Quanto tempo passa à procura de novas apps para instalar no seu smartphone? As lojas de aplicações estão a fazer um trabalho mais interessante de curadoria, destacando novidades, mas nem sempre são assim tão úteis e há vários "interesses" por detrás dessa seleção. E é por isso que todas as semanas a equipa do Tek reserva algum do seu tempo para descobrir e analisar novas aplicações, fazendo o balanceamento entre jogos e ferramentas úteis para as tarefas do dia a dia e também para ajudar no trabalho.

Siga a lista que lhe apresentamos esta semana e comece a preparar o espaço no seu equipamento para as instalar todas!

Ainda se lembra do Pokémon Go? Vai haver novidades nas batalhas

A nova atualização de sistema do jogo “Pokémon Go” vai ser disponibilizada aos utilizadores ainda hoje, mas só a próxima poderá ter aquilo que todos os utilizadores procuram: raids onde 20 jogadores podem cooperar para derrotar as personagens mais poderosas.

Um ano depois de ter conquistado milhares de fãs por todo o mundo com a possibilidade de apanhar pokémons virtuais na rua, a Niantic confirmou que está a fazer alterações há muito pedidas pelos fãs nos modos de batalhas e nos ginásios.

Nas novas Raid Batlles pode juntar a força do grupo para derrotar o Raid Boss, um Pokémon poderoso que surge nos ginásios. Para entrar na batalha, em que podem participar até 20 jogadores, é preciso obter o passe de acesso, que pode ser comprado ou conquistado na visita a um Ginásio.

As batalhas não precisam de ser públicas e podem ser criados grupos privados, desde que obtenha a autorização necessária.

Caso o utilizador consiga derrotar o Raid Boss vai receber um bónus especial, como por exemplo doces raros, frutos dourados e dois tipos de máquinas.

Apesar desta atualização ser mais focada nas batalhas, a Niantic tem também novidades para os utilizadores que não são fãs de batalhas. Para esses, os ginásios serão uma espécie de paragem (“Pokéstop”) onde os jogadores podem adquirir bens e ganhar medalhas – uma novidade, já que até agora não era possível ganhar medalhas aqui.

Estas alterações devem estar disponíveis na próxima semana na versão Android e iOS.

Siga para a próxima app

Junte os amigos para uma foto de "família” com a Go Synco

É mais uma app a recorrer à fórmula de sucesso que misturam redes sociais e fotos. E aqui o segredo passa mesmo por “misturar”.

A proposta da Go Synco é ligá-lo aos seus amigos e familiares através de foto colagens aleatórias, sendo que começa tudo por uma selfie. E também pode acabar, embora se aceitem igualmente fotografias “normais”.

A ideia é criar grupos e obter, quase em tempo real, fotografias do momento das várias pessoas que o integram. Desta forma é possível ver o que cada um fazia na mesma altura, criando uma memória conjunta.

A partir do momento em que alguém tire uma primeira foto e lhe acrescente uma pequena legenda de “enquadramento”, os amigos ou familiares que fazem parte do grupo em questão têm cinco minutos para fazer o mesmo. A app trata de misturar tudo e de mostrar o resultado final.

A Go Synco é gratuita e está disponível para iOS e Android.

Siga para a próxima app 

Agora já pode guardar os diretos das Stories do Instagram

Com a popularidade dos diretos a subir a cada dia que passa, o Instagram adicionou uma nova funcionalidade às Stories, que vai permitir aos utilizadores guardarem os seus vídeos em direto.
O Instagram continua a ganhar adeptos e uma grande ajuda para este aumento foi a introdução das Stories. Depois de, em abril, ter atingido a meta dos 700 milhões de utilizadores na rede social de fotografias, revela-se agora que a funcionalidade já conta com 250 milhões de utilizadores ativos diários.

A empresa decidiu por isso reforçar a aposta nos vídeos, permitindo aos utilizadores partilharem os diretos realizados por 24 horas como uma storie normal.

Ao terminar um vídeo em direto, o Instagram passa a oferecer a possibilidade de o utilizador escolher se quer, ou não, partilhar durante um dia o vídeo que fez em direto ou, como já acontecia, descartar permanentemente a gravação.

Esta nova funcionalidade vai permitir uma maior liberdade para quem, durante um direto, conseguiu captar um momento único que gostaria de partilhar com os seus contactos, para que todos possam ver o que se passou num momento específico.

Ao partilharem um vídeo que foi gravado em direto, no círculo da Storie vai aparecer um botão de play para indicar que tipo de vídeo é e para permitir que os seus seguidores possam assistir e acompanhar o comentários tal como aconteceu durante o direto.

Esta nova funcionalidade não permite, no entanto, fazer o download do direto para que fique guardado para a posterioridade. A partilha de diretos foi introduzida na versão 10.26 da aplicação para iOS e Android.

Siga para a próxima app

TimeLens: uma aplicação para descobrir e ajudar a fazer os melhores timelapses

Os timelapses dão algum trabalho a criar pelo tempo que tomam, mas e se os pudesse fazer em equipa? É por aí que passa a sugestão desta nova app.
A TimeLens oferece-lhe a possibilidade de criar timelapses extremamente longos sem a parte de não ter que perder muito tempo com o assunto. É verdade que terá algum trabalho, mas dependerá sempre da forma como encarar a “missão”, sendo que, na volta, os procedimentos até se podem tornar num ritual engraçado.

Na base não é errado dizer-se que a aplicação permite criar uma espécie de timelapses “comunitários”, já que é possível dar continuidade a vídeos começados por outros.

A app cria uma rede com outras pessoas que a atenham descarregado e possibilita a pesquisa de timelapses criados nas redondezas. Depois dá-lhe indicações para que possa posicionar-se no local onde os outros “realizadores” estiveram para a apanhar o ângulo exato da “filmagem”.

Estando no local certo, é só tirar umas fotos para acrescentar a sua parte e pode ir à sua vida.

A TimeLens é gratuita e está disponível para iOS da versão 8.0 para cima. Recentemente adicionou a funcionalidade de tornar os timelapses privados ou públicos, assim como a possibilidade de  renomear os vídeos.

Siga para a próxima app

Vídeos verticais vão (finalmente) deixar de ser um problema no YouTube  

A aplicação do YouTube vai, em breve, resolver um grande problema que os utilizadores têm com vídeos gravados na vertical. A nova versão vai permitir reproduzir, em ecrã completo, os vídeos em qualquer formato. 
A aplicação do YouTube está prestes a receber uma atualização que pretende resolver os problemas associados aos vídeos verticais ou quadrados. Na futura nova versão, os vídeos serão ajustados de forma a ocuparem o ecrã completo.

tek demo youtube videos

Desta forma o YouTube pretende acabar com as faixas pretas que são comuns quando um vídeo é gravado, por exemplo, na vertical e que impede assim que ocupe a totalidade do ecrã dos smartphones ou tablets.

As partilhas de vídeos na plataforma também vão mudar, permitindo aos utilizadores partilharem um determinado vídeo, com vários amigos, diretamente no YouTube onde vão poder comentar, entre si, e trocar ideias e opiniões.

Siga para a prróxima app

Mantenha a app Find my Device por perto se quiser saber onde anda o seu Android desaparecido

Já há algum tempo que a possibilidade existia, mas a Google decidiu dar-lhe um novo visual e também um novo nome.
A aplicação antes conhecida como Android Device Manager é agora a Find My Device mas mantém os mesmos objetivos: ajudar a localizar dispositivos Android com base nas coordenadas GPS do equipamento – tenha este desaparecido pela mão do seu utilizador ou por “mão alheia”.

A app renovada oferece por isso as mesmas possibilidades da geração anterior fazendo, por exemplo, que o equipamento procurado reproduza um som para o encontrar se estiver por perto, enviar mensagem para ajudar a quem o encontrar a entrar em contacto consigo ou mesmo bloquear ou apagar remotamente os conteúdos do mesmo.

Sendo um recurso que nunca é demais ter por perto, convém convidar os familiares e amigos mais próximos a descarregarem a aplicação a partir da Play Store.