Há muito esperado e finalmente anunciado: as aplicações Android vão chegar aos Chromebooks. A notícia foi dada no blog para programadores do sistema operativo móvel esta quinta-feira.

Na prática, isto significa que as aplicações a que recorremos diariamente nos smartphones Android vão passar a estar disponíveis nos portáteis com Chrome OS à semelhança do que acontece com a Windows Store há já algum tempo. 

De acordo com a publicação feita esta quinta-feira no Android Developers Blog, a expansão do universo móvel aos computadores vai permitir uma melhor performance de algumas aplicações quando aliadas às especificações mais potentes de alguns computadores.

A Google informou também que estas apps não vão estar circunscritas a uma interação touch e que os teclados e ratos serão integrados com estes programas. Para além disso, e à semelhança do que nos irá trazer o Android N, o multitasking entre apps vai ser uma possibilidade. E sim, vai haver fullscreen para disfrutar dos milhares de jogos Android. 

No primeiro trimestre deste ano e pela primeira vez, as vendas de Chromebooks ultrapassaram as de computadores da Apple, segundo dados da IDC.
A Play Store vai estar disponível apenas para programadores no início de Junho no ASUS Chromebook Flio, Chromebook Pixel (2015) e no Acer Chromebook R11. Só no outono estará disponível para utilizadores. No entanto, há um senão...nem todos os Chromebooks irão suportar aplicações Android.

Consulte a lista detalhada de todos os portáteis que terão acesso à Play Store, aqui