Recorde 2016 com seis dos melhores jogos móveis do ano

Renove os jogos do seu smartphone ou tablet, seja ele Android ou iOS, com alguns dos jogos galardoados na edição deste ano do mais antigo evento que elege os melhores títulos desenvolvidos para dispositivos móveis.

tek steppy pants

Os International Mobile Gaming Awards (IMGA), cuja 13ª edição decorreu no final de fevereiro, é uma competição anual e o mais antigo evento onde são premiados os melhores jogos criados para dispositivos móveis.

Na edição deste ano, o júri selecionou 16 vencedores de uma lista restrita de 159 nomeados que foram previamente escolhidos a partir de quase 3 mil candidaturas. O Grand Prix, galardão máximo do certame, foi ganho por Pokémon GO, que juntou mais um prémio a tantos outros arrecadados este ano. Mas muito se tem falado sobre este jogo, por isso, esta semana, sugerimos cinco dos outros jogos condecorados no evento.

Um deles é Mekorama. Criado pelo programador independente Martin Magni e vencedor da Menção Honrosa do Júri, este título vai levar os jogadores a ajudar um pequeno robô a conseguir encontrar o caminho para o ponto de saída de cada um dos níveis. Sky Garden: Farm in Paradise foi o vencedor do prémio People's Choice, tendo sido escolhido por eleitores on-line de todo o mundo e registado um recorde de 7000 votos. Nele o jogador terá que plantar flores com a diferença de ter que o fazer no céu, utilizando as nuvens para o efeito. Human Resource Machine é um quebra-cabeças que coloca o jogador a descobrir qual a sequência correta para realizar as tarefas indicadas. Steppy Pants é um divertido título onde o jogador tem que ajudar o personagem a andar na rua, evitando os diversos perigos e obstáculos, mas, principalmente, as ranhuras no pavimento. Por fim, Clash Royale, um dos mais rentáveis jogos da atualidade, cuja dinâmica está num jogo de cartas das quais o jogador se serve para travar batalhas em tempo real contra outros jogadores com o objetivo de conseguir derrubar o Rei adversário.

Mekorama

Mekorama é um quebra-cabeças onde o objetivo é conduzir um pequeno robot até à saída de cada nível, evitando obstáculos e acionando alavancas para abrir o caminho. O jogo tem mais de 127 desafios que vão sendo desbloqueados conforme se vai evoluindo.

O primeiro nível funciona como tutorial, ensinando o jogador como movimentar o robô. Os níveis seguintes irão apresentar novidades na jogabilidade, como a possibilidade de mover o cenário, mover blocos ou aceder a áreas aparentemente inacessíveis. E os níveis posteriores vão exigir que tenha em conta outros robôs e a necessidade de temporizar os seus movimentos de forma a evitar ser apanhado e eletrocutado. No geral, os níveis não são complicados, embora um ou outro seja mais desafiante. O jogador pode optar por experimentar qualquer um dos níveis que esteja disponível, não existindo uma sequência rígida para jogar, algo importante nos casos em que se fica preso em algum desafio, podendo escolher outro nível e assim progredir no jogo.

O jogo inclui um editor de níveis que permite aos jogadores fazerem os seus próprios puzzles e partilhá-los com os amigos e outros jogadores através do Facebook ou Twitter.

Mekorama é um divertido jogo, com grafismos e animações excelentes e que proporcionará muitas horas de entretenimento. É gratuito e está disponível para Android e iOS.

Human Resource Machine

Human Resource Machine é um quebra-cabeças que coloca o jogador a auxiliar um empregado de uma grande empresa a automatizar as suas tarefas, criando, para o efeito, uma sequência de comandos. A cada nível, que representa um ano de trabalho, é fornecida uma tarefa e um conjunto de comandos, sendo necessário ordená-los de forma a concretizá-la com o sucesso necessário para ser promovido, subindo de nível e também de piso no edifício.

As tarefas implicam colocar uma série de caixas numeradas de uma esteira de entrada para uma de saída pela ordem indicada. Após os primeiros níveis, que funcionam como uma espécie de tutorial, a dificuldade aumenta, aparecendo ainda objetivos secundários para cumprir, essencialmente associados à temática da otimziação, ou seja, resolver o problema com o mínimo possível de comandos ou processos.

A dificuldade do jogo não é gradual, o que significa que a qualquer momento pode surgir um nível bastante difícil que pode levar algum tempo até se conseguir arranjar a respetiva solução. Felizmente, para esses momentos mais desafiantes, é possível fazer uso do recurso de cópia de um nível anterior, podendo levar blocos de comandos já feitos anteriormente de forma a tentar facilitar a tarefa.

Human Resource Machine é extremamente desafiante, com gráficos divertidos e uma banda sonora que acompanha muito bem toda a ação. Desenvolvido para funcionar como suporte para a aprendizagem de programação, socorre-se de uma linguagem visual própria que o torna muito divertido. O único senão deste jogo é o preço, cerca de €5, estando disponível para dispositivos Android e iOS.

Steppy Pants

Steppy Pants é um jogo de corrida infinita em que o personagem principal, em vez de correr, vai andar pelas ruas da cidade com atenção aos vários perigos, como carros, TNT e, principalmente, as ranhuras dos passeios. A missão do jogador, neste caso, é "ensinar" o personagem a andar, tocando no ecrã para lhe marcar o passo.

Um pequeno toque no ecrã serve para que o personagem dê um passo pequeno enquanto que um toque mais prolongado serve para um passo mais longo. Cada passo dado irá alternar entre a perna direita e a perna esquerda. Simples? Não tanto. Os passeios estão cheios de ranhuras e caso um dos pés do personagem toque numa dessas falhas, o jogo acaba. Por isso, é essencial ter atenção e decidir se é preciso dar um passo pequeno ou um mais longo, o que torna toda a experiência mais desafiante. Adicionalmente é preciso ser consistente nos passos uma vez que se um dos pés dá um passo grande e o outro um mais curto, eles ficarão cada vez mais afastados, dificultando, por consequência, a locomoção do personagem.

A pontuação é calculada em função do número passos dados consecutivamente, existindo ainda um contador que indica a distância percorrida. Ao longo do caminho existem moedas que é preciso apanhar e que depois podem ser utilizadas para comprar outras indumentárias para o personagem, existindo imensas para escolher.

Steppy Pants é um jogo extremamente divertido, com situações cómicas que se sucedem pelas situações caricatas desencadeadas pelo personagem devido ao seu andar desengonçado. Está disponível gratuitamente para dispositivos Android e iOS.

Clash Royale

Clash Royale chega como um spin-off de Clash of Clans, outro êxito da Supercell. Este título, no entanto, trata-se de um jogo de cartas onde o jogador irá travar batalhas em tempo real contra outros jogadores, sendo que o objetivo final de cada uma destas partidas é derrubar o Rei adversário.

Ao contrário de outros jogos de cartas semelhantes, Clash Royale é muito mais simples e fácil de jogar. O jogador tem 8 cartas e deve colocá-las em campo de forma estratégica para eliminar as três estruturas inimigas: duas torres e um castelo.

As cartas podem conter tropas, feitiços ou instalações. Para as colocar em campo será preciso utilizar uma determinada quantidade de elixir, que varia de acordo com a carta em questão. O elixir é representado por uma barra que compreende dez níveis de volume e que vai enchendo constantemente, sendo por isso necessário gerir muito bem a quantidade disponível de forma a não esgotar o líquido que lhe permite defender ou contra-atacar quando for necessário.

Cada partida pode durar no máximo três minutos, podendo visualizar o respetivo contador no ecrã que, quando chegar a zero, indica que a partida terminou. Quem conseguir derrotar mais torres do inimigo vence, mas se ninguém tiver derrotado nenhuma torre, a partida finaliza sem um vencedor e ninguém recebe nem perde troféus.

Conforme se ganha troféus é possível trocar de arena, com novas cartas a serem desbloqueadas através de baús que se recebem ao vencer cada partida. No entanto, cada baú leva entre três a oito (ou mais) horas para ser aberto, mas vale a pena esperar pelo ouro e pelas cartas. Caso receba cartas repetidas, o jogador pode evoluir as suas tropas, dando-lhe mais vida e poder de ataque e ganhando ainda mais pontos de experiência que lhe permitem evoluir de nível.

Clash Royale não tem qualquer tipo de história, tudo assenta nas batalhas e em ganhar para conseguir evoluir e receber mais e novas cartas. É um jogo que é apenas possível de jogar estando online em virtude das partidas serem todas jogadas contra outros jogadores espalhados pelo mundo.

É um jogo gratuito e está disponível para Android e iOS.

Sky Garden: Farm in Paradise

Sky Garden: Farm in Paradise foi o jogo que venceu o People's Choice Award. Trata-se de um típico jogo de cultivo onde o jogador tem criar o seu próprio jardim, plantando flores, colhendo sementes e fazendo crescer plantas em vasos únicos à medida que explora o paradisíaco mundo de Skyland. A singularidade deste jogo é que as plantações serão feitas nas nuvens.

Mas o jogo tem uma história. Red e Jack são grandes amigos que partilham a mesma paixão pelas flores. Um dia, o Lobo tentou roubar as flores colhidas por ambos, mas acabou capturado. Para ser libertado, o Lobo ofereceu alguns feijões e poções mágicas que a dupla de amigos utilizou depois para plantar um feijoeiro gigante até Skyland.

O que torna este jogo diferente dos restantes é que existe o elemento adicional da necessidade de capturar os insetos que podem estragar as plantações - e que podem também ser vendidos para ganhar dinheiro.

Trata-se de um jogo casual e fácil de aprender. Para além dos belos gráficos e jogabilidade minimalista, existem ainda diferentes missões ou tarefas que são precisas realizar. Existe ainda uma componente multiplayer que permite ligar-se a outros jogadores para conversar ou partilhar e comercializar produtos com eles.

Sky Garden: Farm in Paradise está disponível gratuitamente para dispositivos Android.

Votação TeK

Já tem uma PlayStation 4 Pro ou está à espera da Xbox Project Scorpio?

  • Já tenho a PS4 Pro mas estou curioso para conhecer a nova Xbox

    10%

  • Estou à espera da Project Scorpio para voltar a investir numa consola

    14%

  • Não tenho a PS4 Pro mas também não tenho interesse na próxima Xbox

    36%

  • Prefiro jogar no computador

    38%