Entre as propostas desta semana também há jogos. Ou melhor, uma app para ajudar a encontrar os melhores jogos.

Mas se está mais numa linha de concentração escolar, agora que as férias de verão se aproximam a uma velocidade vertiginosa (sim, é verdade!), veja a proposta da Proto Editora para trazer os manuais escolares para o telemóvel. E até há uma nova funcionalidade no Calendário da Google para ajudá-lo a manter os seus objetivos sem nunca falhar.

Todas as aplicações podem ser vistas nas próximas páginas, com a avaliação da equipa do TeK e os links para os downloads diretos. Aproveite bem!

 

Messaging da Line quer conquistar mais utilizadores com autocolantes “fofinhos”

Com imenso sucesso em países asiáticos como o Japão e a Tailândia, a Line está a tentar conquistar adeptos noutras partes do mundo. Entre os argumentos está a família Friends, que acaba de receber mais um personagem fofinho.

Trata-se de Choco, irmã de um outro membro dos Line Friends, Brown, descrita pela equipa como “uma ursa fashionista constantemente à procura das últimas tendências”.

Choco junta-se ao seu irmão e ao restante grupo de amigos: Cony, Moon, Sally, James, Leonard, Jessica, Boss e Edward. Os “bonecos” são os protagonistas da app no que diz respeito aos chamados stickers, que tal como os emojis se destinam a reagir e a animar as mensagens trocadas.

A linha de autocolantes acompanha a app desde o seu lançamento e a sua popularidade fez com que os personagens participem em várias campanhas e iniciativas, internas e externas, protagonizando, inclusive, uma linha de merchandise.

Disponível para iOS e Android, a Line é muito popular na região da Ásia e tem tentado conquistar outros mercados. É um serviço ao género WhatsApp, com a possibilidade de trocar mensagens escritas e também fazer chamadas, tanto de voz como de vídeo (aqui um pouco mais além do que o WhatsApp).

Inclusive, recentemente adicionou a possibilidade de falar com até 200 pessoas em simultâneo.

A nova personagem Choco está disponível para download gratuito a partir da Sticker Shop da Line até 4 de maio próximo.     

  

Veja a próxima aplicação

 

 

 

Quem precisa de uma companheira de viagens personalizada pode chamar a Clarice

Não faltam apps que servem de guia de viagens, com dicas e sugestões, mas a Clarice diferencia-se pela personalização e a possibilidade de live chat para responder a questões. E tem um toque de charme português.

 

A aplicação tem estado em destaque desde que a Fortune Magazine a escolheu como uma das 5 melhores apps de viagens e a média de downloads disparou para mais de mil descargas por dia, explicou ao TeK Rui Rebelo, responsável de Marketing da GuestU.

A Clarice é um travel city guide e foi desenvolvida nos últimos meses dentro da empresa de origem portuguesa que já tem no mercado uma app white-label para Hotéis, Hostels e Apartamentos, a GuestU, tirando partido de sinergias existentes e de todo um conceito e know how sobre viagens e oferta turística.

O lançamento foi feito em Nova Iorque em Janeiro deste ano e a Clarice tem vindo a ganhar utilizadores mas também novos destinos. Inicialmente cobria apenas 6 cidades, um número que já duplicou e que rapidamente vai crescer.

Atualmente o guia tem informação de Lisboa e Porto, Madrid, Liverpool, Oxford, York, Brighton, London, Roma, Berlin, New York, Washington, Chicago, Los Angeles, Singapura e São Francisco, mas a ambição da empresa é levar a oferta de informação e o modelo de negócio mais longe.

Ao todo são mais de 10 mil propriedades listadas em todo o mundo e mais de 20 mil recomendações de lugares a visitar. A utilização de algoritmos de machine learning, com capacidade preditiva, ajusta o perfil do viajante e a finalidade da viagem ao tipo de sugestões, reduzindo o tempo de procura de informação sobre o que deve ver e os passeios a experimentar.

A aplicação está disponível para iOS e Android e é gratuita. 

A personalização é apontada como um dos elementos diferenciadores, com a possibilidade de adequar a oferta aos gostos de cada utilizador, melhorando a experiência e fazendo a ponte entre o alojamento e as atividades de lazer que pode encontrar nas várias cidades. Mas há também a possibilidade da interação em tempo real através de Live Chat.

Modelos de negócio sustentáveis

A GuestU destacou-se com a oferta de soluções de apps B2B para o segmento turístico e depois do lançamento da empresa em 2013, onde conseguiu financiamento da Portugal Ventures no valor de 1.5 milhões, já chega a mais de 300 clientes espalhados por 30 países.

As aplicações podem ser geridas pelos clientes, que têm acesso a um backoffice com conteúdos selecionados e originais, criados por uma equipa de jornalistas e editores do sector do turismo.

Com perto de 40 pessoas entre Lisboa, Porto e Londres a empresa decidiu avançar no segmento dos guias turísticos para utilizadores individuais, iniciando o desenvolvimento no final de 2015.

O modelo de negócio passa pela monetização da ligação às várias ofertas de atividades e alojamento dentro da aplicação. Os hotéis e outras ofertas turísticas podem funcionar como parceiros oficiais, explorando a base de utilizadores e ativando a resposta em live chat, o que pode ser interessante também para a reserva de atividades e experiências, desde visitas guiadas ao aluguer de veículos, por exemplo.

 

 

Veja a próxima aplicação

 

Não tem tempo para nada? O Google Goals dá uma ajuda

A nova aplicação do Calendário Google ajuda-o a organizar as suas tarefas diárias e a encontrar uns minutinhos para fazer apenas aquilo que mais gosta.

Acha demasiado complicado praticar o castelhano, mesmo sabendo que tem uma importante viagem a Madrid agendada para os próximos dias? Não se preocupe mais com isso, o Google dá uma ajuda.

A assinalar os 10 anos do calendário, a gigante norte-americana apresentou uma nova funcionalidade, já integrada na agenda, a Google Goals.

Se quer realmente levar avante a promessa de começar a fazer uma caminhada relaxante, mas tem dificuldade em a encaixar no seu dia, então poderá seguir os timings definidos pelo Goals, já que ele integra esta opção no espacinho livre da sua, muito recheada, agenda.

Algumas das metas que costumamos impor incluem fazer exercício físico, aprender um novo idioma ou um outro hobby semelhante.

Mas a verdade é que nem sempre conseguimos encontrar no nosso calendário, “tempo vago” para o fazer. Mas o Google Goals consegue.

Esta nova funcionalidade do Google tem a capacidade de olhar para o nosso dia e, tendo em conta parâmetros pré-definidos, como quantas vezes queremos praticar um dado exercício e qual a altura do dia que nos pareceria melhor, avança depois com uma customização do nosso calendário.

E, sempre que mudar de interesses, poderá parametrizar esta aplicação à medida do que pretende fazer.

Os resultados apresentados pela nova aplicação serão tão mais fidedignos quanto o for também a introdução de todos os trabalhos, reuniões e agendamentos que tem entre mãos, no seu calendário. Só assim será possível trabalhar de forma eficiente.

No caso de existir um conflito entre a reunião que surgiu à ultima da hora e o espaço reservado pelo Goals para a sua aula de Espanhol, é automaticamente feito um reagendamento.

Pode descarregar a aplicação Calendário da Google na loja Google Play ou na App Store da Apple.

Veja a próxima aplicação

 

Milk da Samsung quer oferecer realidade virtual mesmo sem óculos

A realidade virtual está aí, mas só para quem tem óculos apetrechados com a tecnologia, certo? Ou talvez não. A Samsung acaba de disponibilizar uma aplicação que oferece experiência equiparada para mais alguns.

Chama-se Milk VR e é uma aplicação da Samsung que simula uma experiência de realidade virtual através do smartphone a quem não tenha os Gear VR.

A app funciona de modo simples, permitindo ver vídeos a 360° ao mexer o smartphone nas diferentes direções. Não será bem o mesmo tipo de experiência obtida com a ajuda dos óculos de realidade virtual, mas facilita o acesso a este tipo de conteúdos.

A aplicação está disponível a partir da loja da Google. Depois é só aceder ao catálogo Milk VR e escolher entre os mais de 700 títulos disponíveis.

Sublinhe-se apenas que embora liberte a experiência de realidade virtual dos óculos com a tecnologia, a app não está disponível para todos os dispositivos Android. A Milk VR só é compatível com smartphones Samsung como o Galaxy S7, S7 Edge, Galaxy Note 5, Galaxy S6, S6 Edge e Galaxy S6 edge+.

 

Veja a próxima aplicação

 

Livros escolares e telemóvel em sintonia com nova aplicação de realidade aumentada

Telefones e sala de aula parecem não conjugar, mas tudo depende do contexto. Com os novos “manuais híbridos” da Porto Editora a combinação faz todo o sentido.

A tecnologia surge na forma de uma aplicação de realidade aumentada desenvolvida no último ano e meio pela equipa da editora portuguesa que uma vez instalada no telemóvel, vai reconhecer o manual escolar através da capa.

A partir desse momento vai ser possível explorar os conteúdos multimédia associados a partir do smartphone ou tablet. Os conteúdos que é possível ver em realidade aumentada estão sinalizados nas páginas do manual com o ícone da aplicação, bastando apontar-lhe a câmara do dispositivo.

A Porto Editora explica como tudo funciona num vídeo.

 “Este novo conceito eleva o manual escolar para uma nova dimensão de utilização e exploração, associando-lhe recursos multimédia criados especificamente para o efeito e que são facilmente acessíveis por telemóvel”, refere a Porto Editora.

Os primeiros manuais híbridos correspondem aos novos manuais escolares desenvolvidos no último ano e meio e que vão entrar em vigor no próximo ano letivo: Inglês do 4º ano de escolaridade; Português, Matemática, Ciências Naturais, História e Geografia de Portugal e Educação Musical do 5º ano de escolaridade; e Física e Química A, Matemática A, Matemática B, Matemática Aplicada às Ciências Sociais, Português dos cursos científico humanísticos do 11.º ano de escolaridade.  

Segundo a editora, estes novos manuais vão chegar às livrarias no próximo verão, não tendo qualquer alteração de preço ou custo adicional. Fica também a promessa de alargar o conceito aos outros anos de escolaridade à medida que forem entrando em vigor os novos manuais escolares, de acordo com o calendário definido.

A app da Porto Editora é gratuita e está disponível para Android e iOS, prevendo-se para breve uma versão para Windows.

 

Veja a próxima aplicação

 

Quer encontrar jogos móveis gratuitos que valham a pena? Esta app pode ajudar

A oferta de jogos nas lojas de aplicações móveis é gigantesca e por isso nem sempre é fácil descobrir novidades que valham a pena. Esta aplicação reúne reviews feitas por quem já gastou algum tempo a jogar.

 

Uma das particularidades da Free Game Reviews, como o nome indica, é o facto de se dedicar em exclusivo a partilhar informação sobre jogos gratuitos. Há também a promessa de que todas as análises publicadas na aplicação são feitas por jogadores reais.

Outra boa notícia é o facto de qualquer review estar acessível de forma gratuita, algo que também acontece com os conteúdos que lhe estão associados, como screenshots ou vídeos do gameplay dos jogos, algo que está disponível em todas as reviews.

A lógica da aplicação, desenvolvida pela OLA.mobi, é a de comunidade, pelo que o utilizador também pode partilhar as suas análises de jogos com os outros utilizadores. Há versões da app disponíveis para iOS e Android.  

 

Já escolheu as apps que vão animar o resto do seu fim de semana? Amanhã há mais.