Os novos smartphones Galaxy S8 e S8+ integram um botão Bixby para facilitar o acesso ao interface e a navegação pelos serviços e aplicações. Para “acordar” a Bixby basta usar a voz, um toque ou texto, mas com maior inteligência e contextualização do local e “ambiente” onde está o utilizador.

Numa sala que replica qualquer divisão de uma casa normal, a Samsung mostrou como a Bixby pode ser integrada com as aplicações e interfaces que já temos nos smartphones, simplificando aquilo que se está a tornar cada vez mais complicado.

Os comandos de voz estão integrados com as aplicações de câmara, mensagens, contactos e mesmo a galeria, mas a ideia é que seja possível ligar a outras aplicações de terceiros, e serviços não controlados pela Samsung, assim como equipamentos ligados através da Internet das Coisas.

Por enquanto os responsáveis da Samsung explicam ao Tek que a Bixby tem ainda funções limitadas e vai reconhecer apenas alguns idiomas, como o inglês, o coreano e chinês, mas o português está previsto “para breve”, como garantiram na pré-conferência.

Mesmo que no "papel" e nas demos tudo pareça funcionar bem, agora falta provar no mundo real que a ideia funciona, e que vai entender bem o contexto, os sotaques e sobreviver ao ambiente e ruído por vezes caótico onde temos de usar o smartphone....

Para o ecossistema de equipamentos "inteligentes" a Samsung tem também um novo router e a app Connect, que se liga com a Bixby para tornar a vida dos utilizadores mais simples. 

Verifique aqui todas as novidades do #unpacked2017 da Samsung que o Tek está a acompanhar e também as primeiras impressões do novo Galaxy S8 e S8+ que já experimentámos em primeira mão.