De acordo com uma pesquisa de mercado conduzida pela Nielsen, os jogos móveis precisam de atualizações num prazo de três a cinco semanas depois do lançamento para prender a atenção dos primeiros jogadores.

[caption][/caption]

Apesar da empresa constar que os maiores êxitos dos últimos meses quase sempre conseguiram arrancar com grande sucesso no mercado de aplicações, como Pokémon Go, por exemplo, as quebras nos resultados, que se registaram a curto prazo, devem-se sobretudo à inexistência de atualizações ou à disponibilização de atualizações pouco adequadas ao género.

"Na maioria dos casos, os jogadores exigiam novos conteúdos com maior frequência a partir das três a cinco semanas seguintes ao lançamento. Geralmente isto acontece com os primeiros utilizadores a jogar porque ficam sem conteúdo novo para explorar ou porque se cansam do jogo".

O relatório de conclusão sobre o "Sucesso a Longo Prazo dos Jogos Móveis após Perceção e Adoção" diz ainda que esta tendência, apesar de verificável em todos os géneros, não é irreversível de igual forma em todos eles. "Nos puzzles de correspondência, por exemplo, o gameplay e o valor" são as variáveis que devem merecer mais atenção nas melhorias. Por outro lado, os jogadores de títulos desportivos dão mais importância aos gráficos, enquanto os RPGs devem ter uma história com atualizações mais frequentes.

[caption][/caption]

As diferenças ficam ainda patentes no género do público. Uma audiência maioritariamente masculina, por exemplo, deve ser cativada com gráficos de melhor qualidade. Se for feminina, o gameplay e as funcionalidades sociais devem ser prioridade.