Todos os dias o jogo é o mesmo? Não sabe o que escolher dos inúmeros títulos disponíveis nas lojas de aplicações para smartphone? Então está no sitio certo porque nós queremos ajudá-lo.

Nesta lista vai encontrar cinco dos melhores e mais recentes jogos disponibilizados nas últimas semanas para dispositivos Android e iOS.

Com diferentes tipos de jogabilidade, todos eles têm qualidade atestada pelas comunidades de utilizadores que lhes garantem uma classificação sempre igual ou superior a quatro estrelas. Neste caso, as nossas escolhas recaíram sobre vários quebra-cabeças: o terceiro capítulo da conhecida Bubble Witch Saga; WWE: Champions, que lhe traz um estilo de combate a fazer lembrar o saudoso Bejeweled; um outro título onde terá de ajudar uma jovem personagem a descobrir o dono de um telefone perdido através das pistas que vai desbloqueando no smartphone. Em tom diferente, o Red's Kingdom leva-o até à pele de um esquilo que terá de resolver vários puzzles para reaver o seu pai e descobrir um tesouro final; e, por fim, em Super Gridland, terá que agrupar peças iguais para juntar recursos e construir uma aldeia, tal como armas e escudos para sobreviver dos ataques de monstruosas criaturas do mal.

Bubble Witch 3 Saga

Estoure bolhas sem parar com a ajuda de uma simpática bruxa.

Bubble Witch 3 Saga é o terceiro capítulo da conhecida série da King, um estúdio responsável pelo desenvolvimento do popular Candy Crush Saga.

O jogo conta-nos a história de Stella, cuja missão é enfrentar Wilbur para resgatar a Fada-Rainha. Para o conseguir, a personagem terá que avançar ao longo de muitos níveis, rebentando bolhas sem parar.

Cada um dos níveis tem um objetivo especifico, sendo maioritariamente o de rebentar bolhas coloridas, juntando três ou mais da mesma cor, de forma a fazer explodir todas as que que estão no ecrã. Por vezes, surgem outras metas para atingir. Libertar corujas que se encontram aprisionadas dentro de bolhas ou guiar um fantasma até ao topo do ecrã libertando o caminho até à saída, são apenas alguns dos exemplos.

Uma vez que normalmente existe um número limitado de bolhas para utilizar, isto requer alguma estratégia e planeamento por parte do jogador de forma a conseguir ser bem sucedido em cada nível e assim poder progredir. Estas variações nos objetivos a atingir em cada etapa do jogo servem para mudar um pouco a sua jogabilidade de forma a torná-lo menos monótono e também para incutir um adicional de dificuldade, tornando toda a experiência maisdesafiante.

No geral, o jogo não é difícil. Com mais ou menos perseverança o jogador irá conseguir progredir nos inúmeros níveis. No entanto, a King, estúdio responsável pelo desenvolvimento desta aventura, adicionou alguns power-ups que podem dar muito jeito nas etapas mais complicadas. Adicionalmente, as estrelas ganhas podem ser utilizadas para construir uma casa, sendo ainda possível ganhar algumas recompensas como vidas infinitas por um determinado período de tempo.

Bubble Witch 3 Saga é um interessante quebra-cabeças casual, com um bem enquadrado nível de dificuldade e ajustes na jogabilidade de forma a torná-lo menos monótono. O download é gratuito e está disponível para dispositivos Android e iOS.

WWE: Champions
Junte peças iguais e ajude as mais populares estrelas da WWE a vencerem os combates.

WWE: Champions é um jogo que mistura quebra-cabeças, RPG e lutas numa jogabilidade simples cujo objetivo é somente juntar três ou mais jóias iguais de forma a que o lutador realize movimentos e cause dano no seu oponente. O impacto dos golpes na saúde do adversário depende do número de jóias agrupadas. Três jóias faz com que o lutador execute um movimento normal, quatro fará com que faça um golpe especial e causará mais dano. Agrupar cinco jóias fará com que seja criada uma especial que poderá ser utilizada com quaisquer outras.

Cada lutador tem três movimentos especiais que podem ser utilizados quando as barras da cor correspondente estiverem cheias. Ao executar um desses movimentos, o lutador irá incutir muitos danos na saúde do adversário, podendo mesmo levá-lo ao chão para tentar ganhar o combate. Isto pode, obviamente, ser realizado contra o lutador do jogador que, para evitar perder, terá três oportunidades para juntar, pelo menos, três jóias. Caso já não tenha a vitalidade necessária para o efeito, perderá o combate.

Sendo um jogo relacionado com a WWE, este está recheado com os mais conhecidos wrestlers, como The Rock, que será cicerone do jogador ao longo do tutorial do jogo, Undertaker, Macho Man e John Cena, entre muitos outros do passado e do presente. No início, o jogador terá também que criar a sua equipa de lutadores, assim como fazê-los subir de nível, melhorando e acrescentando movimentos ao seu portfólio de golpes.

Todo o ambiente dos combates WWE foram recriados e o jogo prima também pela animação e pelos gráficos. Trata-se de um desafiante título com muito material que irá aumentar a sua longevidade nos smartphones dos fãs. É gratuito para download e está disponível para dispositivos Android e iOS.

A Normal Lost Phone
Percorra o telemóvel de um desconhecido em busca de pistas para descobrir o que lhe aconteceu.

A Normal Lost Phone coloca o jogador a investigar um intrigante e complexo caso depois de encontrar, perdido, um smartphone desbloqueado. Nele estão diversas mensagens que permitem concluir que o seu dono, Sam, desapareceu.

O jogador terá então que vasculhar as mensagens de texto, fotos e aplicações para descobrir o máximo de informação possível sobre Sam. O telemóvel contém diversas pistas sobre a vida, amigos, família e relacionamentos do seu dono, até a noite em que ele fez 18 anos e misteriosamente desapareceu.

Será assim preciso navegar pelos vários menus do dispositivo, incluindo apps sociais, acesso ao wifi e até mesmo pelos serviços de previsão meteorológica para conhecer Sam e tentar descobrir o que aconteceu. É preciso ler as diversas mensagens e tentar descobrir ligações entre elas.

O jogo está carregado de textos que são essenciais ler e perceber, mas, felizmente, estão todos em português.

A Normal Lost Phone não é um jogo difícil, mas requer atenção para ligar as peças e seguir a pista correta. Afinal, trata-se de uma imersiva investigação narrativa que coloca o jogador a explorar a intimidade de uma pessoa desconhecida. Está disponível para dispositivos Android e iOS e custa cerca de 3 euros.

Red's Kingdom

Ajude um simpático esquilo a resgatar o pai e a reaver a sua bolota mais preciosa.

Red's Kingdom é uma aventura cheia de puzzles por resolver onde o jogador assume o papel de um pequeno esquilo chamado Red, que tem como missão resgatar o seu pai que foi sequestrado pelo maléfico Mad King Mac.

Adicionalmente terá ainda que reaver a sua Noz Dourada também ela roubada pelo mau da fita. Para completar ambas as missões, o utilizador, precisará de explorar um mundo composto por 17 áreas recheadas de quebra-cabeças e tesouros escondidos.

O jogo começa com um tutorial onde rapidamente se conclui que Red se desloca em linha reta, parando apenas quando embate em algo, como uma parede ou obstáculo. A missão do jogador em cada nível é descobrir o caminho ideal para fazer Red rolar até à saída, aproveitando e apanhando o máximo de bolotas que conseguir. A jogabilidade é simples, mas exige alguma estratégia a raciocínio.

Embora os primeiros níveis sejam bastante fáceis, servindo apenas como forma de ajudar o jogador a perceber a mecânica do jogo, os seguintes tornam-se rapidamente muito mais desafiantes. À medida que se progride no jogo vão surgindo novos obstáculos e inimigos, alavancas que podem ser ativadas ou rampas que ajudarão a saltar sobre obstáculos.

Em suma, Red's Kingdom depende muito da lógica "tentativa-erro", bem como da experimentação, por isso, poderão existir níveis onde será preciso tentar muitas vezes até se descobrir a respetiva solução.

Com um grafismo muito colorido e aliado a boas animações e uma excelente banda sonora, Red's Kingdom é um divertido quebra-cabeças que está disponível para equipamentos iOS por 1,99 euros.

Super Gridland

Agrupe peças iguais para construir uma vila de dia e sobreviver a ataques de noite.

Super Gridland é um quebra-cabeças que recorre à típica mecânica de juntar três ou mais peças iguais em linha e que introduz algumas novidades que o tornam num título muito peculiar.

O jogo está dividido em ciclos diurnos e noturnos, que embora com similar jogabilidade têm diferentes objetivos. Durante o dia, o incansável construtor tem como missão recolher recursos para construir e melhorar os edifícios da sua aldeia. Para reunir estes recursos, o jogador tem como tarefa fazer corresponder as peças que populam a grelha de jogo. Neste caso, as peças tomam a forma de trigo, madeira, tijolos e muito mais, agrupando três ou mais peças iguais. Enquanto o personagem trabalha, o dia vai avançando, podendo ver o sol a deslocar-se no céu até começar a anoitecer. É então que começa a segunda parte do jogo.

De noite as peças da grelha mudam as suas figuras, mostrando espadas, escudos e criaturas que vão surgir na noite. Em vez de descansar, o personagem precisa de lutar para sobreviver aos ataques destes monstros e outras criaturas do mal.

De noite, nem todas as correspondências de peças são positivas pois a maioria irá invocar monstros que vão atacar e tentar matar o herói. No entanto, existem peças que irão ajudá-lo na sua missão, como as espadas e escudos que permitirão atacar ou defender dos ataques dos inimigos. Conforme o jogador agrupa estes itens eles irão acumulando e serão utilizados nos combates com as criaturas, por isso é necessário muito mais cuidado e atenção quando ficar sem eles.

Como na maioria dos jogos existem power-ups que irão ajudar (e muito) o jogador. Alguns irão restaurar a vida do personagem enquanto outros, em forma de bomba, irão destruir todos os inimigos de uma vez. Estes power-ups surgem de quando em vez após eliminar um monstro e são essenciais para se conseguir sobreviver de noite.

Com o avançar dos dias, os recursos vão melhorando e a aldeia vai aumentando de tamanho, levando os monstros a ganharem ainda mais interesse em atacar os seus habitantes. Felizmente, as armas também melhoram de forma a equilibrar os combates.

Super Gridland é um divertido e desafiante quebra-cabeças, com muitos componentes de estratégia essenciais a ter em conta para ser bem sucedido. O personagem irá morrer muitas vezes, mas o jogo não acaba aí, apenas regressará até ao inicio desse dia e recomeçará tudo de novo. Custa 1,99 euros e está disponível para dispositivos Android e iOS.