Nos últimos dias houve um bocadinho de tudo:  temos edição de fotos, temos messaging, temos produtividade, temos jogos e também temos uma “aplicação altruísta”. Começamos o nosso “round app”?

 

GIFs (mais) animados com uma app iOS criada pela… Google

A Motion Stills é uma das mais recentes surpresas na App Store por duas razões: permite criar imagens animadas de forma divertida e está disponível apenas para iOS, não existindo versão Android. Saiba porquê.

O Motion Stills é uma app para iOS recentemente lançada pela Google (sim, leu bem…) e que faz algo divertido e original, pelo que já tivemos oportunidade de experimentar: transforma as imagens captadas com a funcionalidade Live Photos do iOS e estabiliza o fundo, dando um “toque especial” aos resultados finais, como podemos ver pelas imagens da galeria abaixo.

Esta app causou contestação entre os fãs Android, pois muitos reconhecem utilidade e diversão na Motion Stills e não entendem como é possível a Google criar algo do género para iOS e deixar de lado a versão para Android.

Mas a explicação para tal facto é simples: a Motion Stills baseia-se no resultado da funcionalidade Live Photos, que está presente apenas nas câmaras dos mais recentes iPhones (a partir do modelo iPhone 6) e não marca presença nos smartphones Android. Não está assim prevista para já uma versão para o sistema operativo móvel da Google.

Relembramos que o Live Photos é uma funcionalidade que faz com que a câmara do iPhone capte os momentos imediatamente antes e depois do que dá origem a cada fotografia, obtido no momento em que o obturador virtual é acionado. O resultado final acaba por ser um vídeo, e é esse vídeo que a app Motion Stills converte numa imagem no formato GIF, já com o processo de estabilização terminado e possível de partilhar nas redes sociais de imediato.

A aplicação pode ser descarregada gratuitamente a partir da App Store da Apple.

Veja a próxima aplicação

 

Fazer fotografias no iPhone pode ser (ainda) mais divertido

Filtros e texturas são algumas das ferramentas que a app Lensical usa para ajudar a dar um toque especial nas suas fotos. Mas são os efeitos de distorção, bigodes e barbas que geram mais gargalhadas.

A app para iOS não faz parte do leque das "bem comportadas". Pode mesmo ficar entre as provocantes, mas no bom sentido. Desenvolvida pela Apptly, que se especializou neste tipo de aplicações, pode fazer a diferença nas imagens que partilha, entre os milhares de milhões que passma nas redes sociais todos os dias.

Vai um bigode? E uma barba? Ou que tal experimentar envelhecer os seus amigos até aos 80 anos?

A app Lensical está disponível gratuitamente para iOS mas alguns dos pacotes de filtros têm de ser comprados posteriormente, com aquisições in-app.

Veja a próxima aplicação

 

Trocar SMS com o Messenger do Facebook? Basta querer… pelo menos para alguns

Além do instant messaging “puro e duro”, o Messenger do Facebook passou a ter uma opção para a troca das mais tradicionais mensagens SMS.

O Messenger do Facebook agora também pode ser usado para enviar e receber SMS. A equipa de Mark Zuckerberg já há algum tempo que estava a testar a funcionalidade, que acaba de ficar totalmente operacional.

De momento a opção só está disponível para os utilizadores de dispositivos Android, que podem assim “aceder” ao sistema SMS do telefone, sem terem de sair do Messenger e trocar de ecrã.

Quem quiser experimentar ou passar a usar a nova opção terá de ligar a funcionalidade nas Definições. A partir do momento em que estiver ligada, o utilizador consegue ver as suas mensagens de SMS a roxo e as conversas a azul.

O SMS do Messenger suporta texto standard, imagens, vídeos e áudio, mas também outro tipo de conteúdos como stickers, emojis e partilha local, informa a rede social.

Veja a próxima aplicação

 

Ajude as equipas de salvamento de migrantes no Mediterrâneo com a I SEA App

A aplicação pretende dar a todos a oportunidade de participarem ativamente nas operações de busca e salvamento dos migrantes que todos os dias atravessam o mar mediterrâneo.

Nota de redação: A aplicação foi retirada da App Store na passada segunda-feira, dia 20 de junho, após vários programadores terem contestado a sua veracidade. De acordo com alguns utilizadores, a I Sea apresentava informação falsa e simulada para dar a ilusão de que tudo estava a ser transmitido em tempo real. 

No site da Grey Digital, a empresa responsável pelo desenvolvimento da aplicação, pode ler-se em comunicado:

"A I SEA App está, atualmente, em testes [...] Durante este período, as imagens de satélite não estão a ser disponibilizadas em tempo real."

Os mercados de aplicações são depósitos infindáveis de programas com infindáveis funcionalidades. E se no princípio seria de espantar encontrar uma app que nos oferecesse as mesmas possibilidades da  I Sea, agora, nem por isso. 

A I Sea é uma aplicação desenvolvida pela Migrant Offshore Aid Station (MOAS), uma organização com sede em Malta cuja missão é evitar a morte dos migrantes à deriva no mar. Funciona através de uma interface simples e intuitiva mas que, ao mesmo tempo, dá ao utilizador a possibilidade de ajudar equipas de salvamento no terreno envolvidas em missões bem complexas. 

Uma vez descarregada, a I Sea designa ao utilizador uma das trajetórias marítimas mais utilizadas por migrantes para que ele a possa monitorizar. Através de imagens de satélite, disponibilizadas na aplicação em tempo real, sempre que avistar uma embarcação de migrantes, o utilizador pode marcá-la e reportar a descoberta às equipas de salvamento. A informação é depois processada pelas autoridades e enviada para os navios da MOAS no terreno em operações de busca e salvamento.

"Se esta aplicação for aquilo que estamos à espera que seja, vai ser parte de uma onda crescente de ideias que liga pessoas preocupadas com as que estão em dificuldades, independentemente do lugar ou da língua" comentou Ian Rugier, chefe de operações da MOAS, à Wired

A I Sea App é gratuita, foi lançada esta terça-feira e, neste momento, só está disponível para iOS. A versão Android está em desenvolvimento. 

Veja a próxima aplicação

 

Digitalize o que quiser com a câmara do seu smartphone Android

As câmaras dos terminais móveis servem para as mais variadas tarefas, entre as quais… digitalizar documentos que pode depois partilhar, enviar ou até imprimir. A app Android Camera to PDF Scanner permite fazer isso mesmo.

A lógica desta app Android criada pela KaiKaiSoft é simples: fotografar com a câmara do terminal qualquer documento que deseje passar para PDF, sendo possível depois enviar o ficheiro por e-mail, partilhá-lo ou imprimi-lo. 

Ao ativar a app Camera to PDF Scanner, tem apenas de captar a foto ou selecionar uma já existente na galeria do smartphone. Pode fazer zoom e enquadrar a parte do documento que está na imagem, bem como editar a mesma no que diz respeito a contraste, cores e nitidez, por exemplo, com o objetivo de tornar mais perceptível o resultado final.

Caso o documento tenha mais do que uma página, a app permite gerir várias imagens distintas e de seguida unir todas elas num só documento em PDF, sendo que pode também salvaguardar o ficheiro no formato JPG.

Os criadores do Camera to PDF Scanner sublinham a vantagem da tecnologia de “deteção e correção automáticas dos documentos”, algo que pode ser adicionalmente útil, eventualmente. Depois, o uso a dar a esta app para equipamentos Android fica ao seu critério, entre livros, recibos, cartões de visita e tudo o que necessite de armazenar e partilhar sob a forma de um PDF. 

Existe uma versão gratuita da Camera to PDF Scanner, que deve conseguir cumprir todas as tarefas do género, e ainda uma versão que custa 1,59 euros, que se distingue por não incluir publicidade.

Veja a próxima aplicação

 

Treine o seu cérebro com a ajuda de alguns jogos. E do Peak

Não espere milagres, mas alguns jogos podem realmente ajudar a melhorar a memória e a capacidade de decisão e planeamento. A Peak está no leque das aplicações para treinar o cérebro.

A app Peak usa jogos para manter o seu cérebro em forma, e depois pode partilhar os resultados e comparar com os amigos. 

São mais de 30 jogos diferentes que colocam desafios que têm de ser resolvidos para alcançar metas e definir planos de treino que estão focados na Memória, Agilidade Mental e Linguagem. E que podem ser jogados em qualquer lado.

Os criadores da Peak garantem que há uma base científica nos jogos que são desenvolvidos com especialistas em educação, ciências cognitivas e neurociências. Mas nem por isso deixam de ser divertidos.

A app pode ser descarregada gratuitamente a partir da Google play para Android ou da App Store para iPhone e iPad. Mas o treino só depende de si.

 

Escolha as aplicações que mais lhe agradam e saiba que amanhã começa um novo 'round'. Tenha uma boa semana.