A capacidade de armazenamento dos dispositivos móveis tem vindo a aumentar, mas o mesmo acontece com a nossa capacidade de ocupá-la, com os mais variados conteúdos. Daí que de vez em quando seja preciso "ganhar espaço" e apagar umas tantas coisas quando, por exemplo, encontramos uma app nova à qual, por uma razão qualquer, não há como resistir. É o que pode acontecer já a seguir com as propostas que temos para lhe apresentar.

 

Uma nova app S Health, uma nova forma de fazer exercício

A aplicação S Health da Samsung tem uma nova “cara”. A fabricante sul-coreana quer que o exercício físico deixe de ser uma experiência isolada e passe a ser uma experiência coletiva e de maior conectividade…com alguma competição amigável à mistura.

Se é daquelas pessoas que se aborrece facilmente quando faz exercício sozinha e depois perde a motivação, talvez deva dar uma olhadela a esta app.

A Samsung apresentou hoje a nova versão da sua já existente aplicação S Health, que permite aos utilizadores manterem-se a par da sua atividade física diária. Agora, a app móvel oferece novas funcionalidades, como tabelas de dados que mostram os objetivos alcançados pelos amigos, e ajudam a motivar o utilizador para chegar mais longe (uma pequena competição nunca fez mal a ninguém).

A renovada S Health consegue detetar, de forma automática, o tipo de atividade física que o utilizador está a realizar, desde corrida e passeio a agachamentos e até mesmo Pilates.

Para além disso, a app oferece a possibilidade de o utilizador entrar em contacto com profissionais da área da Saúde, através de um formato de Perguntas e Respostas. Infelizmente para os restantes mercados da Samsung, esta funcionalidade só se encontra disponível para a Coreia do Sul, embora a empresa diga que pode vir a ser estendida aos restantes países onde atua.

A empresa diz que quer interligar os utilizadores "de uma forma que lhes permita motivarem-se uns aos outros e tornarem-se mais saudáveis juntos".

A S Health é gratuita e está disponível na loja Google Play, exclusivamente para Android.

Veja a próxima app

Twitter em tons mais escuros para não "incomodar" utilizadores do iOS à noite

Os utilizadores de telefones e tablets da Apple também vão ter direito a ter a sua visão menos “agredida” quando consultam o Twitter à noite.

Cerca de um mês após ter disponibilizado a funcionalidade para Android, o Twitter anuncia que o seu modo noturno está agora pronto a ser usado na plataforma iOS.

Basicamente, o modo Twitter para durante a noite “pinta” o feed da rede social de azul escuro, no lugar do branco e azul claro tradicionais para durante o dia.

A intenção é eliminar os tons mais claros da aplicação para que os olhos não sejam incomodados pelo excesso de luz vindo do ecrã.

Tal como acontece com a versão para Android, a funcionalidade tem de ser ativada manualmente, a partir das configurações.

Veja a próxima app

Phone Clone: a app que o salva das dores de cabeça na hora de trocar de smartphone

A Phone Clone ajuda-o a transferir informações e conteúdos entre telefones. Mensagens, contactos, fotografias, aplicações e uma data de outros conteúdos têm transferência simples assegurada com esta nova app da Huawei.

Trocar de smartphone não é propriamente um exercício deprimente, no entanto, todo o processo que se segue, assemelha-se ligeiramente a isso. Instalar aplicações, copiar contactos, fotografias, vídeos, mensagens e afins pode demorar eternidades e complicar uma transição plena entre equipamentos.

Consciente dessas dificuldades, a Huawei lançou uma nova app que elimina boa parte dessa dor de cabeça. A Phone Clone permite-lhe fazer a transferência de toda a informação importante para o novo telefone sem precisar de se desdobrar entre sites, cabos, backups e outras aplicações. Para completar a transferência, só precisa que os dois smartphones estejam ligados à internet e tenham a Phone Clone instalada.

A aplicação é simples e intuitiva e permite transferir contactos, mensagens, fotos, vídeos, música e aplicações. Caso esteja a fazer um upgrade entre equipamentos da Huawei, as definições do telefone, alarmes e até o homescreen podem ser transferidos.

A Phone Clone é gratuita e está disponível para Android e iOS.

Veja a próxima app

App Prisma já funciona sem internet

Agora pode editar as suas fotos com a Prisma mesmo quando não tem uma ligação à internet. As imagens são editadas diretamente no smartphone, ao invés de serem processadas num dos servidores associados à app.

A Prisma é uma das aplicações de edição de imagem mais usadas, contando já com dezenas de milhões de downloads. A partir de agora, os utilizadores já não precisam de estar dependentes de uma ligação à internet para usarem a aplicação.

No entanto, o modo offline ainda só oferece cerca de metade dos filtros que disponibiliza quando ligada à internet. A Forbes avança que, durante os próximos tempos, mais filtros serão adicionados a este novo modo.

A revista norte-americana acrescenta que vários servidores da Prisma ficarão agora com menos carga de trabalho, com esta possibilidade de edição offline. Por isso, a empresa vai aproveitar para desenvolver capacidades de vídeo que virá a integrar na app, num futuro não muito distante.

Segundo o TechRadar, esta nova versão da app ainda só está disponível para iOS, mas pode esperar-se que chegue ao Android em breve.

Veja a próxima app

Third Rock: música que não é deste mundo

A rádio "da" NASA combina música e ciência. Desde rock dos anos 80 ao contemporâneo, a estação divulga também notícias vindas diretamente da agência espacial e do próprio Espaço.

Lançada em 2011, a Third Rock Radio é uma forma de envolver cada vez mais pessoas nos mundos para além deste. Entre Oasis, Ringo Deathstarr, Editors e Imagine Dragons, são divulgadas as mais recentes descobertas e progressos feitos pela NASA, por vezes pela voz de astronautas.

Esta rádio foi criada para “atiçar” a curiosidade dos jovens adultos sobre a ciência e sobre a exploração espacial, tudo ao som de música rock. Para além disso, de tempos a tempos, são comunicadas vagas de trabalho nas áreas de engenharia, ciências e tecnologias da informação.

A app da Third Rock só está disponível para Android, mas os utilizadores de iOS podem aceder a esta "estação espacial" através da aplicação da NASA.

Veja a próxima app

Passado, presente e futuro da humanidade condensados numa app

Chama-se Timeline of Human History e é uma das mais recentes aplicações do domínio educativo. Aqui é possível ter um vislumbre de como se moldou e moldará a vida humana, desde 200.000 A.C. até... 100.000 d.C.

Para além dos jogos e programas de edição fotográfica, as lojas de aplicações móveis também escondem boas opções educativas que, com o poder da interação digital e do multimédia se transformam em verdadeiros programas lúdicos. 

Um dos mais recentes exemplos é a Timeline of Human History, uma cronologia histórica do passado, presente e futuro da nossa existência e dos fenómenos geográficos que vão influenciando a vida da humanidade tal como ela é.

A app é de utilização fácil. Através de uma timeline (quase) infinita, é possível ir deslizando de forma ascendente pelos anos e marcos da história que aqui ficam compreendidos entre 200.000 A.C. e o ano 100.000 d.C.

Até 2016 todos os relatos aqui contidos estão cientificamente comprovados e historicamente relatados, no entanto, a partir de 2016, a aventura é totalmente construída com base em previsões, terminando com a ideia de que, daqui a 97.984 anos, a raça humana será capaz de aproveitar todos os recursos energéticos disponíveis na Via Láctea.

De acordo com o criador, esta é a maior escala gráfica do seu género. 

A aplicação está disponível para Android e é completamente gratuita.