O MEO Arena estava à pinha para receber Sean Rad naquela que foi a última conferência do Centre Stage neste segundo dia de Web Summit. Na poltrona oposta, Farrah Storr, editora da Cosmopolitan no Reino Unido.

A conversa começou atual. No rescaldo das eleições presidenciais norte-americanas que elegeram Donald Trump como o 45º Presidente dos Estados Unidos, o CEO e co-fundador do Tinder mostrou como utilizou a app para inquirir os utilizadores acerca das suas preferências políticas. A questão central era uma: Hillary ou Trump? O mundo respondeu o segundo, mas o Tinder respondeu a primeira. Porquê? "Porque pela primeira vez na história, todos os millenials tinham idade para votar". Depois desta experiência, que Sean Rad considera ter sido muito positiva, o método vai ser aplicado às presidenciais francesas de 2017 onde a batalha se adivinha semelhante.

Mas para além de perceber em quem votam os utilizadores do Tinder, o Swipe The Vote ajudou a equipa a compreender melhor os limites do aceitável. "O tom destas eleições foi chocante e isso ajudou-nos a perceber que a conversa de balneário não é aceitável seja em que ocasião for. Por isso, queremos eliminá-la da nossa aplicação tornando a gestão da comunidade numa prioridade", explicou.

A conversa não foi só política, no entanto. Farrah Storr quis saber como se traduzia em números a utilização da app e Rad respondeu. Até à data, e com isto compreendam-se quatro anos de existência, a app já promoveu mais de 20 mil milhões de correspondências. Contudo, o mais curioso, é que cerca de 80% dos contactos presentes no Tinder assumem estar à procura de uma relação duradoura.

Os números parecem traduzir-se na prática. "Todos os dias recebo imensas mensagens de casais que encontraram a sua cara metade através desta aplicação. Às vezes até sou convidado para os casamentos", revelou Sean Rad.

Embora o Tinder seja frequentemente associado à promiscuidade, a conversa mostrou que não foi com ela em mente que nasceu a aplicação. A timidez e a ansiedade com que o próprio CEO se debateu muitas vezes foi a razão que o levou a construir uma solução que permitisse os mais recatados a estabelecer um primeiro contacto com quem lhes desperta interesse. Consequentemente, com um sistema de "dupla confirmação" o risco de rejeição diminuiu.

Ah, e se está no Tinder, fica um conselho de quem o concebeu: "as fotografias tipo passe não funcionam para conseguir matches".