Em 2010, quando Kevin Systrom e Mike Krieger lançaram o Instagram, o objetivo era criar uma montra social onde qualquer pessoa pudesse expor as suas fotografias, inspirando e inspirando-se através delas. 

Com mais de 400 milhões de utilizadores, a plataforma dá agora mais um passo para que a sua máxima faça ainda mais sentido, neste caso para empresas. Para atender às necessidades das organizações que vão construindo a sua presença na rede social e aos pequenos negócios que ali se criam, o Instagram vai lançar um novo tipo de perfil.

O anúncio foi feito no início do ano, mas agora surgem as primeiras fotografias que mostram como será estabelecido este novo modelo de página. Embora o design e a disposição dos tradicionais elementos que compõem um perfil de Instagram não se alterem, as marcas terão recurso a novas funcionalidades: um botão dedicado aos contactos, a possibilidade de definir a categoria da página e a oportunidade de adicionar a geolocalização do negócio, seja uma loja, sede, fábrica ou escritório.

Das três novidades, apenas a definição de categoria parece inovar. Atualmente, tanto os emails, números de telefone e moradas já fazem parte das biografias de introdução na maior parte dos perfis das empresas ali representadas. A articulação com uma secção dedicada aos contactos e à localização chegará, sobretudo, para organizar perfis (o Instagram tem um limite de 150 caracteres para descrever o perfil) e agilizar a forma como interagimos com a sua informação – vai ser possível pedir direções para o escritório mais próximo de uma determinada empresa, por exemplo.  

A categorização de páginas poderá ajudar os utilizadores a encontrar páginas adequadas aos seus interesses, com a criação de uma secção dedicada às marcas, organizada por grupos, por exemplo.
A articulação da rede social com esta vertente mais comercial também servirá de aliciante à fixação de novas marcas e, consequentemente, ao aumento de publicidade na aplicação, espera-se.

Os perfis ainda não estão disponíveis para todos os utilizadores e continuam em fase de teste. 

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.