O número de telefones fixos instalados em casa dos portugueses continua a crescer, resultado do interesse nos “pacotes” de serviços que juntam televisão, internet e telefone na mesma fatura e que já fazem parte das contas de 9 em cada 10 famílias. Mas 25% dos clientes não usam estes telefones fixos, preferindo as comunicações móveis. E a maioria não dispensa a internet.

São agora os serviços web os preferidos para comunicar com amigos e família, com as mensagens instantâneas a ultrapassar as chamadas telefónicas, móveis ou fixas, e as mensagens curtas, conhecidas por SMS. WhatsApp, Messenger, Facebook, Instagram e Snapchat tornaram-se serviços dominantes, no top das preferências da maioria dos utilizadores mundiais e é através deles que a maioria escolhe partilhar mensagens de boas festas.

Há 10 anos era bem diferente. Em 2007, nas semanas de Natal e Ano Novo, o balanço do número de SMS enviados fazia parte das tradições. No Natal quebraram-se recordes de envio de mensagens curtas de felicitações e no Ano Novo a Vodafone registou um total de 100 milhões de SMS, enquanto a Optimus (agora NOS) contabilizou 52 milhões. Na mesma altura a TMN (agora MEO) registou 134 milhões de mensagens só na passagem de ano, e entre o Natal e o Ano Novo ultrapassou as mil milhões de SMS, mais do dobro do que tinha contabilizado em 2006.

Agora não há números a partilhar, pelo menos nenhum operador quis adiantar qualquer indicador, nem de tráfego. A Altice/PT lembra que “os canais através dos quais são hoje dados os votos de Boas Festas são cada vez mais numerosos e diluídos, entre as “tradicionais” chamadas e SMS e as diversas apps de comunicação e redes sociais”. Por isso a operadora lançou neste Natal uma campanha gratuita para todos os seus clientes poderem usufruir de internet, chamadas e SMS para todas as redes nacionais, entre 23 (00h) de dia 24 e 25 de dezembro (23h59), sendo apenas necessário aderir, gratuitamente, na área de clientes à iniciativa.

A Vodafone fez o mesmo, repetindo a ideia do ano passado e ofereceu comunicações gratuitas aos seus Clientes, que podiam escolher entre dados ou voz/SMS/MMS para utilizarem nos dias 23, 24 e 25 de dezembro. Segundo fonte da operadora, mais de 80% dos clientes que aderiram a esta campanha escolheram a oferta de 10GB de dados, revelando uma preferência que tem sido constante ao longo dos últimos anos”.

Também os clientes  da NOS seguem esta tendência. A operadora explica que “nos últimos anos, com a crescente utilização das redes sociais, as tradicionais sms deixaram de ser usadas, quase por completo, para desejar as boas festas aos amigos e família. Os padrões de consumo mudaram radicalmente e hoje a base da comunicação é a internet, não sendo exceção a época natalícia”.

Seja qual for o serviço escolhido, a forma, a língua ou o conteúdo da mensagem, o importante é partilhar com amigos e família os melhores desejos para o Ano de 2018. E a equipa do SAPO TEK aproveita para fazer o mesmo, desejando a todos os leitores um Excelente ano de 2018, sempre na melhor companhia!