Uma mudança semelhante à sucedida no Facebook, Twitter e Instagram pode estar prestes a acontecer no serviço de mensagens instantâneas Snapchat.

De forma idêntica ao que sucede nas outras plataformas, o conteúdo passa a ser organizado de acordo com as preferências e a importância que possa ter para o utilizador, no lugar da antes tradicional ordem cronológica.

De qualquer forma, a mudança, que por enquanto ainda não passa de um rumor, deverá restringir-se única e exclusivamente às contas profissionais, ou seja às que são geridas por marcas e empresas, disponíveis através da opção “Discover” do menu, avança a publicação Digiday.

De acordo com as fontes citadas, o modelo vai ser muito próximo do adotado pelo Facebook, em que partilhar conteúdos é gratuito para todos, mas depois há um algoritmo que destaca algumas publicações e “penaliza” outras, com a justificação de mostrar ao utilizador aquilo que mais possa interessá-lo.

A estratégia não surpreende, numa altura em que os vários serviços tentam arranjar formas de atrair mais anunciantes (pagos) para continuar a disponibilizar os serviços gratuitamente aos seus utilizadores. O Instagram foi a mais recente plataforma a aderir à apresentação de conteúdos com base num algoritmo.