O final do ano está a chegar sendo habitual nesta altura diversas marcas e serviços elegerem as suas escolhas face aos 12 meses passados. A Google é um deles, tendo selecionado mais de trinta jogos para o seu top de 2016. Muitos deles já foram sugeridos pelo TeK, mas fica uma mão cheia de novas sugestões de títulos incluídos nessa lista e rotulados como os melhores na Play Store.

As nossas sugestões incluem Never Alone: Ki Edition, um jogo de plataformas e quebra-cabeças baseado num conto tradicional de uma tribo nativa do Alasca e que coloca uma corajosa menina e um lobo branco do Ártico numa jornada para salvar a tribo de um nevão interminável, tendo que resolver diversos puzzles e evitar vários perigos. Rolling Sky é outra das sugestões e trata-se de um muito desafiante quebra-cabeças com uma premissa bem simples: mover uma bola ao longo de um caminho repleto de obstáculos, sendo essencial muita rapidez de movimentos. Em The Last Vikings é necessário navegar e combater diversos inimigos, saqueando as suas aldeias e fortalecendo o poder do povo viking da região.

Reigns é um excelente jogo de estratégia onde é representado o papel de um monarca cujas decisões irão afetar a sua popularidade para com a igreja, exército, povo e tesouro e ditar a duração do seu reinado. Jogo recheado de humor e de uma grande panóplia de eventos estranhos e aleatórios que irão fazer variar constantemente o progresso do jogo. Por fim, Clash Royale, um dos melhores e mais bem sucedidos jogos para smartphones da atualidade, em que há um conjunto de cartas para jogar, com o objetivo de destruir três estruturas inimigas e derrubar o Rei adversário.

São jogos dos mais variados géneros e para os mais distintos tipos de jogadores. Fique com uma parte do melhor que foi desenvolvido durante este ano para Android e iOS.

 

Never Alone: Ki Edition

Uma aventura baseada num conto tradicional

Never Alone: Ki Edition é um jogo de plataformas e quebra-cabeças desenvolvido em colaboração com os Iñupiat, um povo nativo do Alasca, e que conta uma história tradicional partilhada por gerações. Nele o jogador irá juntar-se a Nuna, uma menina muito corajosa que se aventura nas profundezas do Ártico em busca de solução para um nevão interminável que ameaça a sua tribo. Na sua jornada, Nuna irá ser acompanhada por uma Raposa que lhe irá dar a conhecer espíritos que a irão ajudar a resolver os quebra-cabeças e a lidar com as ameaças que poderão encontrar no caminho.

O jogador poderá alternar entre Nunca e a Raposa, com cada personagem a ter diferentes habilidades. A menina pode subir escadas e cordas, mover obstáculos pesados e jogar a sua bola nos alvos para resolver quebra-cabeças enquanto que a Raposa pode entrar em áreas pequenas, correr por paredes e saltar grandes alturas. Na sua jornada, a dupla irá percorrer vários locais inóspitos do Ártico, como estruturas instáveis numa vila costeira abandonada, estranhas copas silenciosas das árvores de uma floresta misteriosa e congelada.

As condições atmosféricas podem ser utilizadas a favor dos personagens, como por exemplo aproveitar o vento forte para dar saltos mais longos, mas também ser de tal forma agressivos que podem originar a morte dos personagens e obrigar a recomeçar o jogo. A ajuda dos espíritos será essencial para ultrapassar os diversos obstáculos e resolver os vários quebra-cabeças que ambos irão encontrar pelo caminho. Os gráficos e animações estão excelentes tornando toda a experiência de jogo muito mais divertida e envolvente.

Never Alone: Ki Edition custa €4,99 e está disponível para equipamentos Android e iOS.

Links: Android / iOS 

 

Siga para o próximo jogo

 

Rolling Sky

Jogo desafiante que exige muita velocidade de reação

Rolling Sky é um desafiante jogo cujo objetivo é conduzir uma bola por um determinado percurso movendo-a para a esquerda e para a direita de forma a evitar os inúmeros obstáculos que irão surgir pelo caminho. Os controlos do jogo são muito simples, basta arrastar o dedo no ecrã para mover a bola, mas isso é definitivamente a única coisa fácil do jogo pois Rolling Sky exige muita atenção e rápidos reflexos e reações para evitar os diversos perigos, apanhar as pedras preciosas e conseguir chegar ao final de cada nível.

O jogo inclui cinco mundos únicos e o objetivo é chegar ao portal no final de cada um. Os diferentes mundos são todos muito coloridos e têm o seu próprio conjunto de desafios quase impossíveis de ultrapassar, gráficos em 3D e uma excelente música.

Trata-se de um jogo que exige rápidas reações: a bola move-se muito rápido e os obstáculos são imensos, existindo alguns onde é preciso saltar, tendo que o fazer no sitio devido. É possível mover a bola quando esta está em pleno ar, sendo mesmo essencial para que ela caia no local devido e não seja destruída. É também preciso ter atenção às plataformas pois existem algumas que são mais instáveis e que podem cair com o peso da bola o que irá originar que esta acabe também por cair no vazio.

Existe um número limite de bolas que podem ser utilizadas. Sempre que se perde é preciso recomeçar o nível desde o início, algo que pode frustrar alguns jogadores. É também possível visualizar quanto do percurso se conseguiu percorrer, dando assim uma ideia do seu comprimento e da distância que falta até o conseguir concluir.

Este é daqueles jogos com uma premissa muito simples mas muito desafiante, provavelmente mais direcionado para jogadores mais experimentes e que gostem de desafios quase impossíveis. A velocidade de reação é essencial para se conseguir ultrapassar os vários perigos, fixos ou móveis, que se encontram espalhados em grande quantidade pelo caminho, mas o elevado nível de dificuldade irá obrigar a recomeçar os vários níveis muitas vezes.

Rolling Sky é gratuito e está disponível para Android e iOS.

Links Android / iOS

 

Siga para o próximo jogo

 

The Last Vikings

Navegar e batalhar pela glória do povo viking

The Last Vikings é uma aventura pixelizada que coloca o jogador no papel destes terríveis guerreiros com a missão de navegar perigosos mares e pilhar aldeias vizinhas de forma a trazer glória para o povo Viking.

É preciso construir barcos, arranjar recrutas, prepara-los para as batalhas, e, claro, esmagar os povos vizinhos, invadindo as suas casas e tornando o seu império o mais forte das redondezas.

The Last Vikings pode ser jogado online onde é possível envolver-se em batalhas contra outros jogadores ou, para quem prefira, experimentar o modo individual. Em qualquer um deles, e para esmagar os inimigos, é preciso arranjar recursos, atualizar as armas e heróis, destruindo o portão de qualquer cidade para, em seguida, eliminar os exércitos que se encontram no interior. Será ainda preciso lutar contra balas de canhão e monstros marinhos, remando forte e rápido para enfrentar batalhas contra intermináveis inimigos para manter os ancestrais viking orgulhosos.

Trata-se de um jogo que envolve rapidez, pois tudo se resume a velocidade dos dedos e tempo de reação, embora exista alguma estratégia à mistura. A jogabilidade divide-se em duas áreas distintas: a viagem e as batalhas. Na viagem é preciso tocar no ecrã no sítio e momentos precisos de forma a fazer o barco andar mais rápido. É ainda necessário usar as setas para eliminar tudo aquilo que os inimigos disparam, quer seja uma bala de canhão, uma galinha ou um dragão, todos devem ser abatidos para garantir a sobrevivência dos homens e do barco.

Quando se avistar uma aldeia basta tocar no ecrã para colocar os vikings em terra e atacar o respetivo portão, que assim que seja destruído, permitirá entrar na aldeia e atacar os seus habitantes. O jogador terá que escolher qual a área que pretende melhorar, o ataque, a defesa, a precisão ou recrutar mais homens. Tudo isto tem de ser feito de forma rápida pois os vikings estão sempre a marchar em frente para atacar as suas vítimas. Os combates são feitos automaticamente em função das áreas que se decidiu melhorar ou utilizar.

The Last Vikings resume-se a navegar, combater inimigos e a melhorar os recursos e exército para se tornar os mais fortes da região. É um jogo gratuito e está disponível para Android e iOS.

Links Android / iOS 

 

Siga para o próximo jogo

 

Reigns

Decidir o futuro do reino e do reinado

Reigns é um jogo de estratégia em que é preciso assumir o papel de um monarca medieval cujas decisões irão impor a sua vontade no reino. Para manter o trono, o monarca terá que agradar a várias fações como a igreja, exército, o povo e o tesouro. Ao longo do reinado ser-lhe-á pedido que tome as mais variadas decisões, com cada uma das opções a ter implicações e consequências no futuro, podendo colocar em risco a sua continuidade no poder.

A premissa Reigns é tão simples como ler uma carta e escolher uma das duas opções e, em seguida, passar para a próxima. Agricultores, soldados, crentes, bruxas e até lobisomens virão pedir conselhos, favores ou uma resposta a um determinado problema. Cada carta implica que passou um ano, sendo indicado no ecrã quanto anos já decorreram, o nome do rei e ainda uma lista de objetivos a cumprir. Com o decorrer do jogo novas cartas serão desbloqueadas, existindo um total de 750, e novos personagens irão aparecer, adicionando variação e novidade a toda a experiência de jogo.

No ecrã é ainda indicado qual a popularidade do rei nas diversas instituições, e, caso chegue a zero em alguma delas, será game over. Tudo pode parecer sob controlo mas a qualquer momento um evento aleatório pode virar tudo do avesso e ditar o fim do reinado. A jogabilidade é simples e os gráficos engraçados, mas o principal de Reigns é o seu sentido de humor e constante variação da história fruto dos mais incríveis e inusitados eventos e decisões que é preciso tomar.

Reigns custa €2,99 e está disponível para Android e iOS.

Links: Android / iOS

 

Siga para o próximo jogo

 

Clash Royale

Jogar cartas para derrubar o Rei inimigo

Clash Royale vem na sequência do outro êxito da Supercell, Clash of Clans, tratando-se de um jogo de cartas onde o jogador irá travar batalhas em tempo real contra outros jogadores com o objectivo de conseguir derrubar o Rei. Ao contrário de outros jogos de cartas semelhantes, Clash Royale é muito mais simples e fácil. Aqui há oito cartas que devem ser colocadas em campo de forma que permitam eliminar as três estruturas inimigas, duas torres e um castelo.

As cartas podem conter tropas, feitiços ou instalações. Para colocar as cartas em campo será preciso utilizar uma determinada quantidade de elixir, que varia de acordo com a carta em questão. O elixir é representado  por uma barra que vai de zero a dez e que fica enchendo constantemente, sendo por isso necessário gerir muito bem a quantidade disponível de forma a não ficar sem elixir para poder defender ou contra-atacar quando for necessário.

Cada partida pode durar no máximo três minutos, podendo visualizar o respectivo contador no ecrã que, quando chegar a zero, indica que a partida terminou. Quem conseguiu derrotar mais torres do inimigo vence, mas se ninguém tiver derrotado nenhuma torre a partida finaliza sem um vencedor e ninguém recebe/perde troféus. Conforme se ganha troféus é possível trocar de arena, com novas cartas a serem desbloqueadas através de baús que se recebe ao vencer cada partida. No entanto, cada baú leva entre 3 a 8 ou mais horas para ser aberto, mas vale a pena espera pelo ouro e cartas recebidas. Caso receba cartas repetidas, o jogador pode evoluir as suas tropas adicionando mais vida e poder de ataque, ganhando ainda pontos de experiência que permite evoluir de nível.

Clash Royale não tem qualquer tipo de história, tudo assenta nas batalhas e em ganhar para conseguir evoluir e receber mais e novas cartas. É um título em que apenas é possível jogar estando online, em virtude das partidas serem todas contra outros utilizadores espalhados pelo mundo.

É um jogo gratuito e está disponível para Android e iOS.

Links : Android / iOS