Gosta de números? Então não deixe de experimentar estes 5 jogos

Quem disse que lidar com números é aborrecido não deve conhecer os jogos que sugerimos esta semana para equipamentos Android e iOS. Mexer com números nunca foi tão divertido e viciante.

tek jogos

A grande maioria das pessoas associa os números à matemática e a coisas aborrecidas, mas estes cinco jogos provam que eles também podem ser divertidos. Quer seja a juntar ou a somar, todos os títulos sugeridos esta semana lidam com números e são tão viciantes que será difícil parar de jogar.

A lista inclui o clássico 2048, um dos mais populares jogos para smartphones de sempre, e cujo objetivo é juntar blocos com números iguais de forma a somá-los e tentar conseguir criar um bloco final com o número 2048. Numa lista de jogos baseados em números não poderia faltar também um alusivo ao Sudoku, com a proposta que apresentamos a conter todas as típicas funcionalidades de um jogo deste género e caraterísticas que o tornam adequado para jogadores principiantes ou avançados. Outro dos título é o Just Get 10 que o vai colocar a juntar peças com os mesmos algarismos com o objetivo de criar um bloco com o número 10. eQubes, jogo que foi desenvolvido por um português, coloca o jogador a tentar descobrir equações em menos de 4 minutos. E por fim, Ones!, um jogo que mistura números com uma jogabilidade similar à do clássico Tetris.

2048

Um clássico dos jogos para smartphones

Embora lançado há já alguns anos atrás, 2048 ainda é um dos jogos mais populares para smartphones. Trata-se de um quebra-cabeças casual cujo objetivo é agrupar e somar blocos com números de forma a conseguir obter um bloco com o número 2048, uma tarefa que é bem mais difícil do que parece.

Blocos numerados são colocados numa grelha de 4x4 tendo o jogador que juntar aqueles que têm o mesmo número de forma a somá-los. Assim, juntando dois blocos com o número dois irá criar um bloco com o número 4, por exemplo. O jogador pode mover os blocos em qualquer direção - esquerda, direita, para cima ou para baixo - sendo que, ao fazê-lo, todos os blocos que estão na área de jogo irão mover-se nesse sentido, criando um cenário completamente novo e obrigando a repensar na estratégia a seguir. Para complicar ainda mais as coisas, sempre que o jogador realiza um movimento, um novo bloco, com um valor de dois ou quatro, é adicionado à grelha de jogo. O objetivo é conseguir somar blocos de forma a obter um final, com o valor 2048. O jogo acaba quando a grelha ficar cheia de blocos e não ser possível fazer nenhuma soma.

Este é um título que exige muito raciocínio e estratégia, e que o vai obrigar a repensar nas jogadas seguintes constantemente. Tentar ter a grelha de jogo com o menor número de blocos possível e pensar bem antes de fazer cada uma das jogadas são as melhores dicas para se tentar obter a maior pontuação possível. Realçar que não existe qualquer tipo de limite de tempo para fazer as jogadas, por isso o jogador pode levar o tempo que quiser antes de mover os blocos.

2048 é já um clássico para smartphones e um jogo extremamente viciante que leva os jogadores a tentarem continuamente na tentativa de melhorar as suas pontuações. Está disponível gratuitamente para dispositivos Android, iOS e Windows Phone.

Sudoku - Jogo Clássico de Sudoku

Todas as funcionalidades para jogadores principiantes ou avançados

Numa lista de jogos baseados em números não poderia faltar um alusivo ao Sudoku. Na verdade, existem inúmeros títulos do género nas diferentes lojas de aplicações digitais, mas a nossa sugestão é "Sudoku - Jogo Clássico de Sudoku", da Easybrain, que, para além de ser adequado para jogadores principiantes ou avançados, está totalmente em português e foi lançado há poucas semanas atrás.

Quer seja um novato ou um veterano no Sudoku, o jogo apresenta vários desafios com três diferentes níveis de dificuldade. Adicionalmente, quando completar um nível, pode enviá-lo por e-mail ou mensagem para um amigo e desafiá-lo para ver se ele o consegue resolver e bater o seu tempo.

O jogo contém diversas funcionalidades com o propósito de ajudar o jogador, entre as quais poder voltar atrás para desfazer as últimas jogadas realizadas; poder anotar possíveis números para cada espaço; verificação automática de erros; e destaque dos números repetidos, entre outras dicas. Todas estas funcionalidades podem ser ativadas nas definições do jogo, podendo assim o jogador selecionar as que quer utilizar. Adicionalmente, é possível ter acesso a mais dicas através da visualização de anúncios publicitários.

Sudoku - Jogo Clássico de Sudoku tem tudo aquilo que se procura num jogo deste género, com a excelente possibilidade de escolher as ajudas que se pretende para tornar a experiência desafiante, mas não ao ponto de a deixar frustrante. Está disponível gratuitamente para dispositivos iOS.

Just Get 10

Juntar números para obter o 10

Just Get 10 é um jogo com algumas semelhanças com 2048 uma vez que o objetivo é juntar blocos com números. O jogador tem uma grelha de 5x5 repleta de blocos coloridos e, inicialmente, numerados de 1 a 4. O objetivo é juntar blocos iguais de forma a conseguir obter um bloco com o número 10. Para agrupar os blocos, estes precisam de ter o mesmo algarismo e estar juntos uns aos outros.

O número mínimo de blocos que se podem juntar são dois, mas quantos mais se conseguir juntar de uma vez melhor será a pontuação. Para agrupar os blocos é apenas necessário escolher um, com o jogo a evidenciar todos aqueles que serão eliminados em virtude da escolha efetuada, e depois escolher a posição onde o novo bloco deve aparecer, tendo que ser uma das posições dos blocos escolhidos. Este passo é importante pois deste modo o jogador pode colocar o novo bloco num local propício a que depois o possa juntar com outros iguais que já lá estejam. Mas atenção, é que a gravidade tem os seus efeitos e se o novo bloco surge num local onde não existirão outros iguais para o suportar, ele irá acabar por cair e poderá aparecer num local que afinal não era o pretendido. Sempre que se fazem conjuntos de blocos iguais, novos blocos surgirão do topo da área de jogo.

Inicialmente o jogo parece fácil, conseguindo-se agrupar grandes quantidades de blocos de uma só vez e fazer aparecer blocos com números maiores, mas a partir da criação de blocos com os números seis ou sete, a complexidade do jogo aumenta bastante. O jogo termina quando não for possível juntar nenhum dos blocos existentes em jogo. Realçar que o jogo não acaba quando se obtém um bloco com o número 10, sendo possível continuar e tentar obter blocos com números superiores.

Just Get 10 é realmente um jogo simples e muito viciante, mas que requer muito raciocínio para se conseguir atingir o objetivo. Está disponível gratuitamente para dispositivos Android e iOS.

eQubes

Viciante e desafiante desafio matemático

Desenvolvido por João Lima, estudante de engenharia mecânica na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, em associação com a equipa BloomIdea, empresa portuguesa com sede em Braga, o eQubes serve-se de equações e cubos como inspiração para treinar o raciocínio matemático. Lançado em 2015, o jogo conseguiu em pouco tempo alcançar o primeiro lugar do top dos jogos gratuitos para iPad em Portugal.

Ao todo tem 21 níveis, cada qual com seis fases, representando assim as 6 seis faces de um cubo. Em cada uma são apresentados mosaicos aleatórios onde se escondem as equações que o jogador tem que encontrar, tendo para o efeito 4 minutos para o conseguir.

Com um incremental nível de dificuldade, as equações começam por ser muito simples e fáceis de decifrar, servindo como uma espécie de tutorial para o jogador experimentar os elementos do jogo. Com o evoluir dos níveis, a coisa torna-se mais complexa, obrigando a constantes operações matemáticas com os números apresentados de forma a conseguir arranjar uma equação válida. À medida que se revolve as equações com sucesso, ganham-se eQubes que podem ser utilizados para comprar mais tempo ou, inclusivamente, a solução para o desafio.

O jogo apresenta a indicação do número de equações a encontrar em cada face, assinalando a verde as equações corretas e a vermelho as erradas, mostrando também um resumo das equações que já foram descobertas. Por vezes é possível evoluir para uma fase posterior sem completar a anterior, sendo possível voltar atrás e repetir as faces de forma a melhorar a pontuação.

Com um design minimalista, mas apelativo, e uma jogabilidade intuitiva, eQubes é extremamente viciante e adequado a qualquer tipo de jogador, mas especialmente àqueles que procuram algo desafiante mas simples. Estando apenas disponível para dispositivos iOS, o jogo está previsto ser também lançado para Android e Windows Mobile, embora não exista ainda nenhuma data definida para o efeito.

eQubes tem download gratuito para iOS mas tem apenas os primeiros níveis abertos, com os seguintes a custarem €0,99.

Ones!

Jogar Tetris com números

Ones! é um jogo que mistura a mecânica de juntar três peças iguais com a conhecida jogabilidade do clássico Tetris, mas com algumas variações.

Blocos de duas peças surgem no meio do ecrã, cada qual contendo um número. O objetivo é juntar três ou mais peças com o mesmo número que irão desaparecer e dar origem a uma peça com o número seguinte. Por exemplo, ao juntar três ou mais peças com o número 2 irá dar origem a uma peça com o número 3, e assim sucessivamente.

As peças não caem do topo do ecrã. Em vez disso ficam lá a aguardar a posição onde o jogador a quer colocar, não existindo qualquer limite de tempo para o fazer. É possível mudar a forma do bloco e trocar a posição dos respetivos números, movê-lo para a direita ou esquerda escolhendo a melhor opção onde o deixar cair. O jogo termina quando as peças chegarem à linha limite. Os números que surgem nas peças vão aumentando consoante o jogador for criando peças com números maiores. De inicio será fácil juntar peças com os números 1, 2 ou 3, mas depois será mais complicado manusear diferentes peças com números entre 1 e 8, por exemplo.

Ones! é um jogo do tipo interminável, não existem níveis e o objetivo é conseguir a maior pontuação e a peça com o maior número possível. É um jogo que se torna difícil, mas é bastante viciante, assentando apenas no raciocínio, pois o jogador tem todo o tempo que quiser para pensar e executar cada jogada. É gratuito e está disponível para dispositivos Android e iOS.

Votação TeK

Já tem uma PlayStation 4 Pro ou está à espera da Xbox Project Scorpio?

  • Já tenho a PS4 Pro mas estou curioso para conhecer a nova Xbox

    9%

  • Estou à espera da Project Scorpio para voltar a investir numa consola

    15%

  • Não tenho a PS4 Pro mas também não tenho interesse na próxima Xbox

    36%

  • Prefiro jogar no computador

    38%