As sugestões que a equipa do Tek reuniu servem para (quase) todos os gostos: há jogos, aplicações para "arrumar" as contas na Cloud e um navegador para descobrir cidades a pé. Está interessado?

A maioria das apps são gratuitas, seguindo uma tendência que mostra que os consumidores estão mais predispostos a pagar por funcionalidades extra dentro das aplicações do que pelas próprias apps, pelo menos à partida.

Descubra as aplicações que lhe sugerimos esta semana navegando pelas próximas páginas e escolha já as que vai instalar. É garantido que vão trazer mais gás ao seu smartphone ou tablet.



À procura de novos eBooks? Aqui há um milhão

A Scribd é uma das maiores lojas de ebooks da internet e a plataforma também está nos telemóveis, com aplicações para iOS e Android.

Livros, livros áudio e banda desenhada são os tipos de conteúdos que pode encontrar na loja da Scribd, que tem acesso pago, mas que pode ser experimentada gratuitamente durante algum tempo.

Se avançar para a subscrição terá de pagar 8,99 dólares mensais, mas com isso garante acesso a cerca de um milhão de livros, um portefólio que pode ser usado online e offline, para leituras em momentos que não tenha acesso à internet.

Entre as ferramentas que a app disponibiliza também vai encontrar recomendações baseadas nas suas preferências e escolhas dos editores. A app tem sincronização automática com as “outras montras” do serviço, pelo que pode começar a ler um livro aí e retomar no tablet.  A aplicação para Android está aqui e a versão para iOS aqui

Veja a próxima aplicação

 

Demasiados serviços de armazenamento na cloud? A FolderSync resolve

Esta app para Android permite sincronizar todos os ficheiros que tem em plataformas como o Google Drive, o Windows OneDrive e o Dropbox com o cartão de memória do seu smartphone ou tablet.

A FolderSync baseia-se no interface por pastas que tão bem conhece de qualquer sistema operativo e permite gerir a todos os níveis os ficheiros que vai alojando nos vários serviços de armazenamento baseados na nuvem. Vai poder copiar, mover e até apagar os seus conteúdos, com recurso ainda a várias funcionalidades que se adaptam às características de cada serviço em particular.

Esta é sem dúvida uma excelente forma de conseguir ter um backup de todos os seus ficheiros num cartão de memória que utilize com o seu equipamento móvel, mas apresenta uma vantagem ainda maior: liberta-o da necessidade de ter de sincronizar cada serviço de cloud storage em que tem conta. A FolderSync cumpre esta missão de forma integrada e sem esforço. 

Com um preço de 2,85 euros na loja Google Play loja Google Play, a FolderSync é compatível com a maioria dos serviços de armazenamento online disponíveis de momento – Dropbox, Amazon Cloud Drive, MEGA, Google Drive, Windows OneDrive e SugarSync, entre outros –, apesar do natural “esquecimento” de plataformas lusas como a Meo Cloud, por exemplo.

Existe uma versão Lite que é gratuita, mas que inclui menos funcionalidades.  

Veja ainda o vídeo do funcionamento do serviço.

Veja a próxima aplicação

 

Faça de cada caminho uma descoberta com o Sidekix

Explorar uma cidade a pé requer alguma energia, mas também truques e conhecimento aprofundado. Ou a ajuda de uma aplicação.

A Sidekix apresenta-se como a app ideal para "navegação urbana" para quem quer explorar uma cidade recorrendo à lucomoção a pé. A aplicação promete encontrar os lugares e acontecimentos mais interessantes nas imediações, e definir as rotas de acordo com os seus interesses, sejam eles a arte, compras ou vida noturna.

As sugestões pode ser aproveitadas pelos habitantes locais ou por turistas e o número de cidades listadas está a crescer. E quem sabe não tem informação sobre o seu próximo destino de férias ou de uma "escapadinha"?

A app está disponível gratuitamente apenas para iPhone.

Veja a próxima aplicação

 

Ver as mensagens de correio eletrónico como se estivesse no Tinder

Desliza para a esquerda, para a direita ou para cima. Cada um dos gestos corresponde a uma determinada ação, tal como acontece com os perfis do Tinder, mas no caso da Morning Mail aplica-se às mensagens de correio eletrónico.

 

A aplicação aposta num método diferente para consultar as mensagens que chegam à Inbox, assente em gestos – em parte semelhantes aos utilizados na app de dating Tinder, com as fotos que vão aparecendo.

Primeiro que tudo, parte de uma interface simples que mostra o suficiente para que quem usa a aplicação possa perceber como funciona. A parte mais importante são as mensagens não lidas, que estão acessíveis quando se clica no primeiro icon da barra inferior.

Os gestos decidem o que fazer com cada uma delas: deslizar para a esquerda é apagar a mensagem, deslizar para a direita arquivá-la e deslizar para baixo é marcá-la como lida.

De momento a Morning Mail deixa-lhe adicionar as contas do Gmail, Yahoo e iCloud para importar mensagens. A app é gratuita se quiser associar apenas uma conta de email. Atualmente só tem versão para dispositivos iOS.

Veja a próxima aplicação

 

Ainda consegue saltar à corda? Pode sempre tentar com uma app made in Portugal

Chama-se Jumpy Rope e, tal como o nome indica, é para saltar à corda, mas a partir do smartphone ou do tablet.

Foi desenvolvido em Portugal, mas quer conquistar adeptos da modalidade de saltar à corda com o telefone ou tablet em todo o mundo. Neste momento o Jumpy Rope tem três personagens diferentes e sete mundos para desbloquear.

O jogo da SkyBelow Studios dá para jogar sozinho e a dois no mesmo dispositivo e está disponível, gratuitamente, para as plataformas Android e iOS, com compras in-app associadas.

O mundo imaginário de ilhas flutuantes de Pepper a menina aventureira, Hamlet o gato saltitante e Roxy o coelho chateado começou a ser desenvolvido em agosto de 2015 e foi disponibilizado muito recentemente.

O jogo veio juntar-se aos outros títulos já desenvolvidos pela empresa portuguesa: SuperStems e Memtiles Kids.

Veja a próxima aplicação

 

Mekorama: uma versão “gratuita” do melhor que os puzzles têm para oferecer

Este é um novo jogo móvel para Android e iOS. A lógica é simples mas as mecânicas e o design tornam-no numa aplicação viciante.

Chegou às lojas de aplicações no passado mês de Maio e embora não tenha trazido consigo um novo conceito de jogo, o Mekorama tem conquistado utilizadores nos dois maiores sistemas operativos móveis. Na App Store, da Apple, a app tem uma avaliação de 4,5 estrelas. Na Google Play, tem neste momento uma nota de 4,8.

O jogo consiste em transportar um pequeno robot, o B, até um ponto de extração assinalado a vermelho em todos os níveis de jogo. A lógica não é nova mas a forma como Martin Magni, o criador do jogo, a contextualizou no meio de tantas mecânicas intrigantes e um design “clean”, torna-o num dos melhores jogos de puzzle disponíveis para smartphone.

 

O Mekorama tem 50 níveis iniciais e em cada um deles somos obrigados a resolver quebra cabeças que se tornam mais complicados à medida que avançamos no jogo. 

Enquanto nos primeiros níveis a resolução não é mais complexa do que fazer o B andar diretamente de um quadrado para outro, 10 ou 20 níveis depois, já somos obrigados a catapultar a personagem entre plataformas, descobrir passagens secretas, destruir partes do cenário e equilibrar o robot nas cavalitas de outras personagens para conseguir concluir o mapa.

Apesar destes 50 níveis, Martin Magni também desenvolveu um modo de construção que permite aos jogadores construir níveis personalizados. Depois de concluído, o jogo gera uma carta de apresentação com um QR code que, ao ser scaneado, pode ser jogado pelo resto da comunidade. E sim, as redes sociais do Mekorama já estão a abarrotar de níveis novos.

De toda a experiência, os pontos menos positivos são as respostas que o jogo dá aos sucessivos arrastos e zooms que têm de ser feitos ao mapa assim que movemos o personagem e os bugs que alguns dos níveis apresentam. Apesar não ser catastrófico e poder ser resolvido com um reset, ainda há algum trabalho a afinar nestes aspectos

A aplicação é completamente gratuita e livre de anúncios mas o programador dá-lhe a oportunidade de ser paga a quantia que achar adequada, se assim o quiser. Pode ser descarregada para dispositivos Android ou iOS.

 

Alguma das aplicações lhe agrada? Amanhã temos mais sugestões para acrescentar à lista.

Pode também deixar as suas sugestões na caixa de comentários e partilhar as suas experiências.