Ao longo da semana o Tek dá a conhecer pelo menos uma novidade por dia no extenso universo das aplicações e ao domingo é altura de juntar todas, para que possam ser analisadas com mais atenção. Edição de fotos, jogos, messaging e produtividade (ao volante!) estão entre os géneros de apps que vai encontrar nas próximas páginas.

FaceApp usa redes neurais e consegue pôr qualquer um a rir. E a mudar de sexo também

No mundo dos filtros, há uns mais inteligentes do que outros. Disponível para iOS e Android, este tira partido das redes neurais e consegue fazer coisas improváveis.

Estamos a falar, por exemplo, de pôr pessoas carrancudas com um ar mais feliz, mostrando que um sorriso pode mudar tudo. Mas a FaceApp consegue outras coisas menos prováveis.

A aplicação também consegue envelhecer pessoas, torná-las mais atraentes ou mesmo transformar um rosto masculino numa versão feminina - e vice-versa-, com apenas alguns toques no ecrã do telefone ou tablet.

Vai deparar-se com uns resultados melhores do que outros nas suas experiências, mas a com a FaceApp fica patente que os sistemas neurais podem, eventualmente, avançar o suficiente para que seja ainda mais difícil acreditar no que se vê por aí.

É muito provável que a Wireless Lab, criadora do produto, tire proveito das experiências dos utilizadores da FaceApp - que ainda é uma “criança”, de tão pouco tempo que tem no mercado -, para tornar a tecnologia ainda mais refinada e inteligente.

Esta app é gratuita e está disponível para iOS e Android.

Veja a próxima app

 

Proteja a galáxia com os guardiões da Marvel neste novo jogo da Telltale

Os Guardiões da Galáxia precisam da sua ajuda nestes cinco episódios de histórias interativas que o vão obrigar a pensar antes de agir.

É uma das séries de maior sucesso da Marvel e desde 2014 que tem vindo a alargar a sua base de fãs nos cinemas. Agora, nas vésperas do lançamento do segundo filme, a Telltale dá-lhe uma nova forma de explorar a galáxia com os guardiões do costume: Drax, Groot, Star-Lord, Gamora e Rocket.

Neste novo jogo, que está agora disponível para Android por 5,99 euros, o utilizador é convidado a completar cinco episódios através do tradicional formato da Telltale Games onde cada decisão e ação determina o caminho da história que vai viver.

O enredo, neste caso, é original. Não o vai encontrar no cinema nem nas bandas desenhadas. Aqui, ao controlo das intenções de Star-Lord, terá de se debater com as divergências do seu grupo de companheiros que cobiça igualmente uma relíquia encontrada após uma batalha. O desafio, no entanto, vai obrigá-lo a unir-se a todos eles para a proteger de "uma inimiga implacável que é a última da sua espécie".

Siga para a próxima página e veja a próxima app

Não tem carro próprio? Experimente o carsharing com a app Citydrive e ganhe em mobilidade

A aplicação é portuguesa e foi recentemente renovada, com mais funcionalidades também para as empresas. E há descontos para quem fizer o download até ao fim do mês.

A aplicação já tinha sido notícia no Tek, assim como os sistemas de partilha de carros, ou carsharing, mas merece novo olhar da equipa pela renovação que a Mobiag fez da app.

O conceito é simples: em vez de ter um carro parado na maior parte do tempo pode usar um que está à sua disposição numa localização próxima e que o leva onde quiser, pagando apenas a deslocação (ou alguma taxa extra em casos identificados). Os preços estão todos explicados no site.

A aplicação está preparada para localizar o carro mais próximo, reservá-lo e abrir as portas automaticamente aquando da sua chegada. Depois da deslocação tem de o estacionar numa zona autorizada e terminar a reserva, libertando o carro para outra utilização.

A app pode ser descarregada gratuitamente para telemóveis e tablets Android e iOS.

Veja a próxima app

Atualização do WhatsApp deixa Siri ler mensagens em voz alta

A assistente virtual da Apple ganhou novas capacidades com a mais recente atualização da aplicação de messaging para iOS.

A possibilidade de “traduzir” mensagens escritas por áudio vai, com certeza, tornar a vida mais fácil a cegos e amblíopes, mas também poderá ser um recurso útil para todos aqueles que gostam de usar o telefone sem ter que olhar para o ecrã. Vai, por exemplo, dar jeito para “ler” mensagens ao volante.

A função é ativada através do menu de definições do WhatsApp, bastando o tradicional comando “Ei Siri” para a assistente virtual entrar em ação. Responder por voz já era possível desde setembro último.

A atualização 2.17.2 do WhatsApp para iOS já está disponível, mas só funciona com dispositivos com a versão 10.3 do sistema operativo.

Veja a próxima app

Vai ser mais fácil apagar a app da Uber do telefone

Depois de muitas críticas, a empresa decidiu facilitar a vida a quem quer deixar de ter a aplicação, tornando o processo automático.

Até aqui, todos os que quisessem desistir dos serviços prestados pela Uber, dar baixa da aplicação e impedir que a sua informação constasse das bases de dados da empresa tinham que preencher um formulário e enviá-lo por email. Além disso era preciso esperar por uma resposta – o que poderia demorar dias – e só depois era possível apagar a aplicação.

De acordo com o anunciado, muito em breve o processo vai tornar-se automático, sem necessidade de troca de mensagens. Bastará selecionar a opção para tal e está feito.

Numa publicação feita a partir do seu blog para a imprensa, a Uber explica que vai estrear um novo menu de definições de privacidade, onde vão constar todas as componentes relacionadas com tais matérias, facilitando aos utilizadores o controlo dos seus dados.

Estão abrangidas por este menu opções relacionadas com a localização, contactos e notificações, assim como a remoção da aplicação do telefone.

Veja a próxima app

A Samsung não quer condutores distraídos e tem uma app para isso

Ler notificações, responder a mensagens ou verificar as atualizações nas redes sociais enquanto conduz é má prática e dá multa. Mas esta app pode ajudar a evitar as distrações.

A fiscalização da utilização do telemóvel enquanto conduz é cada vez maior, mas os perigos espreitam também mesmo quem não é "apanhado" pela polícia e há várias organizações a sensibilizar os condutores para manterem os olhos na estrada.

A Samsung decidiu usar outra abordagem e está a testar uma nova app, a In-Traffic Reply, desenhada para evitar que as pessoas usem o smartphone enquanto conduzem. A app usa o sensor de GPS para perceber quando estão em movimento e para isso dá resposta automática a mensagens e chamadas, com o texto "estou a conduzir e não posso responder de momento".

Uma imagem animada pode ser também usada na resposta ou o utilizador pode ainda configurar uma mensagem mais personalizada.

A app In-Traffic Reply está ainda em testes na Holanda e não é muito claro como é que vai fazer a distinção entre um condutor e um passageiro no mesmo carro, ou um utiizador de transportes públicos, mas é um princípio.