documentos de identificação e só depois da sua cara. A informação é posteriormente utilizada para fazer uma comparação entre as medições feitas em ambos os scans.

De acordo com o site do governo federal do Alabama o plano é manter o sistema em funcionamento durante o próximo ano. Adicionalmente, o eID deverá ser estendido a outros processos que exijam a confirmação da identidade do cidadão.

Um dos problemas deste sistema, por enquanto, é que está apenas disponível para iOS.

Votação TeK

Já tem uma PlayStation 4 Pro ou está à espera da Xbox Project Scorpio?

  • Já tenho a PS4 Pro mas estou curioso para conhecer a nova Xbox

    10%

  • Estou à espera da Project Scorpio para voltar a investir numa consola

    13%

  • Não tenho a PS4 Pro mas também não tenho interesse na próxima Xbox

    36%

  • Prefiro jogar no computador

    39%