Planeamentos irrealistas, falta de coordenação entre equipas, dificuldade em fazer planos de trabalho diários e stress. Muito stress, com risco de burnout e consequências negativas no equilíbrio da vida pessoal e profissional. Para muitos este é o cenário atual em empresas com projetos a decorrer, mas Bruno Figueiredo, habituado a esta lógica de funcionamento em agências digitais onde trabalhou em Inglaterra, decidiu pôr-se em campo e desenvolver uma aplicação que resolvesse pelo menos uma parte dos problemas. E assim nasceu a Outplanr.

“A necessidade do Outplanr surgiu quando trabalhava em Inglaterra, onde passei por várias agências digitais. Nestas agências com centenas de trabalhadores, era sempre muito difícil acompanhar o andamento dos projetos e saber o que outros membros da equipa estavam a fazer uma vez que estavam dispersos por várias salas”, explica.

As limitações das ferramentas que se usavam nestas agências deram a Bruno Figueiredo a ideia de desenhar uma aplicação que não só mostrasse o que cada membro da equipa está a fazer em tempo real, como também permitisse planear trabalho de forma mais eficaz, desenhando planos de trabalho diários.

A Outplanr está a ser desenvolvida há 3 anos, sendo que os últimos dois foram dedicados à fase beta onde já conta com algumas centenas de utilizadores e empresas a usar a ferramenta diariamente. Agora está a fazer o lançamento comercial e o objetivo é chegar aos mil utilizadores no primeiro trimestre.

O CEO da Outplanr explica que o trabalho em empresas que trabalham com muitos clientes em simultâneo é sempre um pouco difícil de planear. Bruno Figueiredo fiz que “as ferramentas existentes apenas são capazes de estruturar listas de tarefas, ou permitem planear mas a muito alto nível, o que acaba por não permitir por um lado perceber em quantos dias de trabalho se traduzem as tarefas ou então a alocações que depois não correspondem à realidade, levando a que os recursos fiquem sem trabalho efetivo em alguns dias”.

A Outplanr permite um planeamento à tarefa e por isso consegue-se elaborar planos de trabalho exequíveis, diminuindo o stress na equipa e a necessidade de horas extra, justifica. A aplicação faz integração com outras ferramentas, como o Slack, Asana, Outlook e Google Calendar.

A startup liderada por Bruno Figueiredo está a ser incubada na Startup Lisboa e a disponibilização comercial da app é o principal foco da empresa, mas pretende ajudar à organização das companhias e equipas que aderirem ao modelo, e tornar os trabalhadores mais felizes, produtivos e saudáveis.

A aplicação está disponível em modelo de subscrição através da internet e tem ainda apps para plataformas móveis iOS e Android, este caso ainda em beta.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.