Os jogos são todos protagonizados por gatos, uns famosos e outros desconhecidos, apenas utilizados como personagens. Seja ou não fã destes pequenos felinos, vai certamente gostar dos títulos apresentados: divertidos e simples de jogar, ideais para oferecerem momentos de puro entretenimento.

Numa lista de sugestões baseadas em gatos existem alguns que não poderiam faltar, como é o caso de Garfield. O preguiçoso personagem tem inúmeros jogos para smartphone dos quais incluímos Garfield Wild Ride.

Outro gato famoso é Talking Tom. Embora se tenha popularizado mais recentemente e através dos conteúdos mobile, Tom e os seus amigos são muito conhecidos e tomam o papel central também diversos jogos. Entre eles está Gold Run, um título de corrida infinita, muito semelhante a Subway Surfers, onde Tom precisa de recuperar o ouro que lhe foi roubado, tendo que correr e evitar todo o tipo de perigos que encontra ao longo dos diversos cenários.

Super Phantom Cat e Super Cat Bros são ambos jogos de plataformas onde o jogador se torna um pequeno felino, ajudando-o a saltar e a correr ao longo de inúmeros cenários, evitando obstáculos e apanhando as estrelas e power-ups para progredir na sua jornada. São jogos baseados no popular Super Mario Bros, apresentando visuais e mecânicas muito similares e contendo todos os elementos espectáveis dos clássicos títulos de plataformas.

A lista inclui ainda um jogo da mais famosa gata do mundo, Hello Kitty, no qual a popular gata terá que gerir o seu próprio café, realizando as mais diversas tarefas diárias necessárias para o tornar conhecido e fazê-lo crescer. É um clássico jogo de simulação e estratégia obrigando o jogador a gerir os recursos disponíveis de forma a manter os clientes satisfeitos.

Percorra as próximas páginas para conhecer as nossas sugestões em maior detalhe.

  

Talking Tom: Corrida do Ouro

Ajudar Tom e os amigos a correrem para recuperar o ouro roubado

Talking Tom surgiu através de uma aplicação móvel com o mesmo nome em 2010 e desde então tornou-se num dos gatos mais famosos do mundo dos jogos para smartphones. Tom é protagonista, a solo ou com os seus amigos Angela, Ben, Ginger e outros, de vários títulos para Android, iOS e Windows Mobile, entre os quais Corrida do Ouro. Lançado este ano, trata-se de um jogo de corrida infinita onde Tom e amigos têm que reaver o ouro que lhe foi roubado. Para tal têm de correr, saltar e deslizar ao longo de diversos locais.

Num estilo muito semelhante ao popular Subway Surfer, o jogador deve guiar o personagem numa corrida com o objetivo de apanhar o maior número de barras de ouro possível. Com o ouro apanhado é possível desbloquear novos locais de um total de seis existentes, entre os quais a autoestrada e a floresta, ou utilizá-lo para construir a casa dos sonhos de Tom.

É ainda possível apanhar ou receber como recompensa alguns power-ups que serão muito úteis, como um avião que permite sobrevoar sobre os perigos e conseguir apanhar mais ouro ou um capacete que serve para evitar que Tom perca caso embata num dos inúmeros obstáculos que existem ao longo do caminho. Referir ainda que ao prosseguir para um novo local são desbloqueadas novas mecânicas de corrida, dando um toque de novo à experiência de jogo e tornando-o menos monótono.

Talking Tom: Corrida do Ouro é gratuito e está disponível para equipamentos Android, iOS e Windows Mobile.

Links: Android / iOS / Windows 

Siga para o próximo jogo

 

Garfield Wild Ride

Ajude Garfield a voar enquanto sonha, evitando todo o tipo de perigos

Criado no final dos anos 70, Garfield é talvez o mais popular gato de sempre. Protagonista de dois filmes e de várias séries de animação, tem uma enorme panóplia de jogos para smartphones protagonizados por si, entre os quais Wild Ride.

Conhecido por ser extremamente preguiçoso, não é de estranhar que o jogo comece com Garfield a cair num sono profundo e a sonhar. E é nesse mundo imaginário que decorre toda a ação, com o gordo gato a conseguir voar e a ter que percorrer dezenas de níveis, cada qual com três missões, em diferentes locais, evitando os perigos que encontrar pelo caminho enquanto apanha todas as moedas e a lasanha.

Entre as diversas tarefas há que percorrer uma certa determinada distância ou recolher uma quantidade predefinida de moedas. Por vezes será necessário jogar os níveis repetidamente até se conseguirem concluir as missões.

Para fazer Garfield voar o jogador tem apenas que tocar no ecrã. Ficando a pressionar durante mais tempo permitirá que o felino fique mais tempo no ar. Dos diversos perigos, o maior são as almofadas que farão com que Garfield acorde, por isso têm que ser evitadas a todo o custo. Mas existem outros obstáculos, como carros e moscas gigantes, por exemplo.

Como seria de esperar, também existem power-ups, entre os quais um que faz aparecer um Odie gigante que permitirá que Garfield possa percorrer uma determinada distância sem sofrer qualquer dano. É ainda possível personalizar o preguiçoso gato com uma série de acessórios.

Visualmente o jogo é bastante bom, assim como a banda sonora, tornando toda a experiência muito divertida. Garfield Wild Ride está disponível para Android e iOS.

Links: Android / iOS 

Siga para o próximo jogo

 

Super Cat Bros

Desafiante jogo de plataformas protagonizado por vários gatos

Super Cat Bros é um jogo de plataformas onde o jogador assume o papel de meia dúzia de gatos que terão de andar, correr, saltar, nadar ou escalar ao longo dos mais de 50 níveis existentes com um incremental nível de dificuldade. Cada gato possui as suas próprias habilidades, por isso será necessário escolher o mais capaz para ultrapassar os diversos perigos e obstáculos que irão encontrar ao longo da sua jornada.

É algo muito similar a Super Mario Bros, mas com gatos: o visual e toda a mecânica faz lembrar os jogos do famoso canalizador. Os diferentes cenários obrigam a utilizar distintas habilidades dos gatos, que vão sendo desbloqueados conforme se progride no jogo. Existirão felinos que conseguem nadar contra a corrente, outros que conseguem saltar mais longe ou que podem destruir paredes. O jogador apenas poderá mudar o gato com que joga em locais específicos do cenário, algo que adiciona um pouco de estratégia à jogabilidade, principalmente quando se estiver nos níveis mais avançados.

Os controlos são simples, mas exigem algum período de adaptação. À esquerda e direita do ecrã existem botões virtuais que o jogador deve pressionar para fazer o personagem avançar para uma dessas direções. Se pressionar durante mais tempo, o gato irá andar e se pressionar duas vezes seguidas ele irá correr. Não existe nenhum botão para saltar, algo que o gato irá fazer automaticamente desde que esteja a correr e que encontre algum obstáculos do cenário que o obrigue.

Cada um dos níveis contém três moedas para apanhar, algumas das quais não se conseguirão obter logo à primeira pois será necessário utilizar um determinado gato para o efeito, o que obrigará a voltar atrás e a jogar alguns níveis novamente assim que se tenha conseguido desbloquear os gatos necessários.

Super Cat Bros está disponível gratuitamente para Android e iOS (onde aparece com o nome Super Cat Tales).

Links: Android / iOS 

Siga para o próximo jogo

 

Super Phantom Cat

Ajudar um pequeno gato branco a tornar-se num herói

Super Phantom Cat é um jogo de plataformas protagonizado por um gato branco que, quando era mais novo, foi salvo por Phantom Cat que lhe disse ainda que um dia ele próprio também se poderia tornar num herói. E esse momento chegou com o gato branco, com a ajuda de um outro que será o seu mentor, irá embarcar numa aventura por um mundo cheio de perigos e inimigos com o objetivo de apanhar o maior número de estrelas possível que o permitirão transformar-se noutros personagens, inclusive no seu salvador.

Em cada nível existem três estrelas que permitirão desbloquear novos mundos, existindo um total de 14. Muitas dessas estrelas estão escondidas, sendo necessário percorrer todos os cenários com cuidado, destruir alguns tijolos e utilizar as habilidades de algumas personagens amigas para as conseguir encontrar. Com o progresso no jogo irão aparecer alguns power-ups, que adicionarão a capacidade de disparar ou viajar através dos tijolos, e que permitirão aceder a áreas que de outra forma não seria possível.

Cada nível tem checkpoints a partir dos quais será possível continuar o jogo nos casos em que o gato morre. Ao morrer o gato irá perder todos os power-ups adquiridos até então, mas, no entanto, se o power-up for necessário para completar o nível, ele irá aparecer novamente. Ao longo do jogo será também preciso apanhar pequenos raios de luz que permitirão ao gato transformar-se noutros personagens, todos os quais com as suas próprias habilidades especiais. Após os desbloquear, será possível alternar entre eles a qualquer momento através do ecrã de seleção de nível.

No que diz respeito à mecânica do jogo, existem quatro botões que se podem utilizar: setas direcionais para a esquerda e direita; um botão para saltar e um botão para usar a habilidade especial, caso já se tenha conseguido alguma.

Este título oferece um nível satisfatório de dificuldade, que vai aumentando conforme se evolui nos vários níveis.

É fácil o suficiente para terminar cada nível com pouco ou nenhum esforço, mas conseguir as três estrelas é mais desafiante, especialmente porque muitas estão escondidas dentro de paredes que só aparecem quando o jogador estiver muito perto.

Super Phantom Cat é um divertido jogo de plataformas com um colorido visual retro, estando disponível por €0,99 para Android e iOS.

Links: Android / iOS 

Siga para o próximo jogo

 

Hello Kitty Cafe

Gerir um novo café e manter os clientes satisfeitos

Se Garfield é o gato mais popular, Hello Kitty é definitivamente a gata mais famosa do mundo, e prova disso são as várias dezenas de jogos existentes nas diversas lojas de aplicações móveis, entre os quais está este Hello Kitty Cafe. Muitos desses títulos colocam a famosa gata a gerir os mais diversos negócios, como restaurantes e salões de beleza. Este põe o jogador a ajudar a popular felina a gerir um café, tendo especial a atenção a todas as tarefas associadas ao dia-a-dia. O objetivo é manter os clientes satisfeitos, de forma a que eles regressem e que tragam outros para, desta forma, tornar o café no mais badalado da região.

A gestão diária do café irá implicar a contratação de funcionários de entre outros conhecidos personagens da Sanrio, tornar o ambiente mais acolhedor colocando móveis bonitos e outras decorações temáticas da Hello Kitty, reorganizar as mesas, cadeiras e outros objetos para se adaptar ao crescimento do negócio e estar de acordo com as exigências do mercado. É ainda necessário aprender novas receitas de deliciosas comidas.

O desafio consiste em manter os clientes felizes ao servir-lhes refeições rapidamente e bem, minimizando o mais possível os clientes insatisfeitos. Caso se consiga uma boa pontuação no serviço prestado, o café receberá um cliente surpresa.

De início existe apenas um funcionário que terá que cumprir as várias tarefas, como levar os clientes para as mesas, receber os pedidos, fazer as contas e limpar as mesas. Se se deixar alguma destas tarefas por realizar durante muito tempo perdem-se clientes.

Cada dia representa um novo nível, trazendo mais negócio. Enquanto os primeiros níveis são muito lentos e fáceis, rapidamente o fluxo de clientes aumenta sendo necessário contratar mais empregados e aumentar as mesas e cadeiras.

Hello Kitty Café é um jogo interessante e dos melhores do género e, embora possa tornar-se repetitivo, é desafiante o suficiente ao aliciar o jogador a descobrir a maneira mais eficiente para gerir todas as demandas do café. É um jogo gratuito e está disponível para equipamentos Android e iOS.

Links: Android / iOS 

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.