Todos os dias há novidades no extenso mundo das apps e os últimos não foram exceção. Esta semana ficámos a saber que o Snapchat vai mudar de nome e prepara o lançamento de uns óculos de sol, que há uma versão do YouTube que funciona mesmo sem Internet e que a Google começou a testar “à séria” o seu serviço de boleias Waze Rider.

No conjunto de “wanna be”, espaço ainda para a app Cook Wizard, ideia de um grupo de alunos do Agrupamento de Escolas de Nelas, que promete instalar um “mágico da cozinha” no seu smartphone.

Além destas, o TeK destacou as habituais novidades “completas” que pode ver ou recordar já a seguir:

 

Thoughts: a app que materializa pensamentos como as palavras não conseguem

A app é portuguesa e promete ajudá-lo a exprimir emoções como por vezes as palavras não deixam. Uma alternativa que simplifica e materializa sentimentos para partilhar com quem quiser, numa era em que as mensagens de texto são quem mais ordena.

A necessidade de comunicar é inerente à condição humana. No entanto, a complexidade - e por vezes a própria simplicidade - dos sentimentos deixam-nos recatados em deliberações e pensamentos sobre a melhor forma de os expressar.

A tecnologia deu várias alternativas a este campo, mas poucas delas articulam a simplicidade simbólica a que a Thoughts Feels Good recorre para dar conta de que há, efetivamente, alguém a pensar em si, mesmo que não lhe ligue ou envie uma mensagem.

O propósito da app é mesmo tornar mais simples e mais instantâneo o contacto com o outro, sem que a intenção e o sentimento se percam na espontaneidade do ato. Esse acabou mesmo por ser o motivo que levou Diogo Sousa e Melo a criar a aplicação: "permitir dizer aos nossos amigos e familiares que, naquele momento específico, estamos a pensar neles", descomplicando todo o processo e criando uma ferramenta "simples, intuitiva e divertida que não ocupasse tanto tempo às pessoas e que não fosse intrusiva".

A Thoughts é, na prática, isso mesmo. O utilizador tem acesso a uma lista de contactos, tal como em qualquer outra aplicação de comunicação, e pode, com apenas alguns toques no ecrã do telefone, partilhar um sentimento que se reproduz no telemóvel de destino em forma de um emoji animado. Nada mais.

O criador da app assume que há planos para lhe adicionar novas funcionalidades, mas "ainda é muito cedo" para se falar disso. Por enquanto, Diogo Sousa e Melo prefere alinhar tudo para que "'a bola de neve'" comece a descer a colina e a açambarcar mais utilizadores para que se construa uma comunidade consistente. Afinal, só agora a Thoughts chegou ao mercado.

No horizonte está ainda uma presença no Web Summit já em novembro e o objetivo traçado de tornar a Thoughts num negócio rentável, sem nunca estragar a experiência ao utilizador. "Procuramos obter uma relação win-win com a inclusão de publicidade na nossa app" confessou Diogo Melo. Por agora, as energias vão ser gastas em "dar a conhecer o projeto", uma tarefa que não se avizinha fácil dado o número de outros projetos que surgem todos os dias.

A app já está disponível para iOS e Android e é completamente gratuita.

Veja a próxima app

 

Lucid: onde as fotografias podem ser "obras de arte"

Esta app permite transformar fotografias em verdadeiros quadros, com apenas um clique. E, além de se dedicar às imagens estáticas, a Lucid está a caminhar em direção ao vídeo.

A versão beta da Lucid surgiu em março deste ano. A versão final chegou em junho, duas semanas depois do lançamento da Prisma, uma aplicação de edição de fotografias que tem ganho popularidade entre os utilizadores de dispositivos móveis.

No entanto, Aníbal Duarte, co-fundador e designer da Lucid, disse ao TeK que a app se diferencia da concorrência por estar traduzida em quatro idiomas (Português, Inglês, Espanhol e Búlgaro) e por permitir pré-visualizar uma versão em baixa resolução da imagem antes de ser aplicado um “filtro”.

De acordo com a mesma fonte, foi recentemente lançada, para Android, a funcionalidade de vídeo, “inicialmente em loops (similar ao Boomerang) e posteriormente com 10 segundos e áudio e ainda com a possibilidade de os gravar diretamente da app ou então escolher diretamente do telemóvel”.

Esta funcionalidade deve chegar brevemente à versão da Lucid para iOS.

Aníbal Duarte promete melhorias na app, nomeadamente ao nível gráfico e da experiência de utilização.

A Lucid está disponível para Android e iOS.

Veja a próxima app

 

WhatsApp tem cada vez mais gente em grupos. Mas agora também tem tags

Os grupos são uma funcionalidade de sucesso no WhatsApp, mas nem sempre fácil de acompanhar. E as coisas acabaram por ficar ainda mais complicadas quando o número de participantes permitido aumentou. Por outro lado agora há um novo “facilitador”.

Facilitador como quem diz, porque pode muito bem acabar com o sossego de muita gente. Estamos a falar da um nova opção do WhatsApp que torna possível marcar pessoas num grupo, funcionalidade que pode ser equiparada aos tags do Facebook ou até mais similarmente às menções do Twitter, já que recorre ao @.

A identificação gera um alerta até mesmo se essa pessoa tiver as notificações do grupo silenciadas – o que poderá não agradar a toda a gente…

Para mencionar participantes de um grupo basta digitar @ e selecionar um participante da lista.

A nova funcionalidade vem com as atualizações mais recentes da aplicação, para iOS e Android.

Veja a próxima app

 

 

Chrome IG Story leva-lhe as Stories do Instagram até ao computador

É uma extensão para o browser da Google e faz exatamente o que promete: cortar com a exclusividade móvel das Stories do Instagram e reproduzi-las na versão web da aplicação.

 

O Instagram é uma das aplicações móveis mais utilizadas do mundo, mas, à imagem de muitos outros programas deste segmento, a versão web ora é inexistente ora é básica. O Instagram é a segunda.

Apesar de ser possível percorrer todo o feed, deixar likes em fotografias e publicar comentários, a última grande atualização da app não se reproduziu oficialmente na versão web. No entanto, já há forma de levar o Instagram Stories para além das fronteiras dos telemóveis e tablets.

Com o Chrome IG Story, uma extensão para o Google Chrome, é possível reproduzir as stories dos seus contactos diretamente no ecrã do computador. Basta instalar e ativar a aplicação, seguir para o website do Instagram e as janelas circulares começam a aparecer no topo do feed tal como acontece na app móvel. Se clicar com o botão direito do rato sobre ela ainda é possível descarregar a story a que está a assistir.

A extensão é gratuita e pode ser descarregada através deste link.

Veja a próxima app

 

 

Conheça a Anchor, uma app que o quer por a falar com o mundo

Porquê escrever para o mundo, quando pode falar diretamente com ele? Esta app é uma espécie de blogue, onde os utilizadores podem publicar um trecho de aúdio e resto do mundo pode comentar, também via voz.

Com o Anchor, o utilizador pode gravar clips de voz de até 2 minutos e partilhá-los com o mundo num instante, dando início a uma conversa com pessoas de todo o mundo, ou dando a sua opinião sob um clip de outro utilizador.

Caso não lhe apeteça partilhar nada, pode apenas ouvir conversas publicadas, como se estivesse a ouvir um qualquer programa de rádio.

Depois de publicadas, as conversas podem ser difundidas por todo o universo online, partilhando-as em blogues ou nas redes sociais.

A app é gratuita e está disponível para Android e iOS.

Veja a próxima app

 

 

Hoje é dia de fazer reciclagem das pilhas. E há uma app para isso

Guarda uma caixa com pilhas usadas em casa? Está na hora de as enviar para reciclagem, ajudando a libertar espaço e a proteger o ambiente. Se não sabe onde encontrar um Pilhão a Ecopilhas dá uma ajuda.

A entidade responsável pela reciclagem de pilhas em portugal tem uma app para ajudar a localizar o Pilhão mais próximo de si, mas que é também um apoio de cidadania, ajudando a reportar problemas quando o dispositivo de recolha está cheio ou danificado.

A aplicação está disponível de forma gratuita para Android e iOS e também é um ponto importante de informação sobre pilhas e baterias e como se processa a reciclagem, sem esquecer algumas dicas de poupança e utilização correta destas soluções de energia portátil.

Se não tem um Pilhão próximo pode ainda solicitar para o seu local de trabalho ou para a zona onde vive através da aplicação.

A partir de amanhã há mais sugestões de aplicações para instalar.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.