As aplicações desta semana são para o utilizador indeciso e desorganizado. São para o utilizador artista, para o curioso e para aquele que não dispensa uma jogatana com os amigos. São para os fãs de Star Wars, para os que querem ser astronautas sem levantar os pés do chão, mas, sobretudo, para os amantes de tecnologia que não deixam passar uma novidade.

Conheça as seis sugestões do Tek e tire o máximo do seu smartphone e tablet.

Closfy: esta app é tudo o que precisa para organizar o seu guarda-roupa

Este programa permite-lhe criar um inventário de todas as peças que fazem parte do seu guarda-roupa e ajuda-o a arranjá-las de forma a criar várias indumentárias. Se nunca sabe o que há-de vestir, talvez esta seja aplicação que precisava.

A Closfy quer trazer soluções para os armários onde há desorganização e confusão ao oferecer-lhe uma única plataforma digital onde reunir todas as suas peças de roupa.

Com esta app, que promete eliminar os períodos de reflexão acerca "do que vestir(?)", o utilizador pode criar uma versão digital do seu guarda-roupa e organizar todas as peças por secção, criando uma grande manta visual de todas as opções á sua disposição.

Para agilizar processos pode ainda criar combinações e agendá-las num calendário para que seja o próprio Closfy a dizer-lhe o que vestir quando acordar para sair para mais um dia.

A aplicação é gratuita e está disponível para Android através deste link.

As suas melhores fotos podem ser transformadas em cartoons ou imagens artísticas

Quem acredita no poder da transformação deve experimentar o PaintLab. Esta app para Android e iOS transforma rapidamente uma imagem numa obra de arte, evitando grande parte dos desastres.

Já experimentámos vários filtros mais ou menos artísticos e a PaintLab é uma das mais funcionais e com resultados que pode ser surpreendentes, mas ao mesmo tempo fáceis de obter.

O método é simples: abre a aplicação, escolhe o layout, capta a fotografia e começa a aplicar os filtros, artisticos ou de desenhos animados. O selfie editor é, como o nome revela, uma ferramenta especial para as selfies, mas os retoques e transformações são semelhantes.

Não faltam também as opções de partilha habituais para mostrar o resultado aos amigos.

A app PaintLab está disponível gratuitamente para dispositivos Android, tendo sido renovada na semana passada. A versão para iOS também pode ser descarregada sem custos mas já não é atualizada desde setembro de 2016.

Saber tudo sobre a “energia portuguesa” através de uma app para Android e iOS

Perceber que tipo de energia se produz mais em Portugal e o que se consome, o que se exporta e importa ou simplesmente acompanhar as novidades do sector - oportunidades de emprego incluídas - são possibilidades oferecidas numa nova app.

A ideia é da REN – Redes Energéticas Nacionais e tem como objetivo colocar à disposição de todos os interessados, sejam investigadores, profissionais ou cidadãos comuns, informação exclusiva sobre o sector energético em Portugal, assim como sobre a sua atividade.

Disponível para Android e  iOS, a app REN Energia tem uma secção de notícias onde se apresentam conteúdos sobre os temas de energia, ambiente, inovação, sustentabilidade e educação.

A REN vai permitir o envio de conteúdos originais por parte dos utilizadores para serem publicados nesta aplicação. A intenção é torná-la numa ferramenta participada e gerar mais interação entre utilizadores, refere-se numa nota enviada à impensa.

Há também uma área de estatísticas, que disponibiliza informação sobre a produção e consumo de energia, a respetiva repartição por tipo de origem bem como o balanço de exportações e importações entre Portugal e Espanha.

A partir das secções Eventos e Oportunidades é possível ficar a par das datas mais importantes para a empresa e para o sector, assim como das oportunidades de emprego existentes.

Pictionary chega aos smartphones em versão gratuita

O jogo ganhou fama nas mesas de jogo, mas ganha agora uma nova vida nos smartphones dos utilizadores de Android e iOS.

O Pictionary é um dos jogos de tabuleiro mais populares da história, mas os smartphones não vão deixar que a sua história se resuma a este formato. Recentemente, o jogo transformou-se numa app e a boa notícia é que continua igual a si próprio.

Nesta versão, os utilizadores podem, num dos modos, jogar partidas de dois contra dois onde um dos participantes desenha uma figura e o parceiro tem de adivinhar o que é para ganhar pontos. Se preferir jogar sozinho, pode entreter-se a criar obras a título individual.

O jogo foi criado pela Etermax e está em português.

O jogo é gratuito e está disponível para iOS e Android, mas há elementos que podem ser comprados e melhorados posteriormente com pagamentos in-app. O kit de desenho é um exemplo daquilo que pode ser expandido.

A celebração de Star Wars não precisa de se limitar ao 4 de maio

"May the 4th be with you" é um lema que se pode estender a todos os dias do ano com esta app da Electronic Arts que recupera os heróis da saga Star Wars.

A qualidade das imagens está ao nível habitual da Electronic Arts que tem no seu portfólio uma lista impressionante de aventuras, algumas das quais relacionadas com uma das séries que arrasta mais fãs no mundo inteiro.

É possível gerir os heróis que quer juntar à sua equipa, independentemente da temporada em que participaram nos filme. E pode jogar pelo lado bom da força enquanto participa nas várias batalhas e faz evoluir as personagens com novas habilidades.

Com a experiência pode ainda colecionar naves de combate e mantar uma esquadra de batalha para novos desafios.

O download da app é gratuito para Android e iOS mas há compras in app para juntar acessórios ou avançar mais rápido nos desafios propostos.

App da NASA para explorar o universo ganha versão Android

A Visualization Explorer foi lançada em 2011 para iPad e, passados três anos, foi alargada a todos os dispositivos iOS. Agora é a vez dos utilizadores da plataforma Android terem o “mundo na palma da mão”. Mas só da versão 5.0 em diante.

A aplicação contém várias “histórias” sobre o universo, cada uma com direito a imagens estáticas de alta resolução ou vídeo e um pequeno texto para contextualizar cada tema apresentado.

A nova versão para Android é apresentada como beta e, ainda que os utilizadores não tenham acesso a todas as caraterísticas da versão iOS, podem ver todas as 525 histórias disponíveis atualmente, aguardar por novas histórias a cada segunda-feira e partilhá-las nas redes sociais, refere a NASA.

O conjunto de histórias mais recentemente adicionado inclui ver o dióxido de carbono mundial em 3D ou as “plumas de água” de Júpiter.